Alunos do 6º ano da Escola Municipal Profª Durvalina Dornelles Teixeira, acompanhados da equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, participaram de uma ação coletiva de educação ambiental com técnicos da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Bonito entre os dias 5 e 6 de setembro.

A atividade faz parte do Programa de Educação Ambiental da SEMA e do Programa Portas Abertas, da Ambiental MS Pantanal, que abordam o valor do saneamento básico para a vida dos seres humanos. Ao todo, três turmas participaram da ação na ETE.

O objetivo da visita foi mostrar todas as etapas do tratamento do esgoto do município de Bonito, do momento em que a água suja chega à ETE até a devolução da água tratada para os rios. Deste modo as crianças tiveram a oportunidade de ver o que acontece com a água que utilizam tanto em casa quanto na escola e, sobretudo, como o processo de reutilização da água é complexo e consequentemente, as razões pelas quais devemos usar conscientemente os nossos recursos hídricos.

“Neste sentido gostaríamos de agradecer à Ambiental MS Pantanal que, solícitos à urgência de aplicarmos o Programa de Educação Ambiental em Bonito e abordarmos especificamente as questões correlacionadas com o nosso saneamento básico, nos disponibilizou o profissionalismo dos técnicos e técnicas da empresa, Siderley Zavodini (supervisor de operações), Letícia Yule (coordenadora regional), Evandro Oliveira (encarregado do setor), Anderson Silva (técnico em segurança) e a nossa grande parceira responsável pelos projetos sociais Cleide Aparecida dos Santos”, destacou a secretária Ana Trevelin.

Ainda segundo a secretária, o agradecimento deve ser estendido a Ambiental MS Pantanal por viabilizar os fotógrafos da ‘Fotografando Bonito’ e o momento lúdico da visita, através da participação da diretora de teatro Lú Bigatão e da artista circense Michelle Zulian, que desenvolveu atividades psicomotoras e interativas com as crianças presentes.

O Programa de Educação Ambiental de Bonito é desenvolvido pela SEMA em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura.