A primeira edição da Santander Brasil Ride Bonito, fechou com chave de ouro seus eventos no principal destino de ecoturismo do país. Além da inédita competição de stage race com a gravel, os mountain bikers e ebikes também enfrentaram os três dias de desafios e a Maratonas das Araras, realizada em um único dia, como opção a parte para quem não poderia participar da competição por etapas. O evento movimento a cidade, tanto econômica, como culturalmente, com apresentações culturais e intercambio de culturas entre os participantes e moradores e promete ganhar ainda mais força para 2023.

“Tínhamos grandes expectativas para o evento, por ter entender o quanto isso significa para o turismo, porque o Brasil Ride não se resume aos dias de competição aqui, mas leva o nome de Bonito pelo mundo e atrai a atenção de diferentes públicos. A partir de agora a cidade será vista também como uma opção para o segmento do ciclismo e para outros que buscam aventura, por exemplo. Estamos muito satisfeitos com o resultado, foi incrível, melhor e mais inclusivo do que imaginávamos e estamos alinhando para que no ano que vem, seja ainda maior”, disse o prefeito Josmail Rodrigues.

O fundador do evento, o luso-brasileiro Mário Roma, destacou receptividade da cidade e sua organização voltada para o ecoturismo. “O evento em si, a organização, os preparativos começaram meses antes. Nossa equipe visitou a cidade, conversamos com prefeito, secretária, debatemos pontos importantes de logística e estrutura, e no final, superou todas as nossas expectativas, por isso voltaremos em 2023. Os atletas estão encantados com a natureza, os rios, a fauna, e a população se envolveu, os hotéis e restaurantes ficaram lotados todos esses dias”, afirmou.

Para os estreantes e crianças, a organização ofereceu uma programação, enquanto os pequenos fizeram uma disputa super fofa ao redor da arena Brasil Ride na Praça da Liberdade, os adultos encararam 14 km numa trilha próxima a cidade que deu um gostinho de quero mais. “A categoria tour é uma experiência para quem quer ter o gostinho de uma Brasil Ride, onde todo mundo sai ganhando’, disse Mario Roma. “Foi a primeira vez que eu participei de uma competição de bicicleta e eu adorei, estou até pensando em comprar uma bicicleta”, contou Juliane Salvadori, secretaria de turismo de Bonito.

O calor forte que havia sido destaque no dia anterior simplesmente desapareceu e com um tempo nublado e temperatura bem amena, a velocidade falou mais alto no trajeto de quase 70 km montado para receber ambos eventos a prova por etapas (Santander Brasil Ride Bonito) e a disputa de um dia (Maratona das Araras). “Foi minha primeira participação na Brasil Ride e eu amei isso tudo, tinha horas que eu achava que não poderia terminar, mas a sensação após cruzar a linha final e ver que eu consegui foi incrível. Eu vou voltar no próximo ano com certeza e serei uma frequentadora fiel de todas as Brasil Ride”, disse Kimberly Pereira, campeã nas mountain bikes sub30.

“Não tenho nem palavras para descrever a alegria de estar aqui e ainda mais de vencer a primeira edição da Santander Brasil Ride Bonito, passamos em lugares incríveis, com muitas trilhas e para quem achou que seria fácil, por conta da baixa altimetria, se enganou pois o vento e o calor foram obstáculos grandes nesses dias de evento”, falou Leandro Donizete, vencedor geral da Santander Brasil Ride Bonito, fechando os três dias de prova com 5h52min52s.

Na gravel a disputa da geral foi super acirrada, até que o vencedor do dia anterior e lider, Carlos Sperb, acabou perdendo a sua vantagem e foi ultrapassado por Rafael Oliveira (Specialized/ Canal de Bike) e superado com pouco mais de um segundo. Gustavo Astolphi (Pedal Urbano Specialized Digger) terminou na quarta colocação geral e manteve a terceira no final. Entre as mulheres manteve-se as mesmas colocações gerais desde o prologo, com Juliana Maciel (Pedal Urbano) com 7h28min12s, seguida por Jessica Ropcke (Specialized)  com 7h57min48s e Danara Schwertner (Pedal das 6) com 8h22min15s.

Todos os resultados completos estão disponíveis do app da Brasil Ride (Apple/ Android) ou no site da prova.

A Santander Brasil Ride Bonito tem os patrocínios da Prefeitura Municipal de Bonito, Santander, Specialized, Continental Pneus, Shimano e Unidas – Aluguel de carros. Conta com os apoios de Full Gas, Garmin, Red Bull, HB, SPOT, Squirt e Thule. A organização é da Brasil Ride.