Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza, em território nacional, o Setembro Amarelo, levando em consideração o dia 10 deste mês, instituído como Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Atualmente o Setembro Amarelo é a maior campanha anti estigma do mundo e em 2022 tem como lema “A vida é a melhor escolha!”. Em Bonito a campanha está sendo desenvolvida por meio de ações integradas entre as secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde.

Além das atividades específicas de cada setor, serão realizados dois atos: uma palestra na Câmara Municipal de Bonito, nesta quarta-feira (14), ás 19 horas com a presença gerente estadual da Rede de Atenção Psicossocial, Daianny Garcia do Nascimento e com a técnica da Rede de Atenção Psicossocial, Renata Alavarse Delfino e uma caminhada no dia 29, saindo do ESF Centro até a Praça da Liberdade, a partir das 16 horas.

Com o lema 'A vida é a melhor escolha', Setembro Amarelo terá ações integradas em Bonito

Em paralelo a isso, a Secretaria de Saúde está com uma agenda de atividades no CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial), com consultas médicas, acolhimento e atendimento individual, palestras sobre suicídio e automutilação entre outras. Já a Secretaria de Educação está trabalhando com o desenvolvimento das competências socioemocionais, com foco na importância da vida do ser humano por meio de atividades lúdicas, inseridas dentro da rotina escolar. Na Assistência Social serão realizadas rodas de Conversa no CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) e no Assentamento Guaicurus.

Setembro Amarelo® 2022: a vida é a melhor escolha!

Todos nós devemos atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio, tema que ainda é visto como tabu. É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha.

Quando uma pessoa decide terminar com a sua vida, os seus pensamentos, sentimentos e ações apresentam-se muito restritivos, ou seja, ela pensa constantemente sobre o suicídio e é incapaz de perceber outras maneiras de enfrentar ou de sair do problema. Essas pessoas pensam rigidamente pela distorção que o sofrimento emocional impõe.

Se informar para aprender e ajudar o próximo é a melhor saída para lutar contra esse problema tão grave. É muito importante que as pessoas próximas saibam identificar que alguém está pensando em se matar e a ajude, tendo uma escuta ativa e sem julgamentos, mostrar que está disponível para ajudar e demonstrar empatia, mas principalmente levando-a ao médico psiquiatra, que vai saber como manejar a situação e salvar esse paciente.