O Instituto Mirim Ambiental começou exibir na Escola Municipal Vitalina Vargas Machado, o teatrinho de fantoches sobre os impactos das ações humanas no meio ambiento. O público alvo em geral foram as crianças dos primeiros anos do ensino fundamental da rede municipal de Bonito e teve inicio na quinta-feira (08).

A apresentação também contou com a participação da guardiã das sementes Élida Aivi, moradora do assentamento Santa Lúcia e agrofloresteira conhecida internacionalmente pelo trabalho com as sementes ancestrais que realiza. O objetivo da presença da dona Élida, como é carinhosamente chamada, foi o de levar até as crianças a grande quantidade de sementes que ela guarda consigo, como o primeiro milho do mundo, muito diferente do que consumimos hoje, e os primeiros grãos de arroz plantado pelas comunidades ancestrais.

Como uma ideia fruto do trabalho do próprio Instituto Mirim Ambiental, o teatrinho de fantoches integra o Programa de Educação Ambiental desenhado pela Secretaria de Meio Ambiente de Bonito com apoio da Secretaria de Educação e Cultura. Nesta ação em particular, os alunos e alunas do instituto, com maestria, muito talento e dedicação, reproduziram um diálogo entre o Sol, o Planeta Terra e os bichos que compõem a nossa fauna local, com aparição especial da Lontrinha, guardiã das águas da região.

O teatro está agendado para acontecer até o final do mês de setembro nas seguintes escolas: Manoel Inácio de Farias, João Alves de Nóbrega, João Alves de Arruda, Profª Izaura Pinto Guimarães e Profª Durvalina Dornelles Teixeira e será levado, posteriormente, para as escolas rurais, de modo que consigamos alcançar todas as crianças do ensino municipal da nossa região.

“Gostaríamos de agradecer não só as escolas que estão acolhendo o Programa de Educação Ambiental com tanto zelo, como também os parceiros que, assim como o Instituto Mirim Ambiental, consideraram importante trabalharmos questões socioambientais para que juntos transformemos as comunidades da nossa região em comunidades conscientes.” disse a Secretária de Meio Ambiente, Ana Trevelin.

A Secretária ainda diz que “salientar que a Educação Ambiental está prevista em lei, tanto municipal (lei nº 980.29) quando nacional (lei n 9.795) e, nossa Secretaria de Meio Ambienta está de portas abertas para receber propostas/demandas de projetos que fortaleçam essas vias pedagógicas da nossa cidade que, merecidamente, é um dos melhores destinos de ecoturismo do mundo!”