A Prefeitura Municipal de Bonito por meio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio promoveu nos dias 17 a 21 de Outubro de 2022 o Plano de Atendimento e Emergência – PAE para os colaboradores e 121 guias de turismo no Monumento Natural da Gruta do Lago Azul para o período 2022/2023.

Este treinamento ocorre desde 2015 e visa o treinamento e capacitação dos profissionais que trabalham no atrativo Gruta do Lago Azul assim como os que querem se aperfeiçoar nas habilidades técnicas no atendimento de emergências dentro das atividades turísticas.

A realização do treinamento foi efetuada pela empresa InPlantar, que executa o Sistema de Gestão e Segurança na Gruta do Lago Azul e Balneário Municipal de Bonito, por intermédio do biólogo Oswaldo Esterlique Junior e auxiliado pelo biólogo Arthur Bondespacho Corrêa e contou com a participação do 8º. Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente de Bonito por intermédio dos militares 2º.Tenente Ronaldo Machado de Lima, Subtenente Euro Valenzuelo, Cabo Amadeu Rocha Ferreira Junior, 3º. Sargento Danston Mianutti Jarbas Vicente, Soldado Carlos Alberto Martins Dias e 3º. Sargento Jose Enilson Marin de Araujo, que tiveram fundamental importância na execução do programa de capacitação deste ano.

O prefeito, Josmail Rodrigues agradece aos envolvidos nesse processo de capacitação tal como os colaboradores da SECTUR, como os Bombeiros Militares de Bonito que foram fundamentais para o sucesso do Plano de Atendimento a Emergência – PAE – da Gruta do Lago Azul de 2022/2023 e reforça que a qualificação é prioridade dentro da gestão pública, onde este ano estaremos capacitando mais de 600 pessoas do trade turístico e comunidade.

A Secretaria de Turismo, Indústria e Comercio, Juliane Ferreira Salvadori reafirmou o compromisso firmado com a importância dos cursos e capacitações para o trade turístico em geral, a importância para a segurança e qualidade no atendimento do principal atrativo turístico de Bonito.

Segundo a guia de turismo Francisca do Carlo Firmo, a Carminha, este ano a realização do PAE neste ano superou as expectativas e surpreendeu por todo o envolvimento, pelos profissionais da Inplantar e pelo corpo de militares dos Bombeiros de Bonito e citou a importância deste treinamento que os qualifica para proporcionar a prevenção e segurança dos visitantes da Gruta do Lago Azul.

Guias e colaboradores da Gruta do Lago Azul recebem treinamento do Plano de Atendimento e Emergência
Texto e fotos: Sectur