Nesta quarta-feira (10) foi realiza a 10ª Reunião do ano, para fechamento da REAGRO Municipal e do Levantamento Sistêmico da Produção Agrícola 2022 (LSPA), com discussão do Prognóstico da Produção Agrícola 2023. O levantamento é mediado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), com apoio do Seprodes (Departamento Municipal de Desenvolvimento Rural), empresas de consultoria agrícola e produtores, que formam um grupo e discutem os temas durante reuniões ao longo do ano.

O LSPA é uma pesquisa de acompanhamento e previsão das safras, construída a partir de um consenso de informações obtidas através do trabalho dos agentes de coleta do IBGE, mediante consulta a entidades públicas e privadas, a produtores, a técnicos e órgãos ligados direta ou indiretamente aos setores da produção, comercialização, industrialização e fiscalização de produtos agrícolas.

O Prognóstico da Produção Agrícola, por sua vez, estima a produção que será colhida no próximo ano civil, de janeiro a dezembro. O objetivo é fornecer informações estatísticas antecipadas sobre a intenção de plantio, plantio e estimativa de colheita em meses que antecedem ao ano de referência das colheitas dos produtos.

A formação e a participação nas Comissões, em geral, interessa:
✅ Às prefeituras locais em função do repasse do ICMS, que é feito com base em dados oficiais referentes à área plantada. Os dados também ajudam na estruturação e implantação de políticas públicas para a área rural.
✅ Aos produtores/agricultores, já que as instituições financeiras utilizam estatísticas oficiais para calcular e viabilizar financiamento rural e seguro agrícola.

A reunião foi realizada na empresa Proceres – Planejamento e Consultoria, junto com os participantes: Lidiane Mongeloz (Agente de Pesquisa e Mapeamento do IBGE); José Egídio Piccini (Engenheiro Agrônomo); José Leonardo Aivi Casanova (Representante da Prefeitura – Chefe de Departamento); Edinei Morassuti (Proprietário da Eagran Cereais – Corretora e Comércio de Cereais); Kemila Pellin (Assessora de Comunicação/Prefeitura).

IBGE, Seprodes e produtores finalizam Levantamento Sistemático da Produção Agrícola 2022 e discutem estimativas para 2023