A Sala do Empreendedor de Bonito, ligada a Secretária de Turismo, Indústria e Comércio o selo Prata em Referência em Atendimento, concedido pelo Sebrae/MS. A cerimonia foi realizada nesta terça-feira (22), em Campo Grande e premiou as 17 Salas do Empreendedor do Estado, como reconhecimento à qualidade e ao desempenho no atendimento aos empreendedores do estado. Ao todo, seis Salas conquistaram o Selo Ouro, sete ficaram com o Prata e quatro levaram o Bronze.

Em 2022 a Sala do Empreendedor de Bonito recebeu melhorias, com prédio específico, onde também foram instalados o Procon, o PAV (Ponto de Atendimento Virtual) da Receita Federal e ponto de apoio do Ministério do Trabalho, com objetivo de centralizar e facilitar o acesso da população aos serviços. O espaço está localizado na Rua Santana do Paraíso, nº 780, em frente a Caixa Econômica.

A Agente de Desenvolvimento Rosivete Sanches foi quem recebeu a premiação, destacando o incentivo do prefeito Josmail Rodrigues para melhoria do atendimento a população. Ela também resalta a importância do resultado obtido, na conquista do SELO. “A Sala do Empreendedor oferece os serviços de abertura, fechamento e regularização fiscal da empresa MEI, bem como auxilia na obtenção de inscrição municipal e estadual e acesso a notas fiscais, sendo de serviço ou comércio e ainda realiza capacitações, palestra e entre outros serviços ao Microempreendedor Individual local ou cidadão que comparece no espaço”, detalha.

As Salas do Empreendedor são locais de atendimento das Prefeituras Municipais que facilitam processos de abertura de empresas, regularização e baixa; bem como serviços exclusivos ao Microempreendedor Individual (MEI). O Sebrae é parceiro destes espaços e contribui disponibilizando orientações, de forma simples, sobre gestão de micro e pequenas empresas. Atualmente, são mais de 60 Salas do Empreendedor no estado.

Segundo o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, as Salas e seus respectivos atendentes desempenham um papel fundamental para a economia local. “Essa premiação reconhece quem faz a diferença junto aos pequenos negócios de Mato Grosso do Sul, e a atuação do Sebrae depende destes atendentes, que são nossos parceiros estratégicos. As Salas do Empreendedor fazem parte da nossa Rede Estendida de Atendimento e muitas vezes são elas que fazem o atendimento no primeiro momento junto dos empreendedores dos nossos municípios”, destacou.

O Selo Sebrae de Referência em Atendimento é uma metodologia de avaliação com critérios que refletem as necessidades dos empreendedores atendidos pelas Salas. “É uma metodologia nacional que visa reconhecer e valorizar o trabalho feito pelas Salas do Empreendedor, considerada a maior rede parceira de atendimento estratégica do Sebrae. Até setembro deste ano, nossos parceiros corresponderam a mais de 1 milhão de atendimentos”, afirmou a gestora das Salas do Empreendedor do Sebrae Nacional, Ellys Alves.

Os representantes das 17 Salas do Empreendedor que conquistaram as categorias Bronze, Prata e Ouro receberam troféus. Entre elas, 14 integram o programa Cidade Empreendedora – executado pelo Sebrae/MS em parceria com as Prefeituras Municipais, cujo um dos principais eixos de trabalho é a Sala do Empreendedor com a proposta de fortalecer o comércio local.

Além dos premiados, outras 26 Salas que participaram da premiação receberam certificado: Água Clara, Alcinópolis, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Bataguassu, Bodoquena, Caarapó, Camapuã, Campo Grande, Cassilândia, Coronel Sapucaia, Costa Rica, Coxim, Douradina, Eldorado, Iguatemi, Inocência, Itaquiraí, Jateí, Juti, Ladário, Mundo Novo, Ponta Porã, Rio Brilhante e Taquarussu.