A Secretaria Municipal de Meio Ambiente promoveu uma visita técnica com alunos do 7º e 8º ano da Escola Municipal Rural Profº Francisco Anísio Correa Ferreira, localizada no Distrito Águas do Miranda, em alguns atrativos e projetos que trabalham diretamente com a fauna da região sul-mato-grossense.

O primeiro local visitado foi o Projeto RARAS (Recinto de Amparo e Reabilitação de Animais Silvestres), com sede no Aquário Natural Baía Bonita que, como uma extensão do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), tem como propósito receber e atender animais resgatados pela Polícia Ambiental, da fauna da região bonitense. O veterinário responsável pelo atendimento dos animais resgatados, Marcelo Mathias, foi também o responsável pelo atendimento aos jovens presentes que, orgulhosamente, tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho incrível realizado no local.

Antes da visita ao RARAS, o Aquário Natural Baía Bonita também disponibilizou uma trilha de contemplação, com o guia João, até a nascente do rio Baía Bonita no qual, todos os alunos e professores presentes, tiveram a oportunidade de ver a importância dos banhados e da mata ciliar na proteção dos nossos rios. Sem contar a beleza exuberante do próprio rio Baía Bonita.

Depois do almoço, os jovens do distrito do Águas do Miranda foram recebidos com muito carinho pela equipe do Bio Park, localizado na saída de Bonito para Bodoquena. O Bio Park atua hoje como um abrigo da fauna silvestre que não está mais apta para retornar à natureza. Como abrigar estes animais tem um alto custo, o local é aberto para visitações de turistas e habitantes locais que podem comprar o ingresso em qualquer agência da cidade.

Em suma, os animais atendidos tanto pelo projeto RARAS quanto pelo Bio Park expressam as ações inconseqüentes do sujeito humano, como o atropelamento de fauna, a caça e o tráfico de animais silvestres. Deste modo, a SEMA considerou a super importância de ter esses projetos no roteiro do Programa para que, considerando a formação de valores de cada individuo durante o processo de maturação cognitiva, os alunos e alunas desenvolvam a consciência sobre o peso das suas ações e a importância do equilíbrio do meio ambiente.

Por fim e considerando, sobretudo, que os jovens presentes moram em uma das grandes comunidades ribeirinhas da região, os participantes do passeio ainda tiveram a oportunidade de conhecer o Aquário de Bonito, no qual a equipe muito prestativa do local guiou a turma para que os mesmos pudessem contemplar de perto a variedade de espécies da fauna subaquática da região em que vivem e, conseqüentemente, entender a importância de preservamos nossos rios e repensarmos a pesca predatória!

Depois de um dia com muita troca de conhecimento, os alunos e alunas do Águas retornaram para o distrito e, sendo assim, a Secretaria de Municipal de Meio Ambiente agradece a todos os envolvidos: os guardiões do RARAS, do Aquário Natural Baía Bonita, Bio Park e Aquário de Bonito que, muito gentilmente, acolheram o projeto de Educação Ambiental. Assim como agradecemos também à Secretaria Municipal de Educação e Cultura que disponibilizou o almoço e o transporte para as crianças  e ao motorista Roberto que esteve conosco durante todo o percurso, zelando pela segurança dos nossos jovens com tamanho profissionalismo.