O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) certificou, nesta quinta-feira (1°), a operação das Estações Prestadoras de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA), da Secretaria de Estado de Infraestrutura.

Através de portaria no Diário Oficial da União, o departamento que é ligado ao Ministério da Defesa pelo Comando da Aeronáutica, tornou pública a aceitação do sistema que na prática propicia a comunicação via rádio auxiliando pousos e decolagens no Aeroporto Regional de Bonito, onde está instalada a base.

“Todo o aeroporto que atende voos comerciais precisa ter uma sala de EPTA. A certificação é importante por atender a legislação vigente da aeronáutica e proporciona mais segurança para as empresas aéreas de operarem no aeroporto de Bonito”, explicou o superintendente viário da Seinfra, Dérick Machado.

Nos últimos anos, o Aeroporto Regional de Bonito recebeu uma série de investimentos do Governo do Estado com instalação de novos equipamentos e reformas nas áreas internas e externas para atender as normas da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), o que fez o aeroporto passar da categoria 3C VFR (Visual), para 3C IFR (Instrumento) ampliando a capacidade de voos para um dos maiores destinos do ecoturismo mundial.

Para o secretário de Estado de Infraestrutura, Renato Marcílio, a certificação do DECEA sobre o sistema de telecomunicações mostra o resultado do trabalho de uma equipe técnica empenhada em garantir segurança nas operações aéreas. “O trabalho desenvolvido pela equipe da nossa Superintendência Viária está trazendo bons resultados e hoje temos o aeroporto de Bonito cada dia melhor equipado. Além da segurança as operações aéreas, a possibilidade de novos voos reforça Mato Grosso do Sul na rota do turismo internacional”, disse.

A portaria pode ser conferida através deste link.

Fonte: Seinfra