default

Com 50% concluída, a obra de pavimentação Rodovia do Turismo, em Bonito, de 9,73 km, amplia a infraestrutura de acesso aos principais atrativos do maior destino de ecoturismo do Brasil, onde o Governo do Estado, em quase oito anos, investiu mais de R$ 300 milhões. Criar facilidades de logística para que o turista chegue à região foi uma das prioridades do governador Reinaldo Azambuja, em apoio também ao setor do agronegócio, que se expande.

A obra da Rodovia do Turismo será totalmente concluída em março de 2023, segundo a empreiteira Via Magna. Os serviços complementares de terraplenagem avançam e serão finalizados em fevereiro do próximo ano. Com o licenciamento concedido pelo Imasul (Instituto do Meio Ambiente de MS), começa de imediato a construção das pontes de concreto sobre o Córrego Bonito e o Rio Formoso, de 20 metros e 45 metros, respectivamente.Cartão postal e referência no ecoturismo mundial, Bonito recebe uma atenção especial desde o início do nosso governo, dentro de um projeto de integração dos destinos turístico”, afirma o governador Reinaldo Azambuja. “A MS-178, por exemplo, foi toda pavimentada, interligando os municípios de Jardim, Bonito e Bodoquena, e recentemente entregamos a reconstrução do trecho da MS-382 entre o destino e Guia Lopes da Laguna, uma estrada ecologicamente correta.”

Gratidão ao governador

A pavimentação da rodovia, por onde passam mais de 200 mil turistas ao ano em direção aos balneários, faz parte de um pacote de obras já entregues e em execução pelo Governo Presente e Municipalista. O asfalto garantirá segurança aos usuários e eliminará poeira e atoleiros, beneficiando também a zona rural. Os investimentos em Bonito visam ampliar a infraestrutura, garantir qualidade de vida à população e facilitar o acesso dos visitantes.

Para o prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues, a pavimentação da Rodovia do Turismo é um presente para a cidade, acentuando que o município tem recebido inúmeros benefícios do Governo do Estado em todas as áreas e, em especial, no setor de logística, fundamental para movimentar o turismo e escoamento da produção agrícola. “Temos gratidão ao governador Reinaldo Azambuja, que tem olhado com carinho para a nossa região”, disse.

Pavimentação da Rodovia do Turismo tem 50% da obra concluída e será finalizada em 4 meses

Ao destacar que o governo atual é o que mais investe em infraestrutura para atender os destinos turísticos de Mato Grosso do Sul, o diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS (Fundtur), Bruno Wendling, realça que garantir acesso é essencial para desenvolver o setor e torna-lo mais competitivo. “A pavimentação da Rodovia do Turismo contempla alguns dos melhores passeios de Bonito e fortalece o destino, fundamental nessa retomada”, aponta.

Solo rochoso e drenagem

A primeira etapa de pavimentação da Rodovia do Turismo contemplou o trecho de 1,5 km já entregue pelo governo entre o trevo com a MS-178 (Hospital Darci João Bigaton) e a Ponte do Mateus (Córrego Bonito), ao custo de R$ 2,5 milhões, incluindo rede de drenagem. A etapa em execução terá investimentos de R$ 28,2 milhões e contará com pista de ciclovia e passagem para animais (galerias), obedecendo ao Programa Estrada Viva.

O engenheiro da obra, Jerry Gibertoni, explicou que a existência de solo rochoso, não prevista no projeto, dificultou inicialmente o serviço. Também detalhou que o sistema de drenagem implantado foi complexo, devido a concentração de água na região. Foi construído um canal lateral para conduzir essa água em direção ao Córrego Bonito. No Rio Formoso, a nova ponte será construída à esquerda da velha, de madeira, em sentido diagonal ao outro lado da pista.

Fonte: Portal do MS

Fotos: Edemir Rodrigues