Obra emblemática para o município, a pavimentação da MS-345, também conhecida Estrada do 21, vai ligar Bonito ao distrito Águas do Miranda, polo do turismo de pesca na região, e vai diminuir a distância entre a Capital do Estado e a do Ecoturismo em até 70 km (ida e volta). O trecho, de 100 Km, saindo de Bonito até a BR-419 (Anastácio-Nioaque), vai receber 14 pontes de concreto, sendo 11 delas nos lotes 3 e 4, que tem a empresa Via Magna como responsável pela execução.

Segundo engenheiro construtora, Jerry Gibertoni, todas as pontes deste trecho já foram construídas, faltando apenas finalizar a cabeceiras em algumas nos trechos de morraria, que exigem maior compactação. “As pontes foram construídas dentro de 12 meses e com a finalização delas, bem como das galerias de água pluvial e passagens de fauna, a pavimentação deve ser potencializada a partir de janeiro”, explica.

O maior desafio da engenharia na obra foi preparar o terreno em trechos rochosos (pedra sólida e solta), concentrados (50%) principalmente no lote 4 (saindo de Bonito), de 25 km. A detonação com uso de dinamites exige autorização do Exército e o imprevisto atrasou o serviço de terraplenagem. No entanto, segundo a Via Magna, a execução segue dentro do cronograma, com meta de antecipar a conclusão em 2023, atendendo pedido do governador Reinaldo Azambuja.

A obra executada pelo Governo do Estado, com recursos do Fundersul (R$ 212 milhões) e já tem massa asfáltica aplicada em 25% dos 57,7 km que correspondem aos lotes 3 e 4 e 90% dos demais trechos (52 km) receberam tratamento pré-revestimento.

“Agradeço ao governador Reinaldo Azambuja, não apenas por essa obras, mas por tudo que tem realizado em Bonito. Em dois anos que estou como prefeito, já são mais de R$ 300 milhões em investimentos com pavimentação de rodovias estratégicas para o turismo e para o agronegócio, levantamento de estradas, ações de conservação de água e solo, moradia, enfim. Nosso sentimento ao final desta gestão é gratidão”, disse o prefeito Josmail Rodrigues.