A estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para Bonito, com base nos dados colhidos no município até dezembro de 2022, é de que atualmente a cidade tem em torno de 25.185 habitantes. Os dados ainda não estão consolidados, porque 27% dos imóveis visitados na cidade não responderam ao questionário, seja por recusa do morador ou por estarem vazios no momento da visita.

Segundo explicado pelo coordenador regional do IBGE, a estimativa é feita considerando os questionários já respondidos, as informações repassadas por vizinhos em relação a quantidade de pessoas residentes no imóvel que estava vazio e a proporção de moradores por bairro.

Até dezembro, as equipes de trabalho contabilizaram 17.277 habitantes, com base nos questionários respondidos. Porém os recenseadores ainda não conseguiram informações de centenas de imóveis na cidade e isso prejudica o desenvolvimento de politicas públicas para cidade, porque não é possível conhecer o perfil desses habitantes.

O coordenador regional também acredita que o número de imóveis ausentes vai diminuir significativamente, visto que muitos deles são de pessoas que não são moradores de Bonito, ou seja, não entram nas estimativas da cidade. “Nós estamos com uma equipe de trabalho especializada aqui agora, para atuar pontualmente nas áreas onde houve maior número de moradores ausentes, por isso acredito que devemos ter mudanças nesse número, que pode ser para menos, em caso da maioria das casas serem realmente de moradores ocasionais, ou para mais em casos que consigamos falar com os moradores e na residência possua mais pessoas do que estimamos”, disse.

O prefeito Josmail Rodrigues reforçou o pedido a comunidade para que colaborem com os recenseadores, recebendo-os em suas casas e respondendo ao questionário. “O Censo é realmente importante para o município. É com ele que conhecemos o perfil dos nossos habitantes, levantamos um diagnostico de suas necessidades e podemos agir em cima disso”, afirma.

Além disso, os moradores que não responderam ao Censo podem ligar no 137 e responder ao questionário pelo telefone.

Bonito tem cerca de 25 mil habitantes, segundo estimativa populacional do IBGE