O prefeito Josmail Rodrigues presenteou o governador Eduardo Riedel com o Calendário de Bonito 2023, ilustrado com desenhos feitos por alunos das Escolas Municipais de Bonito, destacando as belezas naturais e particularidades culturais do município. O calendário é resultado dos programas de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com o Instituto Águas da Serra da Bodoquena (IASB).

Além dos 21 desenhos, o calendário conta com textos informativos com base científica que resumem os eixos ambientais trabalhados (Água, saneamento, resíduos, sustentabilidade, fauna e flora). Os desenhos são baseados nas temáticas descritas e produzidos por crianças e adolescentes da Rede Municipal de Ensino, por meio do concurso desenvolvido pela SEMA.

Os exemplares do Calendário estão sendo distribuídos pelo próprio IASB e também podem ser solicitados na SEMA, assim como serão distribuídos na Formação Pedagógica, que será promovida no começo de fevereiro pela Secretaria de Educação e Cultura no qual, como parte da grade de ensino, contará com a participação da equipe da própria SEMA.

O Programa de Educação Ambiental de Bonito está em processo de construção e fortalecimento e no ano de 2022, contou com diversos apoiadores diretos das instituições públicas, não governamentais e privadas da região que, muito solenemente, entenderam a importância de promovermos o acesso aos conhecimentos socioambientais locais, para que os jovens e crianças prosperem como cidadãos e cidadãs conscientes e se tornem multiplicadores das práticas sustentáveis.

Para o ano de 2023, o setor de Educação Ambiental está desenvolvendo/conhecendo novos projetos e buscando novas parcerias, objetivando ampliar o atendimento, não apenas das demandas educacionais socioambientais da rede municipal, como da comunidade em geral, dada a importância da conscientização geral de todos que vivem em Bonito e também daqueles que estão de passagem.