A Prefeitura de Bonito, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ofereceu entre os dias 19 e 20 de janeiro, uma capacitação aos servidores municipais e ao público em geral, sobre o Manejo da Crise Suicida, com coordenador do Curso de Extensão e Prevenção ao Suicídio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Edilson Reis, e a psicóloga e assistente de ações psicossociais da SEJUSP/MS, Thaelize Evangelista de Souza.

A capacitação acontece na Câmara Municipal de Bonito e aborda também a pósvenção ao luto, e os fatores que podem levar a pessoa ao suicídio, como a mudança de comportamento, uma doença de base, associada a fatores de ambiente social que a pessoa esta vivendo em sua casa, seus relacionamentos ou sua família.

Servidores municipais recebem capacitação sobre Manejo da Crise Suicida

“As doenças de base, como chamamos a depressão, tem levado muitas pessoas ao suicídio. Ela é uma doença de alteração biológica, bioquímica, no cérebro, de desordem mental progressiva e incapacitante. Então temos que entender que é uma doença, que ela nunca está sozinha, ela sempre está associada a um grau intenso de ansiedade, mas infelizmente ainda é muito negligenciada, porque ela inicia num quadro de angústia profunda, onde nem a pessoa e nem os amigos percebem”, detalha.

Segundo o profissional é necessário entender que a depressão é uma doença de origem biológica e também circunstancial, com origem no ambiente social em que a pessoa está inserida, que é a família, trabalho, as relações intersociais, relacionamentos afetivos. Há ainda, fatores que desencadeiam a doença, como alcoolismo ou uso e drogas.

Reis falou sobre o papel do Poder Público na prevenção do suicídio, como a promoção de campanhas, mostrando onde buscar ajuda, e como buscar essa ajuda.