O ano letivo de 2023 na Rede Municipal de Ensino de Bonito teve início nesta segunda-feira (13) com abertura da Jornada Pedagógica, realizada no Hotel Marruá, com a participação de mais de 200 professores, além do prefeito Josmail Rodrigues, da secretária de Educação Eliana Fregatto e demais autoridades. A abertura do evento também contou com um show de stand-up do comediante Diego Almeida, que trata de forma bem humorada a rotina dos educadores.

Jornada Pedagógica marca início do ano letivo de 2023 nas escolas da Rede Municipal

Com o tema ‘Construção dos Saberes: Fortalecimento e Recomposição da Aprendizagem’ a Jornada Pedagógica tem como objetivo proporcionar um momento de interação entre os professores antes do retorno as salas, bem como a atualização de temas importantes, por isso também participam do evento Kalícia de Brito França, com a palestra: Professor motivado, sucesso no ensino e aprendizagem; Edivaldo Siqueira de Abreu, da Editora do Brasil, falando sobre o ‘Desenvolvimento das Competência Socioemocionais – como avançar e superar as dificuldades; Thaynara Martins de Moraes e Thyago Sabino, da SEMA, falando sobre Gestão e Educação Ambiental em Bonito e Ramona Rodrigues de Souza, que vai ministrar a oficina sobre Contação de Histórias para os professores da Educação Infantil.

“Agradeça ao prefeito Josmail pelo carinho e apoio que tem dado a Educação e agradecimentos extensivos a toda equipe pedagógica pela organização desse evento tão importante. Após um período turbulento, este ano será marcado pela continuidade de recomposição das aprendizagens e por avanços importantes nas metodologias ativas e usos das tecnologias. Os desafios do tempo atual pedem uma reorganização do trabalho na perspectiva do currículo, da escola e da vida, por isso estamos aqui, para conversar e debater sobre projetos e planos para este ano letivo”, destaca Eliana.

Já o prefeito Josmail falou sobre todas as melhorias previstas para a Educação em 2023, desde a ampliação dos centros de Educação Infantil Hermínia Teixeira Siqueira, na Vila Marambaia e Izautina Vieira Coelho, na Vila Donária, bem como a retomada da obra do CEI do Bom Viver, após conquista junto ao Governo Federal para que o município finalize a obra. Também mencionou a construção de novas salas de aula, a cobertura de duas quadras e construção da quadra poliesportiva no Águas do Miranda.

“Serão construídas três salas na escola João Alves de Arruda, duas no João Alves da Nobrega e três na Profª Durvalina Dornelles Teixeira. Também teremos reajuste salarial em março para todos os servidores e a partir de junho devemos discutir com o sindicato novo aumento específico para os professores. São diversos investimentos, que vão desde a compra de equipamentos para as unidades, materiais escolares, uniformes, capacitações, enfim, só peço a vocês dedicação e carinho com nossos alunos, para que possamos recuperar um pouco do que foi perdido durante a pandemia”, disse o prefeito Josmail.

Participaram da abertura ainda o Padre Israel de Moura e a pastora Elisandra. A Rede Municipal de Ensino é composta por 08 escolas, sendo 06 na área urbana, 02 na área rural e 04 Centros de Educação Infantil. Contamos hoje com 12 diretores, 18 coordenadores, 161 professores e 90 funcionários administrativos, que juntos atenderão há  3059 estudantes matriculados até o momento, para o ano letivo de 2023.