A Capital do Ecoturismo de Mato Grosso do Sul fez parte do relançamento da Marca Brasil, que simboliza o início de uma nova estratégia de reposicionamento da imagem do país, focada na sustentabilidade ambiental. O lançamento correu nesta terça-feira (14) em diversas cidades do país, com a logomarca sendo espelhada em monumentos históricos e atrativos turísticos, como o Cristo Redentor (RJ)e a  Fonte Luminosa da Torre de TV de Brasília (DF) e no cenário nacional e no Estado a Morada do Baís, em Campo Grande e o Monumento Piraputangas, em Bonito.

A marca foi utilizada como Nation Brand entre 2005 e 2019 e agora será retomada pelas as agências brasileiras que administram o comércio exterior e a promoção do turismo internacional, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), em ações de promoção turística e comercial do país no exterior.

“Quero agradecer a parceria da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul para a realização desta ação. Foi incrível participar deste momento, onde os principais destinos do Brasil fizeram essa projeção da Marca Brasil. Será um impacto internacional muito positivo para o Brasil e para Bonito, que é um destino referência em ecoturismo e sustentabilidade, inclusive com a certificação do carbono neutro, conquistada no final de 2022”, disse a secretária de Turismo, Indústria e Comércio, Juliane Salvadori.

Referência internacional no ecoturismo, Bonito é convidada a participar do relançamento da Marca Brasil

A Marca Brasil foi desenvolvida com curvas e cores que valorizam a diversidade cultural e natural do país. “É um símbolo que marca a reconstrução do Brasil. O Turismo é uma das atividades econômicas mais importante do mundo e talvez a que mais garante a preservação. As pessoas querem visitar um Brasil que preserva e tem responsabilidade climática. A gente quer que o nosso respeito à fauna, à flora, às florestas, à vida e à democracia sejam admirados pelo mundo e esse mundo possa nos visitar”, detalhou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

O diretor-presidente da  Fundtur (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), Bruno Wendling participou do lançamento em Brasília e destacou apoio do estado na promoção da marca. “O Freixo nos elogiou, gostou de ver o nosso trabalho, o planejamento que fizemos nesses últimos anos buscando a consolidação de Mato Grosso do Sul como referência internacional de turismo. Vamos liderar em conjunto com outros estados essa retomada da marca brasileira para o mercado fora do país”, comenta Bruno.

Bruno também pediu apoio da Embratur na candidatura de Bonito para sediar a AdventureELEVATE 2024, organizado pela Adventure Travel Trade Association (ATTA), maior associação de ecoturismo do mundo. Bonito participou da edição de 2022 do AdventureNEXT Latin América, realizada no Panamá, em fevereiro. Na ocasião, o município manifestou interesse em sediar uma futura edição da feira e agora está disputando com o Equador em 2024.

Bonito é o primeiro destino de ecoturismo do mundo em Carbono Neutro, certificado pelas Nações Unidas para o Clima em dezembro de 2022

O evento “AdventureELEVATE” reúne operadores do turismo de viagens de aventura de todo o planeta. Neste ano, será realizado em maio, na cidade de Maine, nos Estados Unidos. Para 2024, Bonito concorre com outra candidatura do Equador. A cidade sul-mato-grossense é o primeiro destino “Carbono Neutro” de ecoturismo no mundo, com certificação reconhecida pela ONU (Organização das Nações Unidas) no fim do ano passado.

“Era uma cidade disputando contra um país. Infelizmente, nos últimos anos, a Embratur não participou como deveria da promoção do ecoturismo do Brasil. Nós, do Mato Grosso do Sul, que em muitas ocasiões passamos a participar representando o Brasil. Agora ficamos felizes com essa retomada de protagonismo que nosso país precisa ter neste segmento”, explica Bruno.

“Assim como estamos ao lado de Belém na disputa pela COP-30, que é fundamental, estamos com Bonito. A Embratur é também a casa do ecoturismo e pretendemos retomar tudo o que foi interrompido”, comprometeu-se Marcelo Freixo.

O prefeito Josmail Rodrigues reforçou o agradecimento ao Governo Estado, por meio da Fundtur e a Embratur por apoiarem o município. “Bonito vem lutando para se posicionar como um destino sustentável no ecoturismo, inclusive com a certificação do carbono neutro, conquistada no final de 2022 e atrair eventos internacionais em todas as áreas e a realização da AdventureELEVATE em nossa cidade será um marco, que confirma estamos no caminho certo”, disse.

Com informações de Embratur