Prefeitura Municipal de Bonito e Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio realizam qualificação em turismo de observação de aves no Distrito Águas do Miranda que cria o Clube de Observadores de Aves Águas do Miranda e Região.

Entre os dias 08 e 10 de março foi realizado o curso de Formação em Condução de Observação de Aves com a juventude do Distrito Águas do Miranda. A turma contou com 18 alunos, entre estudantes e jovens da comunidade, que durante os três dias receberam aulas teóricas e práticas sobre observação de aves, técnicas de identificação e conhecimento sobre o turismo para este segmento no Brasil.

O curso também contemplou o uso de importantes ferramentas de ciência cidadã como wikiaves, eBird e Merlin e o aproveitamento foi tão significativo que ao final da formação, os cursistas decidiram criar o Clube de Observadores de Aves da Comunidade Águas do Miranda e Região, com o objetivo de manter a coesão, estimular a prática da observação de aves, do turismo de observação da vida silvestre, turismo responsável e sustentável.

O curso faz parte do Programa de Qualificação do Turismo que fortalece o Turismo Responsável e Sustentável desenvolvido pela Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito em parceria com o Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo.

O prefeito Josmail Rodrigues ficou surpreendido com os resultados obtidos e ressaltou o compromisso que a gestão possui com as políticas públicas oferecendo sempre novas oportunidades para a comunidade. “Muito importante ver o envolvimento da juventude nos cursos. Eles podem tirar muito proveito das aulas e por meio delas, criar novas oportunidades, até mesmo no mercado de trabalho”, disse.

A secretária de Turismo, Juliana Ferreira Salvadori, salientou a importância do Programa de Qualificação do Turismo em poder de transformação na vida das pessoas: “É gratificante ver o encantamento com a observação de aves desses jovens após a conclusão desse curso, pela motivação na continuidade e pelo crescimento profissional pela criação do Clube de Observadores de Aves na comunidade Águas de Miranda” completou.

Para a instrutora Maristela Benites poder compartilhar conhecimento e disseminar o respeito, o amor e a solidariedade com a natureza são valores especiais para o Instituto Mamede. “E foi assim nesse encontro com os jovens da Comunidade Águas do Miranda. Os alunos tiveram oportunidade de conhecer mais a fundo as espécies localmente ocorrentes e “experienciar” a observação de aves durante as passarinhadas. Além disso, puderam conhecer como é a profissão de condutores em observação de aves. Para quem está em contato direto com o rio e a natureza de forma geral, como é o caso dessa comunidade, fazer a ponte com o turismo de vida silvestre e a sustentabilidade territorial tem distância de um passo. E ele foi dado! Agradecer e esperançar são atitudes que nos movem e nos impulsionam depois desse curso incrível. Parabéns a Prefeitura e Sectur por essa iniciativa e ações visionárias!”, finalizou.

Já a professora Simone Mamede aborda que a parceria entre a Prefeitura de Bonito por intermédio da Secretaria e o Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo, incentiva a cultura da observação de aves, assim como promove a Educação Ambiental e o Turismo Responsável e Sustentável. O curso de condução em observação de aves realizado no Distrito Águas do Miranda é um exemplo disso: “Mais de 15 jovens participantes e envolvidos, os quais criaram o Clube de Observadores de Aves da comunidade e pretendem promover saídas pra observação de aves e estimular o turismo de observação da vida silvestre.”

Veja os depoimentos dos alunos:

O curso foi muito legal, amei. Hoje pela primeira vez avistei o saí-azul e o beija-flor rabo-branco-acanelado, conheci muitas coisas, me diverti um monte. E lógico que aprendi com elas também. Voltem sempre, Simone e Maristela. Por: Ducarmem Goulart da Silva Sousa.

O curso foi incrível, maravilhoso, adorei participar, aprendi muito a identificar vários pássaros. Me diverti e aprendi muito com as professoras Simone e Maristela. Foi incrível essa experiência nova. Adorei. Por: Amanda Martins Calves.

O que posso dizer desse curso? Bom, ele me proporcionou momentos únicos, conhecimento que vou levar pra vida toda. Aprendi várias coisas, muito obrigada professoras Maristela e Simone. Por: Jocimara Ferreira da Silva.

Eu gostei muito do curso, aprendi muito sobre as aves e contemplei sua beleza. Projetos de educação ambiental como esse são importantes para mostrar para as pessoas a beleza e importância da natureza e dos outros seres vivos com os quais dividimos esse planeta. Sou muito grato por ter tido essa experiência. Por: Eduardo Gaudiozo de Oliveira.

Eu gostei muito do curso sobre aves. Foi maravilhoso, uma sensação incrível. Me proporcionou momentos como nunca tinha acontecido. Inesquecível, aprendi várias coisas sobre aves e como elas são lindas. Foi muito importante esses dias com todos vocês. Muito obrigada, professoras Maristela e Simone. Por: Arielly Andochia.

Eu gostei muito. Foi muito interessante. Aprendi novas coisas em apenas 3 dias. Pra mim, em nossa comunidade não tinha tantas espécies de aves como tem e eu estou pronta pra viajar o mundo conhecendo novas espécies de aves. Pra mim foi uma chance de eu descobrir coisas novas na minha vida e foi um prazer passarinhar com vocês. Muito obrigada a vocês professoras e alunos que me ajudaram bastante a descobrir mais coisas sobre aves. É tanta coisa legal, interessante que ainda tive oportunidade de ganhar um livro (Aves do Pantanal). Eu quero ir fundo na vida dos pássaros e cada vez que eu ver um passarinho vou lembrar de vocês e o que vocês me ensinaram. Muito obrigada a todos. Por: Thais Mayara Silva Santos.