A Farmácia Municipal de Bonito realizou entre os dias 1º e 16 de março de 2023, 7399 atendimentos e entregou mais de 238 mil produtos gratuitamente, entre medicamentos e itens hospitalares. Em média foram 460 atendimentos por dia na unidade, o que tem gerado filas em alguns horários de pico.

A responsável técnica pela unidade, Adriana Andrade, explica que o número de atendimentos tem sido mais intenso neste mês devido a reposição de estoque. “Fizemos o pedido no 23 de janeiro e já recebemos quase 80% dos produtos, por isso estamos com o estoque refeito e conseguindo atender melhor a população, o que tem gerado uma maior procura, já que algumas pessoas estavam também aguardando a chegada dos medicamentos”.

O prefeito Josmail Rodrigues também detalhou que a crescente no número de atendimentos é resultados dos investimentos feitos na saúde e na unidade. “Quando assumimos fizemos toda uma reestruturação, mudamos de local e aumentamos a oferta de medicamentos, tanto na saúde básica, quanto no alto custo, e dobramos o número de atendimentos diários, segundo relatório do sistema E-Saúde e agora a unidade está ficando pequena para a demanda, por isso vamos realizar adequações no prédio, visando a melhoria do atendimento”, disse.

Atualização do Cartão SUS

Outra questão apontada pela responsável pela unidade, que acaba atrasando os atendimentos e também causando frustração nos pacientes é a atualização do Cartão SUS. Segundo Adriana, os cartões devem estar atualizados para que não aja conflito no Sistema E-Saúde na hora da prestação de contas.

“As vezes o paciente vai no posto e consegue ser atendido com o cartão desatualizado, mas chega aqui e não consegue o medicamento, só que as consultas não envolvem recursos diretos e o medicamento e na hora da prestação de contas, os resultados não batem porque esse paciente não é reconhecido pelo sistema. Então pedimos por favor que todos certifiquem-se que seus cartões estão atualizados ou façam a atualização”, disse.

Todo Cartão do SUS atualizado deve começar com o número 7 – caso não comece, é só pedir a atualização do cartão na própria unidade de saúde do bairro, informando o nome, endereço e contato atualizado.

A Farmácia Municipal está localizada na Rua Afonso Pena, N.º 801, com entrada pela Rua Cel. Pílad Rébua, passou por reestruturações físicas, seguindo as normas de acessibilidade, e garantindo um ambiente mais acolhedor a comunidade.