A Prefeitura de Bonito, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), em parceria com a Sanesul e com a Ambiental MS Pantanal, lançou nesta terça-feira (21) o Programa Rios Cristalino, que envolve múltiplas ações para melhoria do sistema de coleta de esgoto e monitoramento da qualidade das águas dos córregos urbanos, com objetivo de proteger os Córregos Saladeiro, Bonito e Restinga, e consequentemente o Rio Formoso.

Entre as ações previstas estão o acompanhamento do plano de manutenção da rede de esgoto para evitar entupimentos e extravasamentos; busca de soluções para residências que estão abaixo da quota da rede de coleta; identificação e notificação de ligações irregulares de esgoto na rede de drenagem e também de ligações irregulares de águas pluviais na rede de esgoto e monitoramento da qualidade das águas dos córregos urbanos.

“Esse excesso de chuva que houve atrapalhou bastante e talvez expos algumas situações, como os excessivos extravasamento das redes, que não são necessariamente causados pelo mal funcionamento do sistema, alias ao contrário, nós temos aqui um dos melhores, se não o melhor, sistema de tratamento de esgoto do estado,  mas o que ocorre é que temos muitas ligações de drenagem de água de chuva nas redes de esgoto e elas não são dimensionadas para isso e por isso ocorrer o extravasamento por excesso de chuva. Então nós detectamos isso e decidimos fazer uma parceria para todos se ajudarem”, explica o diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio.

Já o diretor-presidente da MS PANTANAL, Paulo Antunes, detalhou como vão funcionar os trabalhos a partir de agora. “Iniciamos com um trabalho de divulgação nas rádios, redes sociais e na rua, para que a população tenha conhecimento dos problemas. Após 30 dias, população já esclarecida, iniciamos a segunda etapa, de forma mais pontual, com visitas domiciliares, composta por equipe técnica da Prefeitura, Sanesul e MS Pantanal, nos locais onde há maior incidência de extravasamentos, para conversar com os moradores e levantar possíveis ligações irregulares”.

Bonito lança programa ‘Rios Cristalinos’ em parceria com Sanesul e MS Pantanal
Prefeito Josmail Rodrigues, o diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio e diretor-presidente da MS PANTANAL, Paulo Antunes participaram de entrevista na rádio antes do lançamento do Programa

O prefeito Josmail Rodrigues complementa que os moradores não precisam ter medo de receber a equipe, porque a intenção não causar prejuízos a ninguém. “Que fique bem claro que não iremos multar ninguém. O objetivo é identificar o problema, que eu acredito que muitos moradores podem nem saber que existe em seu imóvel, e orientá-los de como corrigir. Porque para muitos pode parecer algo distante, que não envolve a pessoa diretamente, mas se pensarmos de forma ampla, todos somos prejudicados, porque rios sujos significam prejuízo na economia, sem falar de todos os crimes ambientais”, comenta.

As visitas domiciliares estão previstas para começar no dia 21 de abril. Maiores informações sobre o Programa serão compartilhadas nas redes oficiais da Prefeitura de Bonito ao longo deste mês.