O Departamento de Produção e Desenvolvimento Rural (Seprodes) atendeu entre janeiro e abril deste ano, mais de 40 produtores rurais, somando mais de 140 hectares de solo, que receberam algum tipo de tratamento para início do plantio, como gradeação, pulverização ou adubação.

A Seprodes é um departamento do município criado para apoiar os pequenos produtores, seja com orientações técnicas, ou disponibilização de maquinário para auxiliar no preparo da terra, manejo e adubação.

O Seprodes possui tratores, grades e implementos agrícolas, como plantadeira,  ensiladeiras, distribuidor de calcário, além de caminhão ¾ e carreta basculante, que podem ser emprestados aos pequenos produtores, que não tem condição de comprar o maquinário, ou mesmo pagar pela hora aos prestadores de serviço.

Todos os investimentos foram realizados pela atual gestão, com objetivo de incentivar a agricultura familiar e o desenvolvimento do pequeno negócio. “Eu assumi um compromisso com os pequenos produtores de nossa cidade, de estruturar a Seprodes para que pudéssemos ajuda-los no preparo do solo, que é a etapa mais cara da produção. Agora a Prefeitura tem condições de arcar com a maior parte dos custos, como o maquinário e o operador, e como contrapartida o pequeno produtor paga apenas o combustível e fornece a alimentação para os trabalhadores”, detalhou o prefeito Josmail Rodrigues.

Para agendar horários e saber mais de como o Departamento funciona, é só procurar os responsáveis em horário comercial, no prédio em anexo a Garagem da Secretaria de Obras.