A Prefeitura de Bonito, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio firmou termo de compromisso com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Sebrae Nacional para elaboração de instrumentos de planejamento e a implementação de ações-chave para o fortalecimento e consolidação da estratégia de DTI no município, no âmbito do Programa Turismo Futuro Brasil. O termo foi assinado pelo prefeito Josmail Rodrigues e pela secretária de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito, Juliane Salvadori durante evento em Curitiba, nesta quarta-feira (10).

Bonito está entre os doze municípios selecionados, entre 79 cidades do Brasil, para receber consultoria técnica especializada para elaboração de estratégias e instrumentos para desenvolvimento do turismo inteligente. A participação e aprovação ocorreram após a Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito elaborar um conjunto de documentos pautados nas diversas ações atualmente desenvolvidas e apresentar leis municipais existentes que atendessem aos itens de seleção.

Para o prefeito Josmail Rodrigues, a aprovação do município no programa é uma grande conquista e o foco agora será adquirir toda experiencia e conhecimento possível, visando o desenvolvimento do turismo. “Participar de um grupo de trabalho onde somente 12 cidades brasileiras farão parte de um projeto internacional, possibilitará que o nosso destino tenha um planejamento atualizado e a execução de ações pautadas nos principais pilares de destinos turísticos inteligentes do mundo”.

Bonito assina termo com Banco Interamericano de Desenvolvimento e Sebrae Nacional para fortalecimento do turismo

A secretária, por sua vez, afirmou que a “aprovação de Bonito neste projeto, após cumprir todas as etapas do edital, demonstra o objetivo de continuar avançando em temas tão relevantes como este, tendo o apoio de instituições como o BID e Sebrae Nacional”.

Os destinos selecionados contarão com uma equipe de especialistas que os apoiará de forma personalizada no desenvolvimento das ações. Elas incluem tanto a formulação estratégica associada ao DTI, como a efetiva implementação de ações-chave, que devem ser aderentes à estratégia inicialmente traçada e aos produtos enfocados pela cooperação técnica.

O projeto é uma parceria estratégica estabelecida entre o Sebrae Nacional e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Ele é parte central da cooperação técnica BR-T1483, cujo objetivo é apoiar a elaboração de instrumentos de planejamento e a implementação de ações-chave para o fortalecimento e consolidação da estratégia de DTI em 12 destinos turísticos no Brasil.