Entre os dias 04 e 06 de maio foi realizado o curso de Formação em Técnicas de Observação, Identificação de Aves e Condução para Observação de Aves em Bonito-MS. Foram três dias intensos de teorias e práticas sobre observação de aves e sua aplicação no turismo e em áreas relacionadas ao meio ambiente. O público do curso foram guias e profissionais que atuam no turismo em Bonito e na Serra da Bodoquena que concluiu com 21 alunos.

O turismo de observação de aves tem alçado vôos de sucesso no Brasil e no Mato Grosso do Sul já é uma realidade. Em Bonito, durante os passeios pelos atrativos naturais, os turistas têm a oportunidade de avistarem várias espécies de aves e isto gera também a oportunidade para os guias mencionarem o nome da ave avistada ou mesmo quando são questionados pelos turistas sobre a identificação da ave observada. De acordo com os dados do Wikiaves, a maior plataforma digital sobre observação de aves brasileiras, o município aparece como o primeiro no estado em número de fotógrafos observadores de aves com 367 espécies registradas até o momento. A presença das aves é tão marcante que a ave-símbolo de Bonito, o udu-de-coroa-azul, é uma bandeira para o ecoturismo local desde 2009.

Durante o curso muitas espécies foram encontradas e marcaram o lifer de vários participantes. Lifer representa o primeiro encontro de uma pessoa com uma ave que antes era desconhecida. Passarinhar pelas áreas verdes da cidade, como a do Centro de Múltiplo Uso – CMU, as matas dos córregos urbanos e a Estrada Boiadeira renderam muitas surpresas e muitos cliques, provando o potencial para observação de aves em plena área urbana da cidade. Até o simpático udu-de-coroa-azul presenteou a todos, assim como o surpreendente urutau ganhou prolongada admiração do grupo.

O prefeito Josmail Rodrigues ficou surpreendido com os resultados obtidos e ressaltou o compromisso que a gestão possui com as políticas públicas oferecendo sempre novas oportunidades para a comunidade. “Muito importante ver o envolvimento dos profissionais que já atuam no turismo nos cursos oferecidos para o aprimoramento. Eles podem tirar muito proveito das aulas e por meio delas, criar novas oportunidades,”, disse.

A secretária de Turismo, Juliana Ferreira Salvadori, salientou a importância do Programa de Qualificação do Turismo em poder de transformação na vida das pessoas: “É gratificante ver o encantamento com a observação de aves após a conclusão desse curso e pela motivação na continuidade e pelo crescimento profissional” completou.

A instrutora do curso Maristela Benites, afirma que o turismo de observação de aves tem o papel de fortalecer o ecoturismo, gerar oportunidades econômicas para a comunidade local e o trade turístico como um todo, além de decisivamente contribuir para a educação ambiental e conservação da biodiversidade, por seu caráter não extrativista. Sem contar que é muito prazeroso perceber a vida ao nosso redor por meio das aves.

Já a professora Simone Mamede aborda que a parceria entre a Secretaria de Turismo de Bonito e o Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo resulta numa soma de esforços para a construção de territórios sustentáveis tendo o turismo responsável e de valor à biodiversidade como um dos pilares para a sustentabilidade.

As palavras escolhidas para representar o grupo e o momento foram amor e gratidão. Que possamos espalhar o amor pela vida, em todas as suas formas, por meio das aves.

O curso faz parte do Programa de Qualificação para o Turismo e fortalecimento do Turismo Responsável e Sustentável desenvolvido pela Secretaria Municipal de Turismo de Bonito em parceria com o Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo. O projeto em sua primeira fase contou com dois cursos de formações em birdwatching, sendo um no Distrito Águas do Miranda e outro na área urbana de Bonito. Nas próximas fases serão instaladas placas de aves nas áreas verdes da cidade e a realizado um Encontro de Observação de Aves – Festival Birding Bonito.

Depoimentos dos Cursistas:

Para o guia de turismo Saltiva, conhecer as aves pode agregar mais valor aos passeios por ele conduzidos. Sem dúvida o curso foi uma oportunidade para aprendizagem e aperfeiçoamento profissional.

Grata por compartilhar esse lindo conhecimento sobre as aves! Foi lindo! Gratidão à Secretaria de Turismo e aos colegas participantes. Valeu, turma! Não vamos nos dispersar! Bora Passarinhar, de vez em sempre!! (Morgana Zhen, guia de turismo, bióloga e cantora)

Curso de observação de aves com o Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo: três dias de aprendizado! Conhecer, respeitar, proteger e preservar! Ganhando mais conhecimento sobre a fauna e Flora. (Marcio Lima guia de ciclo turismo, ambientalista).

Obrigado pela mega experiência e oportunidade de estar aprendendo com as melhores Simone e Maris. E obrigado também a todos que estiveram juntos nessa classe que foi excelente! Obrigado Naiara e a secretaria de turismo por trazer sempre o melhor para nós, e, por conta disso, nós vamos dar sempre o nosso melhor! (Dagson Souza,  guia de turismo).

Não consigo achar palavras pra agradecer a vocês. Reverberando até agora aqui essa energia toda e maturando todo esse conhecimento! Que esse match Mamede e Bonito prospere! Gratidão! (Emanueli Ribeiro, Instância de Governança Pantanal Bonito, Fundtur MS).

Amo nossa cidade por ser tão rica em biodiversidade. Gratidão pelo grupo harmonioso com sintonia entre todos. Foi calorosa a humanidade que se teve um com o outro. Sim, amor e gratidão simbolizaram nosso grupo! (Maria Cristina, guia de turismo).

Sensacional queridas e queridos passarinheiros! Que presente e futuro cheio de esperanças o universo nos reservou. Seguimos juntos, um ajudando ao outro pela preservação da nossa natureza e a memória cultural de Bonito. Esse grupo de observadores de pássaros aquece nosso coração. No meio do caos, os passarinhos estão cantando e a gente agora está prestando mais atenção neles! (Fernanda Reverdito, Casa da Memória Raída).

Obrigada pelos conhecimentos, pela paciência, pelo amor ao trabalho de vocês e pelo Guia de aves que ganhamos. Amamos Muito! (Djuli Gomes, guia de turismo).

Curso ótimo! Amamos! Parabéns ao Instituto Mamede, à Naiara e à Secretaria de turismo por tudo. Quero ver a vocês todos mais vezes! (Clara Bóia, guia de turismo).

O curso foi incrível, superou muito minhas expectativas, porque eu já estava sabendo que era algo pra iniciantes e me surpreendeu muito não somente pela qualidade, mas pela forma como conduziram a formação, acolhendo iniciantes e profissionais. Eu como biólogo, trabalho com manejo de fauna em zoológico há quase 10 anos, um tipo de conservação ex situ. A partir do curso posso olhar vocês, Simone e Maristela, como inspiração para conhecimento, ‘ética, postura, amor pelo que fazem, forma de lidar e acolher público leigo e de profissionais. Quero trabalhar com observação de aves daqui pra frente e agradeço pelo curso, pois percebi que posso, consigo e que a observação de aves dá pra se tornar uma atividade aplicada tanto ao turismo, à conservação e à educação ambiental. Agradeço muito. Obrigado pelo carinho. (Lucas Yanai, biólogo).