A Prefeitura de Bonito, por intermédio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio realizou o curso de Formação de Aquaviários – Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés/Máquinas, CFAQ MAF/MMA NÍVEL 1, em parceria com a Marinha do Brasil, no Distrito Águas do Miranda, no período de 26/06/2023 a 30/06/2023. Essa capacitação faz parte do Programa de Qualificação para o Turismo previsto no Plano Estratégico de Gestão e Marketing do Turismo, que contou com a participação de 19 alunos, durante os cinco dias com aulas teóricas e práticas para a qualificação da atividade profissional aos que atuam como piloteiros, a Marinha do Brasil de Porto Murtinho realizou o curso no Distrito do Águas do Miranda. Além disso, a Marinha do Brasil realizou a renovação de 61 CIR, 05 inscrições de embarcações e 06 renovações de documentos de embarcações.

“O Distrito de Águas de Miranda é um dos principais pólos de pesca esportiva de MS, e precisamos fortalecer este segmento por meio de incentivo ao setor. Já realizamos alguns cursos neste sentido durante o 1º Festival de Pesca Esportiva no Águas do Miranda e vamos continuar trabalhando com este objetivo, acrescenta o prefeito Josmail Rodrigues.

A secretária de Turismo Indústria e Comércio, Juliane Ferreira Salvadori ressaltou que em 2023 estamos ampliando o Programa de Qualificação para o Turismo e levaremos mais cursos para o Distrito Águas do Miranda, pois nosso objetivo é qualificar cada vez mais a mão- de- obra local”.

A Agência Fluvial de Porto Murtinho é uma Organização Militar da Marinha do Brasil, subordinada diretamente à Capitania Fluvial do Pantanal e pertencente à jurisdição do Comando do 6º Distrito Naval, com a missão de garantir e promover a Segurança da Navegação, a Salvaguarda da Vida Humana e a Prevenção da Poluição Hídrica causada por embarcações nas águas sob sua jurisdição.

A jurisdição da Agência Fluvial de Porto Murtinho compreende 9 municípios, totalizando uma área aproximada de 44.000 km2, abrangendo ainda o norte da região do baixo Pantanal e partes das micro-regiões de Dourados, Jardim e Ponta Porã.

Especificamente em relação ao município de Bonito-MS, a Agência Fluvial de Porto Murtinho realizou com o apoio da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Turismo, uma atividade denominada de “Agência Itinerante” no Distrito de Águas do Miranda, que teve o propósito de levar os serviços cartoriais, comumente oferecidos à comunidade fluvial na sede da Agência aos municípios pertencentes a jurisdição e afastados de Porto Murtinho.

Além dos serviços cartoriais que englobam a inscrição e renovação dos documentos de embarcações e das habilitações dos condutores, foi ministrado, também, um Curso de Formação de Aquaviários para um total de 19 alunos.

O objetivo do curso foi habilitar os alunos para as capacidades exigidas nas Normas da Autoridade Marítima para a categoria de Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés e de Máquinas, a serem desempenhadas em embarcações empregadas na navegação interior, conforme limites estabelecidos nas Normas e Procedimentos das Capitanias Fluviais (NPCF).

Considerando que estamos em uma localidade onde o rio interfere diretamente no dia a dia da população, em virtude das atividades envolvendo embarcações de pesca, de esporte e/ou recreio, de transporte de cargas e passageiros, formar novos profissionais possibilita despertar a consciência de segurança da navegação e de preservação do meio ambiente hídrico, de modo que essa conscientização possa ser disseminada para os demais moradores da região.

O Programa de Qualificação para o Turismo foi criado em 2022, pela Prefeitura Municipal de Bonito, por meio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio em parceria com diversas instituições. Para maiores informações sobre os cursos que estão com inscrições abertas, ligar no telefones: (67)992089197 e 3255 2160.