A Prefeitura de Bonito, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Ind. e Comércio, em parceria com o SEBRAE/MS, realizou uma palestra sobre Evolução Geológica da Serra da Bodoquena na Câmara Municipal, com 80 participantes, entre Guias de Turismo e trade, com objetivo de qualificar os profissionais que atuam no turismo de Bonito. A palestra foi ministrada pelo Profº Doutor Paulo Boggiani, da Universidade de São Paulo (USP).

O Prefeito Josmail Rodrigues ficou surpreendido com os resultados obtidos no curso, oferecido para público local e que contemplou principalmente os participantes na área da fotografia, ressaltando o compromisso que a gestão possui com as políticas públicas, oferecendo sempre novas oportunidades para a comunidade.

A Serra da Bodoquena, um lugar misterioso e especial, reconhecido inicialmente por sua reserva de água e calcário, o Planalto da Bodoquena, cada vez mais, ao longo das pesquisas realizadas, surpreende pelas descobertas referentes à tradição e costume de seu povo e, principalmente à beleza cênica e à biodiversidade, ainda pouco conhecida e que pode vir a agregar muito mais valor a esta região singular do país, reforçando, confirmando e fortalecendo sua importância no cenário local, regional e nacional. Esperamos que após a leitura da Cartilha Serra da Bodoquena: Encontro de Culturas, Histórias, Biomas e Ecossistemas você perceba a grandiosidade, a fragilidade e as imensas potencialidades do patrimônio histórico e natural do Planalto da Bodoquena. Uma parte do Brasil com belezas naturais únicas e também de importantes descobertas arqueológicas, paleontológicas, geológicas e biológicas. Cabe a todos nós valorizá-lo, conservá-lo e reconhecê-lo, durante a palestra, a Profº Paulo Boggiani abordou temas pertinentes ao destino de ecoturismo como a possibilidade de relação harmônica da comunidade, meio ambiente e turismo, mostrando a evolução que o turismo teve desde a década 1983 a 2023.

Palestra sobre evolução geológica da Serra da Bodoquena reúne 80 participantes em Bonito

“Agradeço a oportunidade dada pela Prefeitura de Bonito, ao prefeito Josmail Rodrigues e a Juliane Salvadore e toda equipe da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, com este programa de capacitação com a palestra sobre a Geologia da Serra da Bodoquena, uma região que começou com os trabalhos do Profº Fernando de Almeida. Fiz minha pós-graduação, estou trazendo novos alunos aqui, fazendo mestrado, doutorado os trabalhos de graduação que a geologia oferece são muito interessantes e a iniciativa da própria prefeitura de manter essas capacitações, de Bonito ter esse diferencial além de ter suas belezas naturais, concilia a pesquisa científica uma atividade turística sustentável”, conclui Profº Paulo Boggiani.

A secretária Juliana Salvadori ressaltou a importância do Programa de Qualificação e como, através de tantos parceiros, o programa tem alcançado tantas  pessoas da nossa comunidade. “Estamos acompanhando a evolução dos alunos. Essa palestra foi dedicada aos guias de Turismo e ministrada pelo Professor Paulo Boggiani, um dos pesquisadores que mais conhece nossa região e a palestra foi muito rica em conhecimentos”.

O Programa de Qualificação para o Turismo foi criado em 2022, pela Prefeitura Municipal de Bonito, por meio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio em parceria com diversas instituições. Para maiores informações sobre os cursos que estão com inscrições abertas, ligar no telefones: (67)992089197 e 3255 2160.