As aulas nas Escolas e Centros de Educação Infantis da Rede Municipal de Ensino para o ano letivo de 2024 terão início na próxima quarta-feira (21) para mais de 3 mil crianças. Os professores, porém, iniciaram as atividades nesta quinta-feira (15) com a Jornada Pedagógica.

Até o momento, estão matriculadas 3.125 crianças, sendo 2.041 do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, 419 na pré-escola e 665 nos Centros de Educação Infantil.

A Jornada Pedagógica teve início com a capacitação em noções básicas de primeiros socorros paras os professores dos CEIs, em comprimento da Lei Federal 13.722/2018 – Lei Lucas – “Torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil”.

A formação tem apoio do Corpo de Bombeiros de Bonito, sendo ministrada pelo 1º Sargento Jair e pelo Soldado Guimarães e destaca alguns pontos como as funções de quem está prestando o socorro, sendo elas:

1. Contactar o serviço de atendimento emergencial do Corpo de Bombeiro (193)
  2. Fazer o que deve ser feito no momento certo, a fim de:
    a. Salvar uma vida
    b. Prevenir danos maiores
  3. Manter o acidentado vivo até a chegada deste atendimento.
  4. Manter a calma e a serenidade frente a situação inspirando confiança.
  5. Aplicar calmamente os procedimentos de primeiros socorros ao acidentado.
  6. Impedir que testemunhas removam ou manuseiem o acidentado, afastando-as do local do
    acidente, evitando assim causar o chamado “segundo trauma”.
  7. Ser o elo de ligação das informações para o serviço de atendimento emergencial.

“Agradeço imensamente a colaboração do Corpo de Bombeiros de Bonito, que pelo terceiro ano está nos auxiliando com essa capacitação extremamente importante, porque pode salvar a vida das nossas crianças, principalmente nos CEIs, onde lidamos com bebês de 4 meses até crianças de 4 anos, e sabemos que nessa fase elas são mais suscetíveis a acidentes domésticos, por assim dizer, como asfixia por alimentos, ou coisas do tipo. Então todo preparo que nossos professores e demais profissionais tiverem, ajuda”, detalha a secretária de Educação, Eliana Fregatto.

Na segunda-feira (19) será a abertura oficial da Jornada para todos os professores da REME, com a palestra “Um novo olhar para os diferentes modos de aprender e ensinar”, ministrada pelo palestrante David Vasconcelos Valente da Conceição.

Limpeza e manutenção

A Secretaria de Obras também iniciou os trabalhos de limpeza e manutenção das áreas externas das Escolas e CEIs, para que as crianças e professores sejam recebidos com um ambiente limpo e harmonioso.