Veja o vídeo através do link: http://goo.gl/4iVjiR

Há mais de dez anos sem acesso às profundezas da Gruta do lago Azul, no mês de março de 2015, por mais de 15 dias mergulhadores experientes, fotógrafos e pesquisadores desenvolveram um trabalho de pesquisa que culminou com um quadro especial a ser apresentado no programa Fantástico da Rede Globo que foi ao ar neste domingo (26).

A expedição foi organizada pelo Juca Ygarapé, pioneiro no turismo em Bonito, mergulhador e cinegrafista em matérias da Discovery Chanel, National Geographic entre outros. Teve como principal captador de imagens o fotógrafo sub e de natureza Marcelo Krause, curitibano detentor de vários prêmios nacionais e internacionais na fotografia subaquática.

A identificação dos fósseis ficou a cargo do pesquisador Leandro de O. Salles, do Museu Nacional do Rio de Janeiro e coordenador dos estudos sobre a ossada do mastodonte encontrada na nascente do rio Formosinho em 2002.

A coordenação do mergulho esteve sob a responsabilidade do instrutor e espeleo-mergulhador José “Tuta” Barroco, que desde 1995 mergulha em cavidades da região e fez o mapeamento para o plano de manejo do Buraco das Abelhas e da Lagoa Misteriosa.

Os objetivos da expedição foram a captação de imagens inéditas para acervo do município, pesquisa com relação aos fósseis encontrados no interior da gruta e a divulgação do atrativo, plenamente atingidos, principalmente com esse programa especial do Fantástico que divulgará o destino nacional e internacionalmente.

O projeto teve o apoio da Prefeitura de Bonito, do Iphan e da Bonito Scuba.

Fonte: BonitoNet

Fantástico e pesquisadores realizam expedição na Gruta do Lago Azul