18/11/2013 07h38 – Atualizado em 18/11/2013 07h38
Por: Assessoria
O Instituto Histórico e Geográfico do Mato Grosso do Sul, em parceria com o Governo do Estado, por meio de sua Fundação de Cultura e da Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural, realiza mais uma edição este ano do projeto “ Caravana da Memória”, em homenagem aos 36 anos de criação do Estado de Mato Grosso do sul. Esse projeto realiza ciclos de palestras com o objetivo de orientar políticas públicas voltadas para ações que desenvolvam projetos de valorização e divulgação da história, da literatura e do patrimônio sul-mato-grossense.
É um movimento que busca conscientização e reconhecimento da cultura, da memória, da história e da arte, fazendo reflexão sobre os valores, patrimônio material e imaterial, talentos artísticos, históricos e literários existentes no local.
O evento, desta feita, acontece no Município de Bonito/MS, no Auditório do Restaurante Tapera na Rua Cel. Pilad Rebuá, 191- Centro.
O ministrante do projeto é o prof. Hildebrando Campestrini, que além de professor, é historiador e Presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Mato Grosso do Sul.
O tema a ser abordado é “Preservar o Patrimônio: Compromisso Social”.
O núcleo habitacional que se transformaria na sede do Município de Bonito, iniciou-se em terras da Fazenda Rincão Bonito.
A Lei Estadual nº 693, de 11 de junho de 1915, cria inicialmente o Distrito de Paz de Bonito, com área desmembrada do Município de Miranda e a este subordinado administrativamente. Finalmente a Lei Estadual nº 145, de 2 de outubro de 1948, eleva-o a categoria de Município, tendo por sede a cidade de Bonito, constituindo termo judiciário da Comarca de Aquidauana, com um único Distrito, o da sede municipal, situação mantida pelo Decreto nº 1.738, de 30 de dezembro de 1953, que fixou o quadro territorial administrativo-judiciário do Estado, para vigorar no quinquênio 1954-1958. Em 1977 o município passa a fazer parte do atual estado de Mato Grosso do Sul.
Maiores informações contatar a Profª Iolete no Patrimônio pelo telefone 3316-9108 ou o Prof. Hildebrando no 3384-1654.