Nesta quinta-feira (03/11), a Secretaria de Meio Ambiente esteve presente na E.M.R Professor Francisco Anísio Corrêa Ferreira para realizar parte das atividades do Programa de Educação Ambiental, “Desenhado para a cidade de Bonito”, no segundo semestre de 2022. A equipe também aproveitou para acompanhar as atividades de Mostra Cultural, no qual os alunos expuseram os resultados dos trabalhos realizados no ano de 2022, contemplando as maquetes e terrários confeccionados para os respectivos concursos, cujos resultados deverão sair até o fim deste mês.

Como parte das atividades realizadas, a equipe demonstrou como é feito o Círculo das Bananeiras que, em linhas gerais, é um sistema alternativo, sustentável e fácil de fazer, muito útil para casas e comunidades sem estação de tratamento de esgoto. Neste sistema, a água cinza (de pia de cozinha e etc) é descartada em um “ninho” (um buraco) de materiais orgânicos e sólidos (madeira, restos de construção etc) no qual, ao entorno deste “ninho”, são plantadas bananeiras de qualquer variedade e outras plantas que, tal quais as bananeiras, precisam de muita água para sobreviver. Essas plantas então consomem a água descartada para que futuramente, o proprietário possa alimentar-se dos frutos desse circulo!

No período vespertino, a diretora Maria Aparecida realizou uma oficina de sabão liquido com o óleo coletado pelos alunos na “Gincana de Olho no Óleo” no qual os produtos finais ficaram para utilização na própria escola, demonstrando que é possível reutilizarmos aquilo que consumimos diariamente!

Neste sentido, queremos agradecer aos servidores e servidoras da Escola Municipal Rural Profº Francisco Anísio Corrêa Ferreira que, gentilmente, acolheu as atividades do Programa de Educação Ambiental e fez com que esse dia pudesse se concretizar! Ressaltamos aqui o compromisso desta turma com a educação dos jovens e crianças que formam a comunidade Águas de Miranda. Também agradecemos ao Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (IASB), grande parceiro dessa ação de Educação Ambiental que além de estar conosco nesta quinta-feira, também já esteve em outro momento realizando uma aula prática e teórica sobre Defesa da Fauna e Flora com os alunos das comunidades rurais tanto do distrito Águas, quanto do Assentamento Guaicurus.

Por fim, gostaríamos de parabenizar, sobretudo, os alunos e alunas que realizaram com muita dedicação cada trabalho exposto nas salas de aula. A educação é o melhor e mais eficiente caminho para gerarmos um futuro decente para todos nós e vocês, com muito orgulho, são os bons exemplos dos motivos pelos quais desejamos cada vez mais contribuir para uma educação socioambiental de qualidade em nossa região.