11/12/2013 08h06 – Atualizado em 11/12/2013 08h06
Por: Rodrigo Trigueiro
A Secretaria de Cultura, ontem (10), através de suas Divisões: Eventos e Artesanato (Kelly Santos) e de Projeto, Memória e Patrimônio (Genivaldo Luz), visitaram o Distrito Águas do Miranda. O objetivo da visita é conhecer e colher informações importantes a respeito da Festa de Folia de Reis visando parcerias e projetos para a captação de recursos culturais.
Conversaram com o Sr. Amarilio Modesto da Silva, a pessoa que começou há muitos anos essa tradição no local, aproximadamente a uns 25 anos. Segundo ele, os ensinamentos foram passados de geração em geração e mantem-se até hoje.
Antes do natal começam os preparativos, os ensaios, logo após o natal a Companhia de Folia de Reis, inicia as cantorias de casa em casa solicitando “prendas” (doações) a comunidade para a festa que é realizada em Janeiro de cada ano. A companhia é formada por 12 integrantes que percorrem, além do distrito, também as fazendas da região convidando e arrecadando as “prendas”.
Na atualidade a comunidade criou como parceria cultural a Banda de Percussão Alabê (Mestre da Música), nascida no tronco da comunidade negra e revivendo nos jovens a importância de valorizar a cultura negra, nas raízes de outras etnias.
Desde o ano de 2011, a comunidade possui a Associação Negra Quilombola Ribeirinha Águas do Miranda, tendo como presidente o Sr. Célis Henrique da Silva Cardoso. Além disso, foi emitido pelo Ministério da Cultura, através da Fundação Cultural Palmares, a certidão de auto definição reconhecendo a Comunidade de Águas do Miranda como remanescentes de Quilombo.
A Prefeitura de Bonito, através da Secretaria de Cultura irá apoiar a Folia de Reis, sabendo da importância de resgatar a cultura negra e preservá-la dentro das famílias Quilombolas, sendo de fato, um bem cultural do município de Bonito. O evento acontecerá nos dias 10, 11 e 12 de Janeiro de 2014.
