O Distrito de Águas do Miranda foi palco no último final de semana, da tradicional festa folclórica de Folia de Reis.

Por: Assessoria de Comunicação e Sec. de Cultura

O Distrito de Águas do Miranda foi palco no último final de semana, da tradicional festa folclórica de Folia de Reis. A festividade acontece todos os anos, e envolve a comunidade Negra Quilombola do distrito, bem como toda a população ribeirinha, cidades e fazendas da região.

A Prefeitura de Bonito, através da Secretaria de Cultura, ciente da importância do evento no calendário cultural do município, forneceu apoio na parte estrutural da festa da Folia de Reis.

A Diretora de Cultura, Vânia Mugartt acompanhou toda a trajetória da procissão até a Capela do Distrito. “É importante preservar essa manifestação popular, que emociona e mostra a religiosidade e a cultura afrodescendente”, salientou a diretora.

Logo após a procissão, foi servido um delicioso churrasco, seguido de um baile para festejar a Folia de Reis no Distrito de Água do Miranda.

Tradição – No dia 06 de janeiro comemora-se o Dia de Reis, que na tradição cristã foi o dia em que os três reis magos levaram presentes a Jesus Cristo. Em homenagem aos reis magos, os católicos realizam a folia de reis, que se inicia em 24 de dezembro, véspera do nascimento de Jesus, indo até o dia 06 de janeiro, dia em que encontraram o menino. A folia de reis é de origem portuguesa e foi trazida para o Brasil na época da colonização.

Durante os festejos, os grupos saem caminhando pelas ruas das cidades, levando as bênçãos do menino para as pessoas que os recebem. É tradição que as famílias ofereçam comidas aos integrantes do grupo, para que possam levar as bênçãos por todo o trajeto, que agradecem ao hospedeiro e seguem para o próximo destino. No dia de Reis, 6 de janeiro, a bandeira retorna à casa do embaixador.

Equipe da Cultura com a Bandeira de Santos Reis do Distrito Águas do Miranda, juntamente com o Sr. Amarilio Modesto da Silva (Festeiro da Folia de Reis).