09/10/2019 09h31 - Por: Assessoria de Comunicação SEMEC

A formação foi coordenada pelos Formadores Regionais: Maristela Pellin, Luzia dos Santos e Claudia Castro Mundel e a articuladora Ana Marcia Mafalda

A prefeitura municipal de Bonito juntamente com a SEMEC realizou no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bonito-MS, o último encontro (2019) da Formação Continuada para implementação do Currículo MS, para 22 coordenadores pedagógicos das escolas municipais e estaduais do município, em regime de colaboração, com a Secretaria de Estado de educação.

A formação foi coordenada pelos Formadores Regionais: Maristela Pellin, Luzia dos Santos e Claudia Castro Mundel e a articuladora Ana Marcia Mafalda, totalizando 3 formações durante o ano.

De acordo com a SEMEC o educador deverá sempre estar em formação e atualização, assim irá além de ensinar os conteúdos, tornando-se um facilitador e orientador do aprendizado. Nesse contexto, o coordenador pedagógico atuará não apenas na gestão da escola, mas também será responsável pela formação em serviço,assegurando que todos tenham as melhores condições de aprender e de ensinar,uma vez que as informações estão chegando e se alterando muito rapidamente, de forma que atualizar-se em qualquer área de atuação profissional, tem se tornado um desafio cada vez maior. Considerando o novo contexto educacional, com a BNCC, manter-se por dentro das metodologias ativas é especialmente importante para atualizar as práticas pedagógicas visando melhorias ao desenvolvimento dos estudantes.

Encerrando o 3º encontro de formação aos coordenadores, dia 23/09/19, no espaço do Sindicato Municipal, com tema gerador Coordenador Pedagógico: correlação entre o processo formativo e a sua prática profissional, os formadores regionais desenvolveram o Módulo III, com o tema: “O papel do coordenador pedagógico no fortalecimento das práticas pedagógicas dos docentes”, com o objetivo de possibilitar ao coordenador pedagógico a compreensão da funcionalidade do plano de aula como instrumento que norteia e fortalece as ações didáticas contemplando além dos conteúdos as habilidades, metodologias ativas, temas contemporâneos, cultura digital, interdisciplinaridade, transversalidade, tipos de avaliação e recuperação da aprendizagem.

No dia 24/09/19 desenvolveu-se com os coordenadores o Módulo IV “Estrutura do Currículo de Mato Grosso do Sul e o Plano de aula”, para repasse aos professores da rede pública de ensino na 4ª e última etapa da Formação Continuada para professores – 2019- que ocorreu entre os dias 03 a 07/10/2019, nas respectivas escolas em que atuam, com o propósito de compreender a relevância do Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul.

Encontro foi realizado no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bonito. Foto: Divulgação