Campanha pede apoio da comunidade na luta contra o trabalho infantil

10/06/2020 15h24 – Por: Conselho Tutelar de Bonito

A promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente em 13 de julho de 1990 trouxe uma grande conquista à sociedade brasileira: o reconhecimento de crianças e adolescentes como sujeitos com Direitos! Sendo eles: o Direito à Vida e à Saúde, Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade, Direito à Convivência Familiar e Comunitária, Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer e Direito à Profissionalização e à Proteção no Trabalho.

Por meio do ECA muitos avanços ocorreram no intuito de resguardar a infância. Um dos avanços é a Lei nº 11.542/2007 que institui o Dia Nacional do Combate ao Trabalho Infantil. Segundo a OIT (Organização Internacional do Trabalho) “O trabalho infantil é ilegal e priva crianças e adolescentes de uma infância normal, impedindo-os não só de frequentar a escola e estudar normalmente, mas também de desenvolver de maneira saudável todas as suas capacidades e habilidades”.

Atento a campanha do dia 12 de junho, o Conselho Tutelar convida a população bonitense a ajudar na erradicação do trabalho infantil, seja pela divulgação ou pela denúncia. A sociedade precisa se conscientizar que erradicar o trabalho infantil é dever de todos! Vamos juntos nessa luta: lugar de criança e adolescente é na escola. Diga não ao trabalho infantil!

Peteca Sim, Trabalho Infantil Não

O Estatuto da Criança

E do Adolescente diz:

14 a 16 anos

Trabalha como aprendiz

Menor que quatorze anos

Não pode ter esses planos

Senão não será feliz!

Todo trabalho infantil

Não combina com saúde

A criança e o adolescente

Não vão ter sua juventude.

Só a escola e a educação

É que serão a solução

Para mudar de atitude

Criança vai trabalhar

Para ganhar o seu pão

Mas isso só vai mudar

Através da educação.

Tirar o menino da rua

Ela ainda continua

Sendo a única solução.

Pra terminar essa história

Digo aqui esta verdade

Só podemos transformar

Esta triste realidade.

Cada faça sua parte

Só assim é que se reparte

A responsabilidade

Andressa; Catarina; Carlos; Gleiciane; Mirian Gerardo Carvalho; Ranieri; Renato. Peteca Sim Trabalho Infantil Não.Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente. Fortaleza (CE), 23/11/09.

Se você conhece alguma criança ou adolescente que esteja em situação de trabalho infantil denuncie! Faça a sua parte! Ligue Conselho Tutelar: (67) 99260-3066 / (67) 3255-2081

“Dizem que o trabalho infantil não mata. Mas, mata sim; principalmente os sonhos!”


Conselho Tutelar alerta sobre direitos da criança e adolescente

Conselho Tutelar alerta sobre direitos da criança e adolescente