Serviços emergenciais continuarão a disposição da população
Por: Naiane Mesquita
Em razão das celebrações da Semana Santa, a Prefeitura Municipal de Bonito adotou ponto facultativo para a quinta-feira (2). Apenas os serviços essenciais, como o atendimento à saúde, continuarão em funcionamento. Neste caso, o plantão médico será realizado por dois profissionais no Hospital Darci João Bigaton. Os postos de saúde estarão fechados até domingo (5).
Encontro foi realizado no Sindicato Rural com a presença do prefeito Leleco Brito
Por: Naiane Mesquita
Produtores rurais de Bonito e integrantes da Bonileite (Associação dos Produtores de Leite de Bonito e Região) participaram de uma reunião ontem com o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) Enelvo Felini, no Sindicato Rural do município.
O encontro foi um grande bate-papo que contou com a presença do prefeito Leleco Brito (PT do B), do promotor de justiça, Luciano Loubet, do presidente do Sindicato Rural, Marcelo Bertoni, do fiscal ambiental do Imasul, Marcelo Brasil e do coordenador municipal de Bonito e gestor de desenvolvimento rural da Agraer, Paulo Sérgio Gimenes.
Segundo Enelvo, a visita integra uma série de visitas que promovem o diálogo entre o Governo do Estado e os produtores rurais do município. “A Agraer gosta de atender os políticos, os prefeitos, os produtores rurais em suas necessidades, de acordo com as nossas possibilidades. O projeto de Microbacias foi atendido prontamente pelo Governador Reinaldo assim que ele soube dessa demanda na MS-345”, afirma o diretor-presidente. O projeto evita o assoreamento dos rios por meio dos dejetos que são carregados pelas águas das chuvas nas estradas. Para evitar o problema, é necessário construir caixas de retenção nas vias e curvas de nível nas propriedades rurais. Em Bonito, a Prefeitura Municipal em parceria com a Agraer já realiza esse trabalho nas estradas municipais.
Para o prefeito Leleco Brito, apesar do apoio da agência, ainda há demandas a serem cumpridas na cidade. “Quero aproveitar a visita do Enelvo em Bonito para solicitar uma atenção ao município. Estamos precisando de uma patrulha mecanizada, trator, grade, rastreador, além de 7 resfriadores para os produtores rurais da Bonileite, e que vocês continuem conosco nessa parceria da conservação da água e do solo por meio do projeto microbacias”, afirma o prefeito.
Meio ambiente
O promotor de justiça Luciano Loubet, reforçou a importância da parceria entre os poderes para a proteção do meio ambiente. “Estou em Bonito há 12 anos e em breve vou deixar a cidade. Acredito que a Agraer está fazendo um trabalho ótimo de conservação do solo, que evita a degradação dos rios, que é 70% decorrente das estradas e 30% da lavoura mal produzida. Essa parceria com a Agraer deve continuar, inclusive vou deixar a sugestão que o Condema (Conselho Municipal de Meio Ambiente) invista nessa área, nesse trabalho nas estradas com os investimentos decorrentes de uma multa ambiental que será quitada em várias parcelas”, ressaltou Luciano.
Para o presidente do sindicato rural, Marcelo Bertoni, desmistificar que o produtor rural é o grande vilão do meio ambiente é um trabalho primordial. “Eu acredito que essa lenda que o produtor é que está sujando os rios precisa terminar. Acreditamos que a visita do Enelvo pode contribuir para o desenvolvimento dos nossos projetos no município”, explica.
Cadastro ambiental
O diretor-presidente da Agraer também frisou que em breve o governo do Estado realizará uma força tarefa para a promoção do CAR (Cadastro Ambiental Rural dos Pequenos Produtores). “Estamos atrasados com esse cadastro no Estado. E após analisarmos a legislação, vimos que compete a Agraer realizar esse cadastro, mas que não tínhamos pessoal suficiente para isso. Agora, teremos esse apoio do governo do Estado para realizar esse cadastro o mais rápido possível”, aponta.
Criado pela lei do Código Florestal, o CAR é responsável pela formação da base de dados para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil. No sistema, os produtores devem informar os dados cadastrais e a localização georreferenciada das Áreas de Preservação Permanente, áreas de Reserva Legal e áreas de Uso Restrito.
Programa Meu Bairro tem Cinema da Prefeitura Municipal estreia com sessão lotada e pipoca gratuita
Por: Naiane Mesquita
Nem mesmo a chuva fininha que caiu na noite de ontem espantou os espectadores do Programa Meu Bairro tem Cinema, da Prefeitura Municipal de Bonito. A sessão de estreia do projeto aconteceu na Praça do Jardim Bom Viver, por volta das 20 horas, com a presença do prefeito do município, Leleco Brito.
As primeiras imagens exibidas no telão foram de pontos turísticos de Bonito. De acordo com a secretária de cultura, Vânia Mugartt, a ideia é despertar não só o amor pelo cinema na população, mas também o orgulho de ser bonitense. “Queremos que os moradores conheçam a sua história, a sua cultura e tenham orgulho do nosso turismo, dos nossos cartões postais. Por isso, o vídeo institucional da cidade”, afirma.
O prefeito do município, Leleco Brito, ficou emocionado com a ação. “Acreditamos que eventos como esse são importantes para a comunidade. Para as crianças e jovens que não tem muito lazer, muito acesso ao cinema, a atividades culturais. Hoje, é uma noite especial, espero que todos aproveitem”, disse Leleco.
Idealizado pelo promotor de eventos Agenor Zampiere, o projeto também tem apoio da Secretaria de Turismo, do Bonito Conventions Bereau e do Comtur (Conselho Municipal de Turismo de Bonito). “O telão é 4×3,5 metros de altura, um som de qualidade de cinema, semelhante ao cinema tradicional. A chuva atrapalhou um pouco, mas também faz parte da magia. Não queremos colocar muita coisa, porque tem essa beleza de ser ao ar livre”, explica Agenor.
O filme escolhido para abrir a temporada foi o Espetacular Homem-Aranha. O projeto ainda segue para outros bairros do município, de forma itinerante e em busca de novos parceiros. “Hoje, nós tivemos o apoio do Tremzinho, que veio até ao bairro e deu uma volta com a criançada, chamando também para o projeto, tivemos um pipoqueiro, e também o apoio de toda a comunidade. Mas nós estamos em busca de parcerias, de pessoas que possam nos ajudar a continuar com esse programa cultural”, explica Vânia.
Comunidade
Mais de 50 pessoas compareceram a sessão de cinema no bairro Bom Viver. Uma das mais animadas, mesmo embaixo de chuva, era a dona de casa Marlene Firmino de Almeida, 49 anos. Ao lado dos três netos, ela aproveitou o filme. “Eu estou gostando bastante, trouxe meu netinho, que nunca tinha visto um filme assim. É a primeira vez dele. Eu adoro filme, principalmente o Homem-Aranha”, brinca.
O filme escolhido para abrir o programa foi o Espetacular Homem-Aranha.
Segundo a presidente do bairro Bom Viver I e II, Eliana de Góes da Silva, a decisão foi acertada. “Nós temos 400 a 450 crianças e adolescentes nos dois bairros, então o filme atinge bem essa faixa etária. Eu achei muito interessante, eu debato muito aqui sobre as drogas, é um incentivo para eles, para a comunidade, os pais e os adolescentes, é um incentivo a mais, gostaria que tivesse mais atividades culturais, como dança, capoeira. Estamos trabalhando e agradecemos muito a Prefeitura por ter tido essa ideia”, explica.
Serviço: : A próxima sessão acontece no dia 11 de abril na feira do bairro Marambaia.
Projeto tem atualmente 73 alunos e funciona na sede da Seleta em Bonito
Por: Naiane Mesquita
Desenvolver a cidadania e incentivar a preservação ambiental são alguns dos muitos objetivos da Patrulha Mirim Ambiental. Com o apoio da Prefeitura Municipal de Bonito neste ano, o projeto ganhou uma nova sede e pretende ampliar ainda mais as atividades realizadas ao longo do ano com crianças e adolescentes de Bonito.
A primeira aula do projeto foi realizada no dia 18 de março com diversas autoridades, entre elas, o vice-prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues e a secretaria de educação, Loiva Heideck Schiavo. “Ficamos orgulhosos com o trabalho que o tenente Espíndola realiza na Patrulha Mirim, de ver esses estudantes recebendo a graduação e novos alunos iniciando no projeto. Esperamos ajudar no crescimento do projeto neste ano de 2015, agora na sede e com esse apoio da Seleta também”, afirmou Josmail.
Os alunos frequentam 13 disciplinas: reforço escolar, noções de escotismo, primeiros socorros, comportamento, disciplina, boas maneiras, educação ambiental, noções de turismo, noções de trânsito, laboratório de prática estudadas, esporte e lazer, ordens unidas e instrução militar. “O aluno chega na patrulha no período da manhã. No primeiro horário é o acompanhamento das tarefas, o lanche e duas outras aulas que serão distribuídas dentro desse conteúdo”, explica o responsável pelo projeto, o 1º tenente da Polícia Militar, Francisco Solano Espindola.
Para contribuir com as disciplinas, Espíndola realizou parcerias com empresas e o Comtur (Conselho Municipal de Turismo). “É uma parceria informal com o Comtur, eles realizam algumas parcerias e até mesmo ajudam a ministrar algumas disciplinas, como em noções de turismo. Também vamos iniciar uma parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, no viveiro municipal”, frisa.
Atualmente o projeto tem 73 anos alunos. São duas professoras, uma delas é cedida pela Prefeitura Municipal, e um monitor. “Ainda temos umas 2 ou 3 vagas para meninos e meninas. Quem já se formou, vai trabalhar nas oficinas, nos artesanatos, nos projetos de horta e cozinha comunitária que estamos iniciando. Nessas atividades, parte recreativa e educativa”, explica o tenente.
Além das atividades, o projeto também exige disciplina no ensino regular. “Realizamos duas reuniões bimestrais com os pais, onde analisamos o desempenho dos alunos. E também visitamos escolas de fora, que tenham um trabalho parecido”, aponta.
Cerca de 70 pessoas participaram do encontro na região do bairro Rincão Bonito
Por: Naiane Mesquita
A gravidez e o sexo seguro foram os temas abordados pela equipe da Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Saúde na tarde de segunda-feira (23) no CRAS (Centro de referência em Assistência Social) da região do Rincão Bonito. Cerca de 70 pessoas participaram do encontro que teve a palestra da médica pediatra, Denise Lacerda Albaneze.
Segundo a coordenadora do CRAS, Claudia Marcia Braff Denes, a reunião atingiu as famílias que integram o PAIF (Serviço de Proteção e Atenção Integral à Família). “São famílias em situação de vulnerabilidade social, sendo prioritárias aquelas beneficiárias de programas de transferência de renda e benefícios assistenciais, pessoas com deficiência e/ou pessoas idosas que vivenciam situações de fragilidade. Consiste em um trabalho de caráter continuado com o objetivo de fortalecer a função protetiva das famílias prevenindo assim a ruptura de vínculos familiares, promovendo o acesso à informação e aos serviços socioassistenciais”, afirma.
Com a presença da pediatra, os assuntos abordados envolveram a gravidez, a importância do pré-natal e a proteção a doenças sexualmente transmissíveis. “Ela trouxe informações a respeito da gravidez e doenças sexualmente transmissíveis, conversando com a população sobre o pré-natal, gestação, gravidez na adolescência, doenças mais comuns nessa fase, métodos contraceptivos e prevenção de DSTs”, ressalta.
Além das famílias atendidas e acompanhadas pelo PAIF participaram do encontro mães e gestantes do “Mãe Gestante”, grupo de mulheres que se reúnem as segundas-feiras no CRAS, e famílias participantes dos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
Nova sede está localizada na sede da Secretaria de Saúde do município
Por: Naiane Mesquita
O CER- Bonito (Centro de Especialidades em Reabilitação) está de casa nova. O espaço foi transferido para a sede da Secretaria de Saúde, localizada na Vila Donária. Mais amplo e com novas salas, o local possibilita o atendimento de mais pacientes com mais conforto e tranquilidade.
De acordo com a fisioterapeuta e coordenadora do CER-Bonito, Dina Mara Flores de Figueiredo, a mudança tem o objetivo de aumentar o número de atendimentos no Centro. “Estamos com um espaço mais amplo, com número maior de eletrotermoterapia. Antes tínhamos quatro box e agora são seis, o que possibilita para a equipe atender um número maior de pacientes, já que atualmente a demanda é muito grande”, afirma Dina Mara.
Além das novidades na estrutura, mais duas fisioterapeutas integram a equipe de saúde, que também tem psicólogas, fonoaudiólogas e terapeutas ocupacionais. “As salas dessas profissionais também são maiores, o que possibilita o atendimento em grupo para quem tem condições. Não sabemos ao certo quantos pacientes atendemos por mês, o fluxo é muito variado. Têm pessoas que só fazem dez sessões, outros que vem a vida inteira. O importante é que eles tenham um espaço adequado para receber o atendimento”, explica.
Dois caminhões e uma esteira foram cedidos para otimizar a recuperação da via municipal
Por: Naiane Mesquita
A 4ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada de Jardim-MS cedeu a Prefeitura Municipal de Bonito o uso de dois caminhões e uma esteira para a finalização das obras na estrada que dá acesso a Gruta do Lago Azul, Gruta de São Miguel e Abismo Anhumas. O acordo foi realizado a pedido do prefeito Leleco Brito e do vice-prefeito Josmail Rodrigues ao comandante da companhia, o major Carlos Alberto Galvão Magalhães.
De acordo com Josmail Rodrigues, a ajuda do exército chega em boa hora. “Estamos com uma força tarefa para tornar as estradas melhores. Além de levantar a estrada e patrolar, também criamos caixas de infiltração e contenção de 40 em 40 metros e curvas de níveis nas propriedades rurais. Isso ajuda a proteger os rios do município e conserva a estrada, que pode permanecer até 2 anos sem a necessidade de modificação”, afirma o vice-prefeito.
Os veículos do exercito trabalham ao lado de 2 caminhões da Prefeitura Municipal e dois veículos alugados também pela administração. “Também estamos atuando na estrada de São Geraldo e da antiga Ilha do Padre. Só temos a agradecer a ajuda do major Magalhães, que colocou a disposição os caminhões e tem ajudado muito o turismo e o agronegócio do município de Bonito”, ressalta Josmail.
A expectativa é que obra seja finalizada esta semana. “Para reabrir a Gruta do Lago Azul ainda dependemos do término da escadaria de pedra que estamos construindo. Mas acreditamos que a estrada termina antes e logo em seguida a escadaria”, explica.
Curso integra o Programa de Formação Cultural da Prefeitura Municipal de Bonito
Por: Multi-Frequência
A Oficina de Violão da Prefeitura Municipal de Bonito começou nesta segunda-feira (23) com turmas lotadas. Ao todo 35 pessoas compareceram ao Centro de Múltiplo Uso e participaram do nivelamento para as turmas de iniciantes, intermediários e eruditos.
Confira a galeria de fotos do primeiro dia de aula:
Encontro foi realizado em três unidades, incluindo o Distrito de Águas do Miranda e o Assentamento Guaicurus
Por: Naiane Mesquita
O juiz federal Odilon Barbosa realizou uma série de palestras em escolas da rede municipal de ensino de Bonito. Com o tema “Família, Drogas e Escola”, a apresentação ocorreu na sexta-feira (20), no Distrito Águas do Miranda e na Escola Professora Durvalina Dornelles Teixeira ( Polo) e no sábado (21), na Escola Rural do Assentamento Guaicurus. O prefeito Leleco Brito e o vice-prefeito Josmail Rodrigues participaram da abertura do evento.
Renomado pelo seu empenho na luta contra o tráfico de drogas, que resultará até em um filme brasileiro inspirado em sua vida, o juiz federal discorreu sobre a importância da família e de atividades na escola que mostrem os malefícios do uso e tráfico de drogas. “É uma honra estar em Bonito. Primeiro quero agradecer a presença do prefeito Leleco Brito e do presidente da câmara Amir Peres Trindade por nos acompanharem até aqui no Águas do Miranda”, disse o juiz.
O prefeito Leleco Brito (PTdoB) retribuiu o agradecimento ao juiz e explicou as mudanças que a Escola Rural Águas do Miranda sofreu no início do ano letivo, quando se transformou na primeira escola de Tempo Integral do município. “Muito obrigado pelo senhor estar conosco e eu quero dizer que Bonito se sente muito orgulhoso com a sua presença. Quero contar ao senhor, que hoje estamos começando um trabalho no qual nós acreditamos muito, que é a escola integral. Estamos em uma instalação modesta, mas com ótimo projeto, que eu acredito que colocado em prática com essa equipe de professores, nós conseguiremos que nossos jovens fiquem mais na escola e tenham mais opções na vida”, explicou Leleco.
Projeto
O juiz federal Odilon Barbosa realiza palestras em escolas públicas de Mato Grosso do Sul desde 2013. “Comecei na Prefeitura de Campo Grande, por meio de uma parceria. Eles fazem um calendário mensal e eu o cumpro no mês seguinte. Já percorremos 55 escolas em dois anos, praticamente toda a totalidade e até mais de uma escola por vez”, afirmou o juiz , após a palestra.
Odilon faz questão de falar aos alunos a sua origem simples e de reforçar que todos podem se tornar juízes federais ou qualquer outra profissão por meio da dedicação aos estudos. Para ele, é importante que o aluno saiba que para crescer é necessário estudo e dedicação. “Temos bons resultados com essas palestras. O problema que a gente percebe hoje é muita falta de conscientização, as pessoas são muito leigas no assunto. E percebemos uma grande omissão das autoridades e omissão de quem faz as leis, no caso do Congresso Nacional. As leis estão cada vez mais benevolentes com quem comete esse crime e o município fica por vezes preso, sem ter muitas opções para agir”, explicou o juiz.
Usamos cookies em nosso site para oferecer a você a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies.
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
Cookie
Duração
Descrição
cookielawinfo-checkbox-analytics
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional
11 months
The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy
11 months
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
viewed_cookie_policy
11 months
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.