Horário de atendimento: Das 7:00h às 13:00h - Rua Coronel Pilád Rebuá, 1780 - Centro - Tel. (67) 3255-1471 (67) 3255-1856 (67) 3255-2155

14.1 C
Bonito
Início Site Página 723

AVISO DE CHAMADA PÚBLICA Nº. 01/2015

19/01/2015 15h04 – Atualizado em 19/01/2015 15h04

Sub-Título

Por: Departamento de Licitação

O MUNICIPIO DE BONITO/MS, através da Secretaria Municipal de Administração e Finanças, torna público aos interessados, a Chamada Pública N° 001/2015, para aquisição de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural, destinado ao atendimento ao Programa Nacional de Alimentação Escolar, em atendimento a Lei nº. 11.947/2009 e Resolução FNDE/CD nº 26/2013. O recebimento da documentação e do projeto de venda ocorrerá no dia 10 de fevereiro de 2015, às 09h00min, no Setor de Licitações da Prefeitura Municipal de Bonito/MS. O edital com os dados completos encontra–se disponível gratuitamente aos interessados na sede da Prefeitura Municipal de Bonito/MS, sito a Rua Cel. Pilad Rebuá, 1780, Centro, Setor de Licitação e Contratos. Bonito/MS, 19 de janeiro de 2015. Assinado na Autorização Hallem Rodrigues Jaser, Secretario Municipal de Administração e Finanças.


AVISO DE CHAMADA PÚBLICA Nº. 01/2015

Campo Grande News publica vídeo de sucuri no Balneário Municipal

19/01/2015 12h01 – Atualizado em 19/01/2015 12h01

Reportagem entrevistou o secretário de meio ambiente do município sobre o comportamento do animal na região

Por: Naiane Mesquita

A reportagem do site sul-mato-grossense Campo Grande News publicou no sábado (17) um vídeo com uma sucuri no Rio Formoso, nas águas do Balneário Municipal. A presença do animal não é novidade entre os bonitenses. Nos dias mais frios, a sucuri costuma aparecer no local, para alegria da população e dos turistas.

Confira um trecho da reportagem assinada pela jornalista Vania Galceran:

Quem mora ou visita o município referência em ecoturismo no mundo, sabe que pode encontrar essas espécies nas regiões de visitação. O balneário municipal fica em uma área de várzea, alagada, habitat natural desses bichos. O balneário é gerido pela prefeitura municipal de Bonito.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Fabrício de Souza Maria, nesse trabalho são avaliadas as condições de estrutura, descarte do lixo e outros fatores que incluem a proteção do meio ambiente e das pessoas que visitam o lugar.
“O comportamento dos turistas em relação aos animais que tem seu habitat próximo ao balneário ou até mesmo dentro dele, é sempre de curiosidade, as vezes até de tocar no bicho. Nós alertamos para que isso não seja feito, apesar da cobra ser inofensiva, somos nós que estamos em seus habitat e não ela no nosso. O alerta é sempre para cuidado e prudência”.

Confira a reportagem e o vídeo que deu origem à publicação no site do Campo Grande News: http://migre.me/oc5a3

Reportagem mostra vídeo de sucuri no Balneário Municipal de Bonito (crédito: reprodução/Cg News)

Bonito é escolhido pelo Estadão como destino promissor de 2015

16/01/2015 17h22 – Atualizado em 16/01/2015 17h22

Lista escolheu 10 de 20 destinos do mundo com base em dados de visitantes e até da economia

Por: Naiane Mesquita

Bonito conquista todos os cantos do mundo com suas belezas naturais incríveis e suas águas cristalinas. Não foi diferente na lista elaborada pela coluna Viagem, do jornal Estadão. De uma lista de 20 lugares promissores para se conhecer em 2015, a reportagem escolheu os 10 melhores.

O município de Bonito aparece como uma referência na preservação ambiental. Na coluna, a cidade é citada como um dos poucos locais que consegue atrair tanto grupos familiares como os amantes dos esportes radicais. Na reportagem, os voos semanais da Azul e o fretado da Gol pela CVC foram citados como um incentivo maior ainda, além da proximidade com Campo Grande, capital sul-mato-grossense.
Bonito aparece ao lado de grandes destinos turísticos do mundo, como o Sudoeste Asiático, Chile, Minas Gerais e São Paulo.

Confira a reportagem na íntegra: http://viagem.estadao.com.br/noticias/geral,conheca-os-10-melhores-destinos-para-ir-em-2015,1606266

Bonito é escolhido como um dos destinos mais promissores do mundo pelo Estadão

AVISO DE LICITAÇÃO – TOMADA DE PREÇOS 01/2015

16/01/2015 16h30 – Atualizado em 16/01/2015 16h30

Sub-Título

Por: Departamento de Licitação

O Município de Bonito/MS, por intermédio da Secretaria de Administração e Finanças juntamente com a Comissão Permanente de Licitação, tornam público que realizará, nos termos da Lei 8.666/93 e alterações posteriores, licitação na modalidade “Tomada de Preços”, objetivando a contratação de empresa para construção de quadra escolar coberta na Escola Municipal Alves de Arruda e construção de cobertura de quadra escola na Escola Municipal Vitalina Vargas Machado – PAC 2, conforme TC/PAC 204571/2013, no Município de Bonito/MS. O Edital estará à disposição dos interessados mediante o pagamento de R$ 100,00 (cem reais), na sede da Prefeitura, sito a Rua Cel. Pilad Rebuá nº. 1780, Centro – Bonito/MS, de segunda a sexta feira das 07h às 12h. Poderão participar da licitação empresas inscritas no cadastro de Fornecedores da Prefeitura ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia da data fixada para o recebimento dos envelopes que será no dia 05 de fevereiro de 2015 às 09h00min, na sala de Licitações no Prédio desta Prefeitura. Bonito/MS, 16 de janeiro de 2015. Assinado na Autorização, Hallem Rodrigues Jaser, Secretario Municipal de Administração e Finanças.


AVISO DE LICITAÇÃO – TOMADA DE PREÇOS 01/2015

AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL Nº. 009/2015

16/01/2015 16h29 – Atualizado em 16/01/2015 16h29

Sub-Título

Por: Departamento de Licitação

O MUNICIPIO DE BONITO/MS, através da Secretaria Municipal de Administração e Finanças, torna público a abertura da Licitação, na Modalidade Pregão Presencial, que será regida pela Lei Federal nº. 10.520, de 17 de julho de 2.002, pelo Decreto Municipal 061/2006 e subsidiariamente pela Lei nº. 8.666 de 21/06/93, e suas alterações e Lei Complementar nº. 123/06, conforme adiante especificada: OBJETO: Aquisição de materiais de limpeza, higiene, desinfecção e utensílios domésticos para atender a demanda do Município. ABERTURA DA SESSÃO: 30 de janeiro de 2015. HORAS: 08h00min. LOCAL: Prefeitura Municipal de Bonito/MS, sito a Rua Cel. Pilad Rebuá, 1.780, Centro. O edital com os dados completos encontra–se disponível aos interessados no endereço acima especificado, gratuitamente. Bonito/MS, 16 de janeiro de 2015. Assinado na Autorização Hallem Rodrigues Jaser Secretário Municipal de Administração e Finanças.


AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL Nº. 009/2015

Ações no solo e na melhoria genética dos animais aumentam a produção de leite em Bonito

16/01/2015 12h19 – Atualizado em 16/01/2015 12h19

Sub-Título

Por: Naiane Mesquita

Nas propriedades no entorno da rodovia MS 345, a prefeitura municipal e técnicos da Agraer já realizam um trabalho semelhante ao Microbacias, que visa a melhoria do solo há cerca de 2 anos. Com o suporte de agrônomos e veterinários, os associados da Bonileite receberam apoio técnico em diferentes áreas dando melhores condições para o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite, possibilitando aumentar a produção, melhorar a qualidade do leite e de forma ambientalmente correta.

O casal de produtores rurais Luis Carlos Jacques, 42 anos, e Rosangela André Trelha, 40 anos, integram a associação de produtores de leite – Bonileite e afirmam que o apoio da prefeitura foi essencial para aumentar a produção. “Antes não tínhamos nenhum suporte. Nunca tivemos um prefeito que fizesse esse trabalho. Antes de recebermos o suporte do Programa Leite Forte, a prefeitura já tinha disponibilizado um veterinário para atender as propriedades e até sémen para melhorar a genética dos animais”, afirma Luis Carlos, que tem uma produção em média de 80 litros por mês em 2014.

Outro proprietário beneficiado pelo projeto, João Martins de Lima, 67 anos, afirma que jamais teria condições financeiras de realizar as melhorias na propriedade. “Aumentamos nossa produção sem custo. Antes eu conseguia 45 a 50 litros por mês e hoje é de 85 a 90 litros”, explica.

João Avelino Vaes, 45 anos, concorda. “Levaríamos anos para realizar as melhorias que fizemos em dois anos. Vários anos para pagar a hora de trabalho do maquinário, óleo do trator. Nessas áreas a pastagem era bem fraca, com a curva de nível e a reforma do pasto mudou completamente. Nós só custeamos a semente. Hoje de 40 litros, produzo 120”, exemplifica o produtor.

João Martins de Lima mostra as curvas de nível da propriedade (crédito: Naiane Mesquita)

O produtores rurais Luis Carlos Jacques, 42 anos, e Rosangela André Trelha, ao lado do técnico da Agraer Paulo Gimenes (crédito: Naiane Mesquita)

Ações no solo e na melhoria genética dos animais aumentam a produção de leite em Bonito

Prefeitura protege o meio ambiente e beneficia produtores rurais com melhorias em estradas

16/01/2015 11h55 – Atualizado em 16/01/2015 11h55

Projeto Microbacias é realizado na região do córrego Pequitito em parceria com a Agraer

Por: Naiane Mesquita

A Prefeitura Municipal de Bonito realiza em parceria com a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e o Ministério Público, melhorias nas estradas municipais da região à margem direita do Rio Mimoso, próxima a nascente do córrego Pequetito. Desenvolvido há cerca de seis meses, o projeto Microbacias reduz a erosão provocada pelas chuvas nas estradas e propriedades rurais, além de proteger os rios dos processos de assoreamento.

Para a realização da obra, a prefeitura disponibiliza o maquinário necessário para a construção das caixas de infiltração e o cascalhamento da estrada. Esta técnica possibilita que água da chuva não escorra na forma de enxurradas e evita a erosão nas propriedades e consequentemente o turvamento e a criação de bancos de areia nos rios do município. Ao todo foram realizados mais de 10 km de estradas recuperadas.

Segundo o coordenador municipal e gestor de desenvolvimento rural da Agraer, o engenheiro agrônomo Paulo Sérgio Gimenes, a ação interfere diretamente no meio ambiente e na produção dos produtores. “Antes da construção dos terraços, também chamados de curvas de nível, e das caixas de infiltração, a água da chuva escorria pela estrada, entrava na propriedade rural criando erosões e seguia para o rio, formando bancos de areia. Esses bancos influenciavam na turbidez da água, tornando ela mais escura e a erosão prejudicava a fertilidade do solo das propriedades rurais”, explica Paulo.

Mudança

Há alguns meses, a realidade em Bonito começou a mudar. “Com a criação das caixas de infiltração ao invés da água descer a estrada e provocar a erosão na fazenda e os bancos de areia no rio, ela cai nessas caixas. São construídas caixas a cada 40 metros, de acordo com a declividade da estrada. Quando chove, a água acumula nesse local, sendo absorvida depois pelo solo naturalmente”, afirma.
Para o trabalho ser completo, os produtores rurais são auxiliados na construção das curvas de nível, que reduzem a velocidade da água dentro das propriedades. Isso evita a erosão e beneficia o pasto. “Tudo isso protege os rios, as nascentes, o meio ambiente e melhora a produtividade. Nos lugares em que fizemos apenas a curva de nível, que são as propriedades atendidas pela associação Bonileite, os produtores melhoraram o pasto, aproveitaram melhor os hectares e dobraram a produção de leite”, exemplifica Paulo.

O produtor rural Osmar da Silva, mais conhecido como Baiano, aguarda com ansiedade o término das melhorias nas estradas. Observando a máquina da obra que passava em frente a sua propriedade na manhã de ontem, o bonitense de 50 anos, confessa que sofre muito com a erosão em decorrência da chuva. “Aqui quando chove vira um barro, uma terra vermelha e isso desce tudo para a plantação e o rio. Quando terminar o trabalho na estrada e também com a curva de nível, vai melhorar bastante para a gente”, comemora.

Leia mais sobre o trabalho desenvolvido pela Prefeitura Municipal no link: http://migre.me/o9zT7

Projeto Microbacias constrói caixas de infiltração para evitar a erosão em propriedades e o assoreamento de rios

Produtor rural Osmar da Silva espera melhorias com a criação de caixas de infiltração nas estradas

Prefeitura protege o meio ambiente e beneficia produtores rurais com melhorias em estradas

Prefeito participa de entrega de prêmios em agência do Sicredi

16/01/2015 11h39 – Atualizado em 16/01/2015 11h39

Sub-Título

Por: Naiane Mesquita

O prefeito de Bonito, Leonel Lemos de Souza Brito (PT do B) participou da entrega de uma moto 0km na tarde de quarta-feira (14) em uma agência do Sicredi no município. O empresário premiado no sorteio foi o bonitense Denis Correa Florenciano.

Para Leleco, é importante para o município a valorização do empresário local. “Ficamos felizes com o sucesso dos empresários, que crescem mais a cada dia e ainda recebem prêmios”, afirmou o prefeito, após a cerimônia.

Prefeito participa de entrega de prêmios em agência do Sicredi

Prefeito participa de entrega de prêmios em agência do Sicredi

Prefeito participa de entrega de prêmios em agência do Sicredi

AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL Nº. 008/2015

14/01/2015 16h58 – Atualizado em 14/01/2015 16h58

Sub-Título

Por: Departamento de Licitação

O MUNICIPIO DE BONITO/MS, através da Secretaria Municipal de Administração e Finanças, torna público a abertura da Licitação, na Modalidade Pregão Presencial, que será regida pela Lei Federal nº. 10.520, de 17 de julho de 2.002, pelo Decreto Municipal 061/2006 e subsidiariamente pela Lei nº. 8.666 de 21/06/93, e suas alterações e Lei Complementar nº. 123/06, conforme adiante especificada: OBJETO: Aquisição de cestas básicas para atender a demanda dos Programas Sociais do Município. ABERTURA DA SESSÃO: 29 de janeiro de 2015. HORAS: 08h00min. LOCAL: Prefeitura Municipal de Bonito/MS, sito a Rua Cel. Pilad Rebuá, 1.780, Centro. O edital com os dados completos encontra–se disponível aos interessados no endereço acima especificado, gratuitamente. Bonito/MS, 14 de janeiro de 2015. Assinado na Autorização Hallem Rodrigues Jaser Secretário Municipal de Administração e Finanças.


AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL Nº. 008/2015

AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL Nº. 007/2015

14/01/2015 16h57 – Atualizado em 14/01/2015 16h57

Sub-Título

Por: Departamento de Licitação

AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL Nº. 007/2015 O MUNICIPIO DE BONITO/MS, através da Secretaria Municipal de Administração e Finanças, torna público a abertura da Licitação, na Modalidade Pregão Presencial, que será regida pela Lei Federal nº. 10.520, de 17 de julho de 2.002, pelo Decreto Municipal 061/2006 e subsidiariamente pela Lei nº. 8.666 de 21/06/93, e suas alterações e Lei Complementar nº. 123/06, conforme adiante especificada: OBJETO: Aquisição de gêneros alimentícios para atender a demanda do Município. ABERTURA DA SESSÃO: 28 de janeiro de 2015. HORAS: 08h00min. LOCAL: Prefeitura Municipal de Bonito/MS, sito a Rua Cel. Pilad Rebuá, 1.780, Centro. O edital com os dados completos encontra–se disponível aos interessados no endereço acima especificado, gratuitamente. Bonito/MS, 14 de janeiro de 2015.


AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL Nº. 007/2015

ACESSO RÁPIDO