Horário de atendimento: Das 7:00h às 13:00h - Rua Coronel Pilád Rebuá, 1780 - Centro - Tel. (67) 3255-1471 (67) 3255-1856 (67) 3255-2155

9.1 C
Bonito
Início Site Página 725

Novo comandante do Corpo de Bombeiros de MS promete quartel em Bonito

08/01/2015 18h07 – Atualizado em 08/01/2015 18h07

Esli Ricardo de Lima assumiu o Comando Geral do Corpo de Bombeiros hoje em Campo Grande

Por: Naiane Mesquita

O coronel Esli Ricardo de Lima assumiu o Comando Geral do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul durante uma solenidade de posse na manhã de hoje, na sede do comando, em Campo Grande. O governador do Estado, Reinado Azambuja e o prefeito de Bonito, Leonel Lemos de Souza Brito participaram do evento.
De acordo com Leleco, o novo comandante prometeu a instalação de um quartel no município. “Em conversa com o Coronel Esli falei sobre a necessidade de Bonito de ter um quartel do Corpo de Bombeiros e ele ressaltou o interesse em atender o nosso pedido”, afirma o prefeito.

Solenidade

Durante a solenidade de posse do novo comandante-geral, o governador do Estado, Reinaldo Azambuja, afirmou que que o Corpo de Bombeiros é uma das instituições mais respeitadas pelo povo brasileiro, “pelo trabalho que vocês realizam, pelo atendimento que vocês dão à população”, ressaltou.

Ao novo comandante, Reinaldo disse que tem muita confiança no trabalho que o cel. Esli vai realizar à frente da instituição. O governador também reforçou a importância da união de todas as forças de segurança pública para a realização de um trabalho conjunto em favor da população de Mato Grosso do Sul.

O cel. Esli assume o comando com o intuito de levar o atendimento à toda população de Mato Grosso do Sul. “Nosso plano de metas é atender com qualidade toda a população. Fazer com que os serviços cheguem a todos os sul-mato-grossenses. Teremos nosso esforço direcionado para a qualidade da prestação dos serviços”, disse ele.

História

Esli, natural de Paranaíba, ingressou no Corpo de Bombeiros em fevereiro de 1991. “Vamos superar as dificuldades com o apoio do governador Reinaldo, que se colocou à disposição para nos auxiliar. Temos o apoio de toda a corporação também”, disse.

O comandante-geral sucede o coronel Ocial Ortiz Elias, que ficou no comando por quase oito anos. O ex-comandante frisou o legado que deixa de trabalho à frente da corporação. Segundo ele, sob seu comando, houve um aumento de mais de 50% no número de atendimentos, passando de 64 mil para 100 mil ocorrências/ano.

O ex-comandante também destacou a expansão da corporação, tendo sido construídas, sob seu comando, as unidades de Caarapó, Bataguassu, Costa Rica, Naviraí e Sidrolândia (essas duas últimas em fase final da obra).

(NM com assessoria de comunicação do Governo do Estado)

Governador do Estado, Reinado Azambuja ao lado do prefeito de Bonito, Leonel Lemos de Souza Brito (crédito: assecom governo do Estado)

Novo comandante do Corpo de Bombeiros de MS promete quartel em Bonito

Governador do Estado e o novo comandante-geral do Corpo de Bombeiros de MS

Prefeito firma novas parcerias em cultura e turismo para o município

08/01/2015 16h55 – Atualizado em 08/01/2015 16h55

Encontro com o secretário de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, Athayde Nery e o presidente da Fundtur, Nelson Cintra foi realizado hoje em Campo Grande

Por: Naiane Mesquita

O prefeito de Bonito, Leonel Lemos de Souza Brito participou na manhã de hoje em Campo Grande, de um almoço ao lado do secretário de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, Athayde Nery e do presidente da Fundtur (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), Nelson Cintra.

A reunião debateu os novos desafios para a cultura e o turismo de Mato Grosso do Sul e a importância de Bonito neste cenário. “Conversamos sobre a importância da integração e da parceria entre o município e o estado para a promoção do turismo sul-mato-grossense e da valorização da cultura regional. Neste âmbito também falamos sobre o Festival de Inverno e as próximas edições do evento em Bonito”, afirma Leleco.

Na ocasião também participaram do encontro, Juliane Salvadori, secretária de turismo de Bonito, Vívian Cruz, gerente de Convênios do município, a vereadora de Porto Murtinho, Regina Heyn e a esposa do secretário da Fundtur, Maria Lucia Barbosa Ribeiro. Athayde Nery e Nelson Cintra integram a nova equipe que assume a pasta de cultura e turismo no governo de Reinaldo Azambuja. A posse de ambos foi realizada no dia 1º de janeiro.

Presidente da Fundtur, Nelson Cintra, prefeito de Bonito, Leonel Lemos de Souza Brito e o secretário de cultura, turismo, empreendedorismo e inovação, Athayde Nery durante encontro em Campo Grande

Prefeitura inicia limpeza das escolas para receber nova pintura

08/01/2015 15h52 – Atualizado em 08/01/2015 15h52

Ao todo seis instituições de ensino serão beneficiadas

Por: Naiane Mesquita

A Prefeitura de Bonito começou na tarde de ontem (7), a limpeza das salas de aula das escolas municipais da cidade. Ao todo seis instituições de ensino serão pintadas até o início do calendário escolar. Nessa primeira etapa, os locais serão limpos para receber a reforma.

Após a pintura, 1.200 novas carteiras escolares serão distribuídas nas unidades educacionais. “Nossa gestão luta para beneficiar ao máximo a educação em Bonito. Em menos de dois anos investimos mais de R$ 4 milhões na Educação e vamos continuar com esse trabalho. Começamos o ano já com reformas”, afirma o prefeito do município, Leonel Lemos de Souza Brito.

Escola João Alves de Arruda Polo foi a primeira a receber o mutirão de limpeza (crédito: Multi-frequência)

Após a limpeza, as escolas receberão nova pintura

Prefeitura divulga resultado do processo seletivo para dirigentes escolares

07/01/2015 16h54 – Atualizado em 07/01/2015 16h54

Sub-Título

Por: Naiane Mesquita

RESOLUÇÃO SEMED –
Coordenadoria de Normatização n° 201 de 06 de janeiro 2015

SOBRE O RESULTADO DAS AVALIAÇÕES DO PROCESSO SELETIVOS PARA DIRIGENTES ESCOLARES.

A Secretária Municipal de Educação, usando das atribuições que lhe confere a Lei Complementar n° 088 de 27 de dezembro de 2010.

RESOLVE:

Art. 1°. Publicar o resultado do Processo Seletivo para Dirigentes Escolares da Rede Municipal de Ensino, relacionados nominalmente conforme remetido pela Empresa de Consultoria e Assessoria Empresarial e Educacional (ESTIMA-MS).

Aurenil Vera da Silva 29,0

Ana Alice da Conceição 50,0

Carmen Cinira Leão de C. Nascimento —–

Cleide Domingues da Costa 50,0

Dilene Pereira Barbosa 46,0

Eleuza Muniz Galeano 44,0

Eliane Maria Rafael Fregatto 70,0 APROVADA

Ellis Regina Rios Perin 30,5

Leonei Leite da Conçeição 41,0

Maria Mácia Rezende Agostineti 51,0

Maria de Fátima Mendes Lins 48,0

Maria Aparecida Farias de Souza 57,0

Marinalva Teixeira Araujo 37,5

Maristela Aparecida Pellin dos Santos 47,7

Maria Osméria Gouveia Simões —–

Márcia Pires dos Santos 43,0

Maria Regina Sebastião dos Santos 53,5

Marcia Antônia dos Santos Martinez 4,5

Marta Aparecida Assis 48,5

José Roberto Sotto 57,7

Sônia Aparecida Fabrão Gonçalves 47,0

Paulo Henrique Breda Santos 60,5

Roseli Fátima Ganbim 53,5

Roseli Guerini 52,5

Zenilda de Almeida Cavalheiro Gomes 43,5

Art. 2°. Esta Resolução entra em vigor na data de sua expedição revogada as disposições em contrário.

Zenilda Gonçalves de Rezende Secretária Municipal de Educação Portaria- 394/2013 RH


Prefeitura divulga resultado do processo seletivo para dirigentes escolares

Distrito de Miranda realiza 26ª Folia de Reis no sábado

07/01/2015 16h13 – Atualizado em 07/01/2015 16h13

Procissão, baile e jantar gratuito marcam tradição com mais 300 anos de história

Por: Naiane Mesquita

Com mais de 300 anos de tradição, a Folia de Reis é uma das festas cristãs mais populares do país. Em Bonito, município de Mato Grosso do Sul, quem preserva essa história são os moradores do Distrito de Águas de Miranda, que realizam há 26 anos a festa, levando a bandeira dos três reis magos por cerca de 80 quilômetros.

Promovida pela Associação Negra Quilombola Ribeirinha Águas de Miranda, com apoio da Prefeitura Municipal de Bonito, a “26ª Festa de Folia de Reis – Companhia Mensageiro da Paz” será realizada no sábado, às 19 horas, no Distrito de Águas de Miranda, com a presença da população local e de comunidades quilombolas das cidades de Anastácio, Jaraguari, Maracaju e Nioaque.

De acordo com o presidente da associação, Valdecir Amorim, a tradição é comum no Nordeste do país e devido ao grande número de descendentes do distrito acabou se popularizando na região. “Essa festa é tradicional no nordeste e como aqui nós temos muitas pessoas da Bahia, Ceará, Pernambuco e Minas Gerais, acabamos mantendo a tradição. Trouxeram a bandeira do Assentamento Monjolinho, há 30 anos, foi o senhor Maurílio Modesto que começou e que até hoje é o senhor que continua realizando a festa”, afirma o presidente.

Mais de 26 pessoas carregam a bandeira com a imagem dos três reis magos, a maioria integrante da família de Modesto. “Eles percorrem mais de 80 km, passa por Anastácio, pelas casas do distrito, por fazendas, chácaras. É uma festa bem católica, de adoração mesmo aos santos reis magos. Muita gente acredita que eles possam realizar milagres e fazem os seus pedidos”, explica.

Amorim relembra que a festa realizada no ano anterior recebeu em média 500 pessoas e que em 2015 a expectativa é de 700 a 800 pessoas. “A internet ajuda muito a divulgar. A comunidade também participa muito. No ano passado conheci uma senhora que tinha recebido uma graça dos reis magos e agora participava da procissão. Tem gente que promete para 2 anos, 1 ano participar da festa, mas tem gente que promete para a vida toda”, acredita.

Festa

A festa começa no sábado, às 19 horas, com uma procissão, seguida de baile e um jantar gratuito. No domingo, será realizado um torneio de futebol, promovido com apoio da Secretária de Esportes do Município.

Tradição

No dia 6 de janeiro comemora-se o Dia de Reis, que na tradição cristã foi o dia em que os três reis magos levaram presentes a Jesus Cristo. Em homenagem aos reis magos, os católicos realizam a folia de reis, que se inicia em 24 de dezembro, véspera do nascimento de Jesus, indo até o dia 6 de janeiro, dia em que encontraram o menino. A folia de reis é de origem portuguesa e foi trazida para o Brasil na época da colonização.

Durante os festejos, os grupos saem caminhando pelas ruas das cidades, levando as bênçãos do menino para as pessoas que os recebem. É tradição que as famílias ofereçam comidas aos integrantes do grupo, para que possam levar as bênçãos por todo o trajeto, que agradecem ao hospedeiro e seguem para o próximo destino. No dia de Reis, 6 de janeiro, a bandeira retorna à casa do embaixador.

Festa da Folia de Reis no Distrito de Miranda

Guarda Municipal realiza cerimônia de troca de comando

06/01/2015 12h31 – Atualizado em 06/01/2015 12h31

Luiz de Lima Aquino assume a corporação e indica mudanças no estatuto e nas metas em 2015

Por: Naiane Mesquita

A Guarda Municipal de Bonito realizou na tarde de ontem, a cerimônia de troca de comando da corporação. O evento contou com a presença do prefeito Leonel Lemos de Souza Brito (PT do B), do vice-prefeito Josmail Rodrigues, de secretários do município e vereadores da Câmara Municipal de Bonito.
O comandante Eleonardo Canepa dos Santos repassou o cargo ao guarda municipal Luiz de Lima Aquino, que assume a missão de dirigir a guarda por tempo indeterminado. Na corporação há 10 anos, Luiz ficou emocionado com a decisão de assumir o comando e reforçou a necessidade de um trabalho mais intensificado da guarda no município. “Em 2015, vamos iniciar algumas mudanças, como a municipalização do trânsito, intensificando o patrulhamento nas ruas e fiscalizando os transportes ilegais do município, uma reclamação constante da população e de trabalhadores, como os taxistas”, afirma Aquino.

Fundada em 1990 por indicação do vereador Mozar do Couto, a guarda tem atualmente 22 integrantes. A escolha do comandante é feita de forma direta pelo prefeito do município, que também determina o tempo de permanência do comandante.

Para Leleco, realizar uma cerimônia da troca de comando da guarda é uma forma de valorizar a corporação. “O que eu desejo a vocês é que o respeito à guarda municipal continue independente de quem assuma futuramente a prefeitura. Nós acreditamos que o Luiz tem um grande desafio pela frente, como foi também para os outros comandantes, mas que este ano teremos muitas conquistas, como a reforma no estatuto e a designação de mais investimentos para a guarda”, afirmou o prefeito, durante a solenidade.

Homenagens

Durante a solenidade na tarde de ontem, o prefeito Leleco ao lado de autoridades também inaugurou uma Galeria de Comandantes na sede da Guarda Municipal. O espaço inédito reúne fotos de ex-comandantes da guarda, além de uma foto do vereador Mozar do Couto, responsável pela criação da corporação. “Este ano, a guarda completa 25 anos de fundação, no mês de outubro. É importante que as nossas crianças e os moradores conheçam a história de Bonito e a história da guarda, por isso eu sugeri a criação dessa galeria. É uma forma de homenagear quem fez tanto pelo município”, ressaltou o prefeito.

Ao todo sete guardas municipais assumiram o comando da corporação desde a sua fundação. “Ficamos orgulhosos de relembrar e deixar na memória a nossa história”, acrescentou Luiz.

Luiz de Lima Aquino assume o comando da Guarda Municipal em Bonito (Crédito: Multi-frequência)

Prefeito Leleco durante a solenidade de troca de comando da Guarda Municipal (crédito: Multi-frequência)

Lançamento da galeria de ex-comandantes da Guarda Municipal

Comandantes da Guarda Municipal, prefeito Leleco, vice-prefeito Josmail Rodrigues e ex-vereador Mozar do Couto

Guarda Municipal realiza cerimônia de troca de comando

Bonito é citado como referência em turismo sustentável no New York Times

05/01/2015 16h47 – Atualizado em 05/01/2015 16h47

Jornal norte-americano publicou artigo de chefe executivo que elogiou as ações do município

Por: Naiane Mesquita

O jornal New York Times citou o município de Bonito como referência no turismo sustentável mundial. O artigo foi escrito por Randy Durband, chefe executivo do Conselho Global de Turismo Sustentável e falou sobre os desafios atuais de lutar contra a degradação do meio ambiente, o turismo sexual e a união entre o poder público e privado.

Bonito foi elogiado por conseguir se destacar no turismo sustentável justamente com a união do poder público-privado. Essa não é a primeira vez que o município se destaca no exterior. Em 2013, o município recebeu o prêmio de Melhor Destino de Turismo Responsável do Mundo da feira europeia de turismo World Travel Market (WTM). A premiação ocorreu em Londres.

Confira o artigo na íntegra: http://migre.me/nYFH7

Bonito é elogiado por sistema de turismo que respeita o meio ambiente

Réveillon da Prefeitura Municipal atrai 15 mil pessoas a Praça da Liberdade

02/01/2015 09h24 – Atualizado em 02/01/2015 09h24

Evento gratuito teve show pirotécnico moderno e banda ao vivo

Por: Naiane Mesquita

Cerca de 15 mil pessoas comemoram a virada do ano em Bonito, em Mato Grosso do Sul. A Prefeitura Municipal promoveu uma festa com uma histórica queima de fogos, que durou mais de 10 minutos e encantou a população e os turistas. O show pirotécnico organizado pela administração foi moderno, com diferentes tipos de fogos, tornando a chegada de 2015 ainda mais emocionante.

A contagem regressiva foi realizada pelo vice-prefeito Josmail Rodrigues e o prefeito do município, Leonel Lemos de Souza Brito (PT do B), que agradeceu o apoio da população a atual gestão. “Acredito que construímos uma cidade melhor em 2014 e vamos continuar em 2015. Quero agradecer a todos que estão aqui e desejar um Feliz Ano Novo, de muita paz, amor e realizações”, afirmou Leleco.

Para a turista Patrícia Helena Rodrigues Freire, que estava acompanhada dos dois filhos pequenos e do marido, a festa surpreendeu. “Fiquei encantada com os fogos. Essa é a segunda vez que venho a Bonito, a primeira foi quando eu era criança, e estou impressionada com a estrutura, com a festa da cidade, organizada e segura. Os fogos foram lindos”, comemorou.

Para fechar com chave de ouro a festa, a banda Doppler 4 Live relembrou sucessos da música pop e eletrônica em um show com mais de 1 hora de duração.

Queima de fogos durante a virada do ano (Crédito: Multi-frequência)

Réveillon da Prefeitura Municipal atrai 15 mil pessoas a Praça da Liberdade

Réveillon da Prefeitura Municipal atrai 15 mil pessoas a Praça da Liberdade

Réveillon da Prefeitura Municipal atrai 15 mil pessoas a Praça da Liberdade

Réveillon da Prefeitura Municipal atrai 15 mil pessoas a Praça da Liberdade

Réveillon da Prefeitura Municipal atrai 15 mil pessoas a Praça da Liberdade

Réveillon da Prefeitura Municipal atrai 15 mil pessoas a Praça da Liberdade

Réveillon da Prefeitura Municipal atrai 15 mil pessoas a Praça da Liberdade

Prefeitura Municipal finaliza atividades de 2014 com dívidas quitadas

30/12/2014 17h32 – Atualizado em 30/12/2014 17h32

Ao todo R$ 1,5 milhão foi repassado para pagamento de médicos, professores e de despesas do hospital

Por: Naiane Mesquita

A Prefeitura Municipal de Bonito por meio da Secretária de Administração e Finanças repassou R$ 1,5 milhão para o pagamento de despesas do hospital, além dos salários de médicos e professores do município.

De acordo com o secretário de Administração e Finanças, Hallem Jaser, a gestão finaliza as atividades de 2014 sem dívidas. “Foi repassado mais de R$ 1,5 milhão para o pagamento de médicos, convênios, rescisão dos professores contratados do município, alugueis e R$ 106 mil para pagar o salário dos funcionários do hospital”, afirma o secretário.

O pagamento das despesas antes do fechamento do ano demonstra o cuidado da administração com os fornecedores, funcionários e prestadores de serviços da Prefeitura.

Prefeitura efetuou o pagamento dos médicos do município (crédito: Multi-frequência)

Glória Maria cita Bonito como o lugar mais inesquecível do país

30/12/2014 17h01 – Atualizado em 30/12/2014 17h01

Jornalista falou sobre o município durante entrevista para o Vídeo Show

Por: Naiane Mesquita

Conhecida como uma das jornalistas brasileiras que mais viaja pelo mundo, Glória Maria citou o município de Bonito, em Mato Grosso do Sul, como o local mais inesquecível que já conheceu. A apresentadora falou sobre a cidade turística durante uma entrevista para o programa Vídeo Show exibida hoje na Rede Globo.

O programa ainda mostrou imagens da reportagem que Glória Maria fez em Bonito no ano de 1986. “Eu fiz a primeira matéria da televisão em Bonito”, ressaltou durante o quadro. As imagens exibidas no Vídeo Show mostraram Glória na Gruta do Lago Azul.

Glória Maria durante entrevista para o Vídeo Show (Divulgação/TV Globo)

Glória em reportagem na Gruta do Lago Azul em 1986 (Crédito: Divulgação/TV Globo)

ACESSO RÁPIDO