Horário de atendimento: Das 7:00h às 13:00h - Rua Coronel Pilád Rebuá, 1780 - Centro - Tel. (67) 3255-1471 (67) 3255-1856 (67) 3255-2155

17.9 C
Bonito
Início Site Página 730

Vacina contra poliomielite e sarampo continua até sexta-feira

10/12/2014 18h53 – Atualizado em 10/12/2014 18h53

Pais devem levar a carteira de vacinação para que a criança seja imunizada

Por: Naiane Mesquita

A campanha de Vacinação Infantil contra os vírus da Poliomielite e Sarampo continua no ESF Central até sexta-feira (12), no município de Bonito. A ação começou no dia 8 de novembro em todo o território nacional e foi prorrogada até essa semana devido ao não cumprimento da cota estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Em Bonito, 75% das crianças menores de 5 anos já foram vacinadas, mas a expectativa é de vacinar 95%. O maior problema em completar a cota é a área rural, onde o acesso das equipes de saúde é mais difícil. Por isso, a Secretaria de Saúde criou um cronograma de vacinação em fazendas da região para cumprir a meta. É importante que os pais ou responsáveis levem o carteira de vacinação da criança até o posto de saúde.

Poliomelite

Neste ano, foram distribuídas cerca de 17,8 milhões de doses da vacina oral poliomielite (VOP). A vacinação terá como população-alvo crianças a partir de 6 meses até menores de 5 anos. Para crianças com mais de 6 meses de idade que estejam com esquema vacinal atrasado, é recomendada a vacina inativada da poliomielite (VIP), que é feita de forma injetável. No Brasil, a poliomielite é erradicada, mas há casos da doença na África e Oriente Médio.

Sarampo

Diferente da poliomielite, o Sarampo ainda é muito presente no mundo inteiro. Há a presença do vírus na Europa, Ásia e África. No total, são 155 mil casos registados no mundo, o que abre espaço ao vírus importado, trazido e levado por viajantes.

O Sarampo é uma doença de grande contagiosidade, e por conta disso, é preciso apostar na Campanha de Seguimento, que é voltada não só para quem está com o calendário vacinal atrasado, mas como um reforço para quem já tomou, pois muitas vezes o indivíduo não criou imunidade.
O público-alvo da vacinação da chamada Tríplice Viral – que também protege contra rubéola e caxumba – são crianças de 1 a 5 anos incompletos. A estimativa é promover a vacinação de 10,9 milhões de crianças.

Criança recebe dose da vacina contra Poliomielite (Agência Brasil)

Proposta de Plano Municipal de Mata Atlântica para o município será apresentada amanhã no Condema

10/12/2014

Reunião aberta ao público discutirá as novas metas da proposta

Por: PMMA/ SOS Mata Atlântica

Amanhã, a partir das 8h, durante a reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente na Câmara Municipal de Bonito, a SOS Mata Atlântica apresentará uma proposta de elaboração do Plano Municipal de Mata Atlântica de Bonito.
A SOS Mata Atlântica vem atuando na efetivação da Lei da Mata Atlântica (Lei 11.428/2006), que foi fruto de uma grande mobilização da sociedade para conservar o pouco que resta desse riquíssimo bioma. Neste ano de 2014, desenvolvemos um Programa de Fomento aos Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA), que é primordial para a aplicação da Lei.

O PMMA é instituído pela Lei da Mata Atlântica e deve apontar ações e áreas prioritárias para a preservação dos remanescentes detectados em um mapeamento feito pelos próprios municípios. O documento possibilita àqueles, que têm seus territórios total ou parcialmente inseridos no perímetro desta vegetação, que sejam promovidas a defesa, a conservação e a recuperação da vegetação nativa e, além disso, que o plano forneça subsídios ambientais a demais programas e planos de ação municipais.

Diferentemente de outros planos municipais, como o plano diretor e os de resíduos sólidos, o PMMA é aprovado pelos Conselhos Municipais de Meio Ambiente e constitui um documento que facilita a assimilação da Lei da Mata Atlântica pelo município, que define o uso de cada uma de suas áreas e seu papel na preservação do bioma. Municípios que possuam um PMMA, como define a lei, terão seus projetos, que envolvam conservação de remanescentes de vegetação nativa, pesquisa científica ou áreas a serem restauradas, beneficiados com recursos do Fundo de Restauração do Bioma Mata Atlântica. E também abre a possibilidade de captação de recursos em outras fontes, como compensações ambientais, além do fortalecimento da Gestão Ambiental Local.

Estão entre as ações que podem ser traçadas pelo PMMA: criação ou ampliação de áreas protegidas municipais, recuperação de áreas de risco, proteção aos mananciais de abastecimento, direcionamento ao licenciamento ambiental e, inclusive, regularização ambiental das propriedades rurais, o que contribui para a efetivação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e do Plano de Regularização Ambiental (PRA), instrumentos do atual Código Florestal (Lei 12.651/12).

Todo o processo de construção do PMMA é feito de forma participativa e aberto ao público.

Proposta de Plano Municipal de Mata Atlântica para o município será apresentada amanhã no Condema

Confira momentos dos quatro dias do 13º Festival da Guavira de Bonito

Por: Multi-frequência

3º Encontro de MTB é realizado de 12 a 14 de dezembro em Bonito

Evento terá passeios ciclísticos, trilhas e city tour pela cidade

Por: Naiane Mesquita

O “3º Encontro de MTB” será realizado de 12 a 14 de dezembro, em Bonito, Mato Grosso do Sul. Promovido pela Rota Aventura e Lobo Guará, com apoio da Prefeitura Municipal de Bonito, o evento é destinado aos amantes do ciclismo de aventura e terá uma programação diversificada, com trilhas, city tour e passeio noturno.

A recepção dos participantes será no dia 12 de dezembro, às 18 horas, na Praça da Liberdade, com a realização de uma trilha noturna. O primeiro percurso longo será realizado no dia 13, sentido rodovia do Turismo. Nesse primeiro dia serão 32 km de aventura. Já no dia 14, os participantes farão 50 km sentido rodovia Bonito- Anastácio.

Além dos percursos, a programação também terá um passeio ciclístico sábado de manhã, dentro da cidade. De acordo com um dos organizadores do evento, Allan Velcic, o passeio será um city tour. “Vamos ficar dentro da cidade mesmo, serão cerca de 10 km, é um momento mais tranquilo, em que qualquer pessoa pode participar. Já na trilha noturna, na sexta-feira à noite, é obrigatório o uso de capacete, óculos e lanterna”, afirma Allan.

Até o momento, o encontro já tem mais de 180 pessoas inscritas. “As inscrição estão encerrando, mas eu deixei em aberto algumas vagas para bonitenses. Estamos animados com esse encontro porque é o primeiro em Bonito. Os outros eram realizados na Serra da Bodoquena, é por isso o número de participantes era menor”, explica. Allan frisa que na cidade já organizou o Pedal Vida ao Ar Livre, Pedala Bonito e a II Trilha do Sinhozinho.

Quem já fez as inscrições tem direito água, frutas e cereais para alimentação, camiseta, placa de identificação e churrasco de confraternização no Eco Park Porto da Ilha, no domingo.

SERVIÇO – Informações sobre o encontro pelo telefone 9986- 3906/ 9235-6964.

Participantes do 2 Encontro de MTB na Serra da Bodoquena (foto: divulgação)

Festival da Guavira de Bonito atrai 8 mil pessoas em quatro dias de evento

Evento se firma como o maior encontro regional e de gastronomia do Estado

Por: Naiane Mesquita

Cerca de 8 mil pessoas participaram do 13º Festival da Guavira de Bonito, em Mato Grosso do Sul. O evento promovido pela Prefeitura Municipal de Bonito com apoio do Ministério do Turismo e do Governo Federal por emenda do deputador Vander Loubet (PT), se firmou como o maior evento regional do Estado, com atrações musicais da cidade, artesanato de qualidade e uma feira gastronômica pioneira, que reuniu chefs de várias regiões do país.

De acordo com o prefeito de Bonito, Leonel Lemos de Souza Brito (PT do B), o festival projeta a cultura sul-mato-grossense para todo o país. “Esse foi o maior festival da guavira já realizado em Bonito, tanto em estrutura do evento, com várias tendas e dois palcos, quanto em atrações, com a participação de talentos da terra, chefs renomados, e o mais importante, o apoio da população, que compareceu, se divertiu e divulgou o festival”, afirma o prefeito.

A última noite do evento teve os shows das cantoras Victória Miranda e Banda, que agitou os bonitenses e turistas com um sertanejo universitário moderno e com toques de arrocha, e da cantora Bárbara Fernanda e Banda. Os talentos da terra Neno e Irineu, Jaqueline, Osvaldo e Rudiney, Luiz do Couto e Samuca e Zé Ligeiro também animaram o encerramento da festa.

Gastronomia

A gastronomia teve um destaque especial durante a 13ª edição do Festival da Guavira de Bonito. Chefs de várias cidades brasileiras, como São Paulo e Distrito Federal, participaram do evento promovendo um intercâmbio com os profissionais de Mato Grosso do Sul.
Além de palestras realizadas no Centro de Convenções, os chefs realizaram uma verdadeira feira gastronômica na Praça da Liberdade, com pratos a preços populares e feitos na hora, com cuidado e muito carinho para a população bonitense. Outro parceiro do evento, o Senac, disponibilizou profissionais, como chefs e sommeliers, para participar de uma oficina destinada a qualquer pessoa que se interessasse pelo evento.

Show da cantora Victória Miranda e Banda no 13º Festival da Guavira de Bonito (Foto: Multi-frequência)

Festival da Guavira de Bonito atrai 8 mil pessoas em quatro dias de evento

Alunos Jovens Empreendedores apresentam trabalhos na Feira do Produtor

Exposição será realizada no dia 10 de dezembro pela Prefeitura Municipal com apoio do Sebrae

Por: Naiane Mesquita

A Prefeitura Municipal de Bonito por meio da Secretaria de Educação e com apoio do Sebrae realiza a exposição dos trabalhos do projeto JEEP – Jovens Empreendedores Primeiros Passos no dia 10 de dezembro, a partir das 19 horas, na Feira do Produtor do município.

Haverá exposição de trabalhos realizados pelos alunos do 6º ao 9º ano das escolas municipais de Bonito. Os professores Durvalina Dorneles Teixeira e João Alves de Arruda são os responsáveis pelas ações desenvolvidas durante o ano e que serão apresentadas a população.

Alunos Jovens Empreendedores apresentam trabalhos na Feira do Produtor

Chefs ousam com ingredientes regionais em curso de gastronomia

Oficina do Senac em Bonito aborda a importância da valorização da culinária como cultura de um povo

Por: Naiane Mesquita

O “13º Festival da Guavira de Bonito”, realizado pela Prefeitura Municipal de Bonito com apoio do Ministério do Turismo, fez jus ao nome ao apresentar uma programação gastronômica diversificada e para todos os gostos. Um dos exemplos, foi a oficina de gastronomia promovida pelo Senac nos dias 5 e 6 de dezembro, no Centro de Convenções de Bonito.

Com entrada gratuita, o curso era destinado a qualquer pessoa que gostasse de culinária e quisesse aprender mais sobre as iguarias do centro-oeste. Entre os pratos apresentados no dia 6 de dezembro estavam um risoto de linguiça de pequi, um rocambole de guavira e um drink com limão e guavira.

O chef autor do risoto e professor da Escola de Gastronomia do Senac, Adriano Torres, elogiou a organização do festival e ressaltou a importância de se valorizar a gastronomia regional. “A ideia é fomentar, é chamar a atenção para o produto regional, que Mato Grosso do Sul tem para oferecer, mas que o Brasil não conhece. O Brasil conhece os rios de Bonito, os peixes do Pantanal, mas não conhece a bocaiuva, a guavira, a linguiça de maracaju e inclusive, o arroz pantaneiro, que é algo extremamente saboroso, artesanal, colhido à mão, mas que quase ninguém conhece”, explica Adriano.
Durante o curso, os chefs fizeram questão de homenagear uma visita ilustre: o senhor Almiro Kalm. Com 68 anos, Almiro é um grande conhecedor da guavira e saiu da cidade natal de Jardim só para acompanhar a programação do Festival da Guavira e ter aulas com os chefs do Senac. “Morei muitos anos em Bonito, mas agora estou em Jardim. Já fiz oficinas de cozinha, mas essa é a primeira vez que faço uma de gastronomia e com chefs. É muito diferente, sofisticado, estou gostando muito”, afirmou Almiro.

Durante a oficina, Almiro pediu a palavra para falar sobre as propriedades da guavira e ressaltou que a maioria das proteínas e benefícios da fruta está na casca, que a maioria das pessoas costuma jogar fora. “Comemos errado a guavira, ela tem inúmeras vitaminas, qualidades, mas tudo fica na casca, que é um pouco amarga, mas com o tempo você acostuma”, explicou.

Para o chef Adriano, ter a presença de Almiro e de um público tão diversificado torna o curso ainda mais especial. “É muito bom ter o experiente, que vive, que produz, que vende a guavira. A dona de casa que quer aprender coisas novas. A experiência de sair da sala de aula é muito boa. A cidade é muito acolhedora, a experiência é muito rica, pessoal e profissional”, explicou o chef.

Além de Adriano, a chef Vera Kraber também participou da oficina do Senac em Bonito no5 e 6 de dezembro. “Valorizar os nossos ingredientes é fundamental para que a gente marque a nossa presença e divulgação do que nós temos na terra. Ontem eu fiz uma apresentação com também com o fruto da guavira, nosso pintado e a castanha de baru”, explicou..

Drink de Guavira

Inspirado pela guavira, o sommelier Jonas Eduardo Nascimento criou durante as aulas de gastronomia um drink a base de limão siciliano e guavira. “Na verdade o drink com a guavira foi momentâneo, foi a inspiração do momento, nós temos o limão siciliano, que é o limão conhecido no mundo inteiro pelas suas características aromáticas, que é o símbolo da vida, do tempero, e juntamos com a guavira, que é o nosso fruto do cerrado. A mensagem que eu quis passar é a do requinte e da simplicidade, mas que a guavira é um fruto que não fica atrás em nada dos outros ingredientes. Nada é comparado ao sabor da guavira, é um fruto que pode rodar o mundo”, explica Jonas.

O sommelier frisa que a harmonização da cachaça com a guavira é pioneiro. “A cachaça tem características do nosso povo e merece todo o nosso respeito, como outras bebidas importadas. A cachaça é um drink de excelência, tem sua magia, tem todo o seu sincretismo, toda a sua história, tem tudo a ver com esse festival. Temos o caso da cachaça Preferida, de Bonito, que é envelhecida em Carvalho e nós usamos hoje, mas existem outras opções”, aponta.

Oficina do Senac valorizou ingredientes regionais (foto: Multi-frequência)

Sommelier Jonas Eduardo Nascimento durante a oficina de gastronomia

(foto: Multi-frequência)

Risoto de linguiça de pequi (foto: Multi-frequência)

Grupo Acaba faz show hoje na Praça da Liberdade

Terceira noite do evento terá também lançamento de livro e apresentações de dança

Por: Naiane Mesquita

O 13º Festival da Guavira tem show do Grupo Acaba hoje, às 22 horas, na Praça da Liberdade. A banda criada em 1969 apresenta grandes músicas da cultura pantaneira e de todo o Mato Grosso do Sul. Em suas letras, as composições descrevem o homem, as belezas naturais, e a alegria das cores e as dores do povo pantaneiro.

O festival também terá o lançamento do livro “Rosário de Saudades”, de Antônio Rooswelt Sá Medeiros, às 19 horas, na Praça da Liberdade. Já às 20 horas, a Vanguarda Fitness & Arte apresenta a Mostra Anual de Danças “Espetáculo Caixa Mágica”, também no centro do município.

Além das apresentações, as exposições de artesanato, de artes plásticas e de institutos ambientes continuam abertas para visitações durante todo o dia. O 13º Festival da Guavira de Bonito é promovido pela Prefeitura Municipal de Bonito, com apoio do Ministério do Turismo e do Governo Federal.

Grupo Acaba faz show hoje em Bonito

Prefeito participa de reunião do Cidema em Jardim

Encontro discutiu novos procedimentos e ações para o aterro sanitário dos municípios

Por: Naiane Mesquita

O prefeito de Bonito, Leonel Lemos de Souza Brito (PT do B) participou de uma reunião na quinta-feira (4) com representantes dos municípios que integram o Cidema (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Integrado das Bacias dos Rios Miranda e Apa). O encontro foi realizado no município de Jardim, no interior de Mato Grosso do Sul.

A reunião foi promovida para tratar sobre o aterro sanitário, assim como outras resoluções do consórcio entre os municípios. “Essa integração entre as prefeituras é essencial para o desenvolvimento da região. Com esses acordos é possível conquistar novas metas e investimentos para Bonito”, afirmou o prefeito, após o encontro.

Prefeito Leleco com representantes do Cidema

Dino Rocha relembra grandes sucessos do chamamé em show emocionante

Acordeonista foi a grande atração do segundo dia do Festival da Guavira de Bonito

Por: Naiane Mesquita

“Eu estive em Bonito a primeira vez há 40 anos. Tocamos em um circo que estava passando pela cidade. De lá para cá, eu nunca mais parei de vir a Bonito”. Foi com emoção e um pouco de história que o acordeonista e músico Dino Rocha iniciou a sua apresentação no 13º Festival da Guavira de Bonito, realizada ontem, na Praça da Liberdade, no centro do município. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de Bonito com apoio do Ministério do Turismo e do Governo Federal.

Com o acordeão em mãos e muita simpatia, Dino Rocha visitou os grandes sucessos do chamamé sul-mato-grossense em 1 hora de apresentação. O músico foi o mais aplaudido pelos bonitenses, que ocuparam o espaço em frente ao palco e o transformaram em um grande salão de dança. Jovens, idosos e famílias aproveitaram para brindar o grande encontro da cultura regional promovido durante o festival.

Dino é atualmente o maior representante do chamamé sul-mato-grossense e já participou de inúmeros projetos culturais como o “Balaio Brasil” em 1997 no Sesc de São Paulo ao lado de Dominguinhos, Hermeto Paschoal, Sivuca, Caçulinha e Toninho Ferragut. O artista também ganhou prêmios como o “Jacaré de Prata” como o melhor instrumentista do Brasil em 1991 e, atualmente, além da carreira solo, Dino Rocha se apresenta com o grupo Chalana de Prata, composto por ele, Celito Espíndola, Paulo Simões e Guilherme Rondon.

Talentos regionais

A noite de ontem foi marcada pela apresentação de grandes nomes da música de Bonito e região, como a dupla Os Filhos de Bonito e o Doutor do Chamamé, Ramão Martins, de Bodoquena. “Lembro que no ano passado não consegui me apresentar no Festival da Guavira devido a chuva. Pois bem, estamos de volta e vamos fazer um grande show”, afirmou Ramão, no início da apresentação de ontem.

Hoje, a programação do Festival continua com show do Grupo Acaba, às 22 horas, na Praça da Liberdade. Além dos shows musicais, haverá lançamento do livro “Rosário de Saudades”, de Antônio Rooswelt Sá Medeiros, às 19 horas, também na praça.

Dino Rocha em show na noite de ontem na Praça da Liberdade (Foto: Multi-Frequência)

Dupla Filhos de Bonito durante a abertura dos shows musicais do Festival da Guavira de Bonito (Foto: Multi-Frequência)

Espaço gastronômico atrás do palco principal do Festival da Guavira de Bonito (Foto: Multi-Frequência)

ACESSO RÁPIDO