Horário de atendimento: Das 7:00h às 13:00h - Rua Coronel Pilád Rebuá, 1780 - Centro - Tel. (67) 3255-1471 (67) 3255-1856 (67) 3255-2155

17.9 C
Bonito
Início Site Página 731

Festival da Guavira fomenta venda de artesanatos em Bonito

Trabalhos em couro, tecido e cabaça fazem sucesso com os visitantes

Por: Naiane Mesquita

A Praça da Liberdade, localizada no centro do município de Bonito, ganhou cores diferentes durante a 13ª edição do Festival da Guavira, realizado de 4 a 7 de dezembro, na cidade turística. São trabalhos em cabaça, crochê, couro e sementes que embelezam e contribuem ainda mais com a miscigenação cultural do festival bonitense.

Ao todo, o espaço tem 10 barracas e 20 artesãos e artistas participando da exposição. De acordo com a secretária de cultura, Vânia Mugartt, o espaço é democrático. “Temos trabalhos incríveis, artesanais, em couro, de artistas que trabalham há anos com o artesanato, assim como de novos talentos”, afirma.
Entre os novos talentos está o artesão Raul Menezes. Há 2 anos, o funcionário público resolveu investir no trabalho em couro e hoje confecciona bolsas, carteiras e outros acessórios com o material. “Comecei a trabalhar com o couro há dois anos. Sou de Bonito e estou adorando ter a oportunidade de expor no festival. Em breve, quero abrir um espaço para aumentar a produção, porque faço em casa, e às vezes é meio apertado”, explica.

Artesãs produzem artesanato em cabaça para o festival

A artesã Abertina Orben trabalha há mais de 20 anos com artesanato, mas aprendeu há poucos meses a manusear a cabaça. Estudante de uma oficina da técnica promovida pela Prefeitura Municipal de Bonito por meio da Secretaria de Cultura, Albertina levou o conhecimento adquirido durante as aulas para a Praça da Liberdade. “Sempre gostei de artesanato, produzia várias peças, mas a cabaça é algo novo. O interessante é que tivemos um retorno excelente logo no primeiro dia. Já vendemos várias peças”, explicou.

O 13º Festival da Guavira de Bonito segue até amanhã com exposições de artesanatos, artes plásticas, assim como shows musicais, lançamentos de livros e um espaço gastronômico com chefs de vários Estados brasileiros.

Artesão Raul Menezes durante o Festival da Guavira de Bonito

Trabalho em crochê e tecido das artesãs de Bonito

‘O Festival da Guavira mostra a nossa cultura, a cultura bonitense’, afirma prefeito

Em abertura do evento, Leleco ressaltou a importância do festival para a população e o turismo da cidade

Por: Naiane Mesquita

“O Festival da Guavira é especial porque mostra a população, a Mato Grosso do Sul e aos turistas a nossa cultura, a cultura bonitense”, afirmou o prefeito Leonel Lemos de Souza Brito (PT do B) durante a abertura do 13º Festival da Guavira de Bonito, realizado na noite de ontem, na Praça da Liberdade.
Na presença do vice-prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues, do presidente da Câmara dos Vereadores Pedro Aparecido Rosário e de outras autoridades, Leleco frisou a importância do evento para o crescimento do turismo e da valorização da cultura de Bonito. “O Festival da Guavira é um sonho. Penso que ele pode ser um festival tão grande e importante para o Estado como é os outros eventos que a cidade sedia”, ressaltou.

Leleco também agradeceu ao Ministério do Turismo pelo apoio a realização do 13º Festival da Guavira. Este ano, a prefeitura recebeu investimentos do Governo Federal para a promoção do evento, o que possibilitou mudanças na estrutura, como a inclusão de dois palcos para as apresentações artísticas, estandes para artesãos e uma estrutura de tenda para as atrações gastronômicas, com a presença de chefes de várias partes do país.

A abertura foi encerrada com o show da dupla Léo Goiano e Girsel da Viola, que cantou clássicos do sertanejo de raiz, relembrando canções marcantes da cultura sul-mato-grossense e brasileira.

Festival levantou questão ambiental no primeiro dia

No primeiro dia do 13º Festival de Guavira de Bonito, a preocupação com a preservação do cerrado brasileiro e, principalmente, dos guavirais, foi o grande tema do evento. Palestras sobre a importância do cultivo de guavira e de frutos do cerrado foram ministradas por especialistas da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), no Centro de Convenções do município.
Em seguida, a programação continuou pela manhã com palestras de chefes brasileiros, como Marcelo Facini, Julien Mercier e Bruno Zucato, de São Paulo, Ana Maria Camargo, do Paraná e Letícia Krause, representando a cidade de Bonito.

À noite, os chefes seguiram para a Praça da Liberdade, onde ocuparam o espaço gastronômico, um local destinado a preparação de pratos especiais a preços populares. Um dos apaixonados pelo espaço e pela guavira foi o consultor em gastronomia, Marcelo Facini. “Eu conheci a Guavira ontem à noite quando fui recebido no hotel com uma cesta de guavira e eu não sabia o sabor da guavira. Foi a primeira experiência que eu tive e eu adorei. Eu falo que é igual salgadinho que é impossível comer um só. É uma experiência nova, estou me divertindo bastante, embora trabalhando, é um povo caloroso, hospitaleiro, estava trabalhando e acabei de receber mais um saquinho de guavira”, comemora Marcelo.

A programação do 13º Festival da Guavira de Bonito segue até o dia 7 de dezembro. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de Bonito e tem apoio do Ministério do Turismo e Governo Federal.

Abertura oficial do 13º Festival da Guavira de Bonito

Espaço gastronômico durante o 13º Festival da Guavira de Bonito (Foto: Multi-Frequência)

Show de Leó Goiano e Girsel da Viola (Foto: Multi-Frequência)

(Foto: Multi-Frequência)

1ª Feira na Feira surpreende com produtos exóticos

Evento realizado na Feira do Produtor contou com a presença do prefeito do município

Por: Naiane Mesquita

A 1ª edição da Feira na Feira realizada por estudantes de administração da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) agitou os estandes da Feira do Produtor, na noite de ontem, em Bonito.
Com produtos inovadores e sabores exóticos, como a combinação de açaí e maracujá, a exposição colocou em prática novos conceitos de marketing, criação de produtos, promoção, preço e venda.

O prefeito de Bonito, Leonel Lemos de Souza Brito (PT do B) visitou os estantes e aprovou a iniciativa. “A proposta de fazer uma feira com produtos diferentes, exóticos, dentro de um espaço tradicional de Bonito foi bem criativa. Acredito que os estudantes devem ser ousados nesse ponto, trazer coisas novas para o município, apresentar novos produtos e oferecer novas possibilidades a população. Esse também é o papel da universidade e dos novos profissionais que estão ocupando o mercado”, afirmou o prefeito.

Prefeito Leleco ao lado de acadêmicos do curso de administração da UFMS

1ª Feira na Feira surpreende com produtos exóticos

1ª Feira na Feira surpreende com produtos exóticos

1ª Feira na Feira surpreende com produtos exóticos

Estudantes de saúde bucal da Escola Técnica do SUS fazem estágio em ESF de Bonito

Profissão auxilia no trabalho realizado pelos dentistas na rede pública de saúde

Por: Naiane Mesquita

Estudantes do Curso Técnico de Saúde Bucal começaram a fazer estágio na rede pública de atendimento de Bonito. O objetivo é vivenciar na prática os ensinamentos aprendidos durante o curso promovido pela Escola Técnica do SUS (Sistema Único de Saúde).

De acordo com a coordenadora de saúde bucal do município de Bonito, Marta Mary Miura, o curso tem 50h de duração e forma auxiliares de dentistas. “O curso é realizado em duas etapas, sendo que neste momento, os estudantes aprendem na prática como é o auxílio ao dentista. Essa profissão é muito importante para o trabalho dos dentistas e essencial para o bom atendimento dos pacientes”, ressalta Marta. Ontem, os estudantes realizaram o estágio no ESF da Vila Donária, em Bonito.

Confira fotos do evento:

Estudantes de saúde bucal da Escola Técnica do SUS fazem estágio em ESF de Bonito

Festival da Guavira começa com palestras sobre meio ambiente

Abertura oficial será realizada às 21h30 na Praça da Liberdade

Por: Naiane Mesquita

O 13º Festival da Guavira de Bonito começou hoje, pela manhã, com palestras promovidas pela Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural). Com o tema “Plantas Frutíferas: Opções de Cultivo para Bonito”, a pesquisadora Adriana de Castro da Silva abordou a importância da fruta como alimento e as melhores opções para o cultivo dos frutos, como a guavira.

A abertura do encontro contou com a presença da secretária de cultura, Vânia Mugartt, do diretor de turismo da Secretaria de Turismo de Bonito, Clayton Castilho Gomes, de representantes da Secretaria de Meio Ambiente e, da Agraer, que mediou às palestras. “O Festival da Guavira foi feito para se pensar na cultura, no meio ambiente e principalmente na preservação do cultivo dos guavirais, desse fruto que é típico do cerrado e que dá nome a nossa festa”, afirmou a secretária, no início das palestras.
Entre os convidados para assistir o evento estavam produtores rurais do município, principalmente, de assentamentos rurais, além de pesquisadores, biólogos e outros palestrantes do festival.

Programação

A programação do 13º Festival da Guavira de Bonito segue de hoje até o dia 7 de dezembro. Hoje, das 13h30 às 16h30, haverá cursos teóricos sobre o cultivo e a produção da Guavira, no Centro de Convenções de Bonito. No mesmo local, das 14h às 18h, chefs de várias cidades brasileiras falam sobre as novidades da gastronomia mundial.

A abertura oficial do evento será realizada às 21h30, na Praça da Liberdade, na presença de autoridades e do Prefeito Municipal Leonel Lemos de Souza Brito. Para encerrar a noite do primeiro dia, o show ficará por conta da dupla Leó Goiano e Girsel da Viola.

Festival da Guavira começa com palestras sobre meio ambiente

EXTRATO DO CONVÊNIO Nº 812249/2014

04/12/2014 11h29 – Atualizado em 04/12/2014 11h29

Sub-Título

Por: Naiane Mesquita

EXTRATO DO CONVÊNIO Nº 812249/2014

Objeto: O Convênio tem por objeto desenvolver o turismo, por meio do apoio à realização do Projeto intitulado “13º FESTIVAL DE GUAVIRA DE BONITO – MS”, no âmbito do Programa de Promoção de Fortalecimento ao Desenvolvimento Turístico – Convênios – EMENDAS, conforme Plano de Trabalho aprovado.

Finalidade: Nesta edição, o evento trará uma proposta inovadora de caráter socioambiental, visando despertar um senso de preocupação com os recursos naturais, direcionado para ações concretas de preservação cultural, histórica e ambiental, enfatizando a preservação dos guavirais nativos da região. O 13º Festival da Guavira será realizado em quatro dias de evento, de 04 a 07 de dezembro de 2014, com apresentações culturais, rodas de conversa shows musicais, exposições, exposição de artes, oficinas e seminários e atividades lúdicas, todas serão gratuitas e abertas para a comunidade bonitense, turistas e visitantes.

Valor de Repasse: R$ 300.000,00 (trezentos mil reais)

Valor de contrapartida: R$ 4.000,00 (quatro mil reais)

Valor global: R$ 304.000,00 (trezentos e quatro mil reais)

Para consulta detalhada acessar o Portal do Sistema Nacional de Convênios, conforme orientações abaixo: 1- Acessar o site: https://www.convenios.gov.br/siconv/proposta/ConsultarProposta/ConsultarProposta.do 2- Preencher UF: MS e escolher o município: Bonito 3- Preencher o número do Convênio: 812249/2014 4- Preencher o Órgão do Convênio: 54000

CONCEDENTE: VINICIUS RENÊ LUMMERTZ DA SILVA – SECRETÁRIO NACIONAL DE POLÍTICAS DE TURISMO/ MINISTÉRIO DO TURISMO

CONVENENTE:LEONEL LEMOS DE SOUZA BRITO – PREFEITO MUNICIPAL DE BONITO/MS


EXTRATO DO CONVÊNIO Nº 812249/2014

Secretária participa de Fórum sobre turismo sustentável na Bahia

Juliane Ferreira Salvadori apresentou o modelo de gestão moderno adotado pela prefeitura em Bonito

Por: Naiane Mesquita

A Secretária de Turismo, Indústria e Comércio, Juliane Ferreira Salvadori participou da 5ª edição da Agenda Bahia – Compromisso com o Futuro. O evento foi realizado ontem, em Salvador, na Bahia e debateu os desafios de se desenvolver o turismo verde ou sustentável nas cidades brasileiras.

Juliane foi uma das palestrantes do encontro, que também contou com a participação do especialista em turismo e professor da FGV, André Coelho, do secretário municipal de desenvolvimento, turismo e cultura de Salvador, Guilherme Bellintani, do diretor de turismo do município de Lençois, Ramiro Luiz Barbosa, da consultora em gestão de negócios e turismo, Marianne Costa, e da Diretora Executiva do Instituto Polo Internacional Iguassu, Fernanda Helena Fedrigo. “Durante o evento falamos sobre o modelo de gestão que implantamos em Bonito, os cuidados com a preservação do meio ambiente e as metas de desenvolvimento para os próximos anos”, afirma a secretária de turismo.

O turismo foi compreendido durante o encontro como uma atividade fundamental para a economia global e o desenvolvimento das cidades. Mas que é necessário para explorar as potencialidades do setor, integrar todas as dimensões da sustentabilidade na forma de planejar e fazer turismo. Somente dessa maneira, apontam os especialistas, será possível tornar uma atividade economicamente viável, socialmente justa, com a preservação da cultura e do meio ambiente.

Fórum debate os desafios do turismo sustentável

O Fórum mostrou o que está sendo feito no Brasil e no mundo nessa área e como o Turismo Verde ou Sustentável tem sido um grande desafio para as cidades, especialmente os municípios mais impactados por essa atividade da economia, caso de diversas regiões da Bahia, como Salvador.

O encontro ainda apresentou a nova resolução da ONU (Organização das Nações Unidas) que aposta na força desse conceito de fazer turismo para combater a pobreza pela capacidade que essa atividade tem de criar integração regional e uma fonte de desenvolvimento socioeconômico, além de novos investimentos. Exemplos de cidades, empresas e até a concessão de crédito têm criado novas oportunidades e impulsionado esse novo conceito de fazer turismo.

A jornalista Renata Magalhães, da Rede Bahia, Juliane Salvadori e ACM Júnior durante encontro em Salvador

Alunos de Bonito participam de atividades do 13° Festival da Guavira

03/12/2014

Centros Educacionais Infantis (CEI’s) de Bonito recebem ações de educação ambiental com a temática “Guaviral”

Por: Marilizi Duarte/SEMA.

Como parte da programação do 13° Festival da Guavira, que começa amanhã e segue até o dia 7 de dezembro em Bonito (MS), as escolas municipais participaram de um pré-evento com o tema “guaviral”. As atividades proporcionaram aos alunos e professores a sensibilização para a apropriação cultural dos guavirais. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) realizou uma palestra com caráter mais informativo sobre o tema, abordando a distribuição, fauna e flora do cerrado, informações biológicas, origem do nome, nutrição, e principalmente, a conservação e a preservação dos guavirais.

A proposta do pré-evento surgiu em 2013, durante a 12ª edição do festival. “A organização do evento compreendeu que era necessário atuar de forma mais enfática na mobilização da comunidade com os cuidados ambientais nos guavirais”, afirma Marilizi Duarte, bióloga da SEMA.

CEI trabalha temática desde 2013

No Centro de Educação Infantil (CEI) Laura Vicuña, desde o ano de 2013 os professores Paulo Alvarenga (Maternal B), Sônia Fabrão (Jardim I) e Marinalva Teixeira (Jardim II), trabalham a temática guavira com os alunos através de um centro de interesse, ou seja, elas abordam a temática e trabalham de forma lúdica os conceitos recebidos durante a palestra.

Sob coordenação do professor Paulo Alvarenga, os alunos construíram um repente que foi musicado, sendo que a letra foi produzida pelos próprios alunos com algumas pequenas adequações do professor. A turma do Jardim II da Prof.ª Marinalva, criou um jogo de tabuleiro, onde cada casa possuí uma informação, “se jogar lixo no guaviral fica uma vez sem jogar e se deixar guaviras para os animais avança uma casa” relata a professora. Já os alunos do Jardim I produziram desenhos com a mesma temática, sempre enfatizando as visitas aos guavirais para a coleta da frutinha adocicada com baldes em companhia dos amigos e familiares, que é comum nesta época do ano no nosso município.

Para encerrar a atividade os alunos ganharam um muda de guavira, que foi produzida no ano de 2013 durante o Curso “Produção de Mudas de Guavira”, oferecido também durante o festival e aplicado pela AGRAER em parceria com a SEMA.

Abaixo, pode ser conferido a letra do repente, o vídeo dos alunos cantando e algumas fotos do projeto.

Guavira

No guaviral tem um passarinho

Catando frutinha pro seu filhinho

Cobra, cobra que tá no cerrado

Caçando comida pro seu namorado

Do guaviral vamos cuidar

Por que senão ele pode acabar

Se acabar não vai ter mais

Insetinhos e os animais

Confira o vídeo com o repente dos alunos:


Alunos do CEI Laura Vicuña foram presenteados com uma muda de Guavira

Alunos de Bonito participam de atividades do 13° Festival da Guavira

Alunos de Bonito participam de atividades do 13° Festival da Guavira

Alunos de Bonito participam de atividades do 13° Festival da Guavira

Alunos de Bonito participam de atividades do 13° Festival da Guavira

Alunos de Bonito participam de atividades do 13° Festival da Guavira

Alunos de Bonito participam de atividades do 13° Festival da Guavira

Alunos de Bonito participam de atividades do 13° Festival da Guavira


Secretaria de Obras inicia operação tapa buraco em ruas de Bonito

03/12/2014 10h33 – Atualizado em 03/12/2014 10h33

Sub-Título

Por: Naiane Mesquita

A Prefeitura Municipal de Bonito por meio da Secretaria de Obras começou a recuperar o asfalto em diversos pontos da cidade.

A operação foi iniciada na semana passada e de acordo com o secretário de obras, Luemir do Couto Coelho, devem ser finalizadas até a semana que vem. “Todas as ruas de Bonito serão beneficiadas, tanto no centro quanto nas vilas e bairros do município. Temos a expectativa de finalizar o trabalho até o final da semana que vem”, afirma o secretário.

Trabalhadores realizam a revitalização do asfalto em Bonito

Novas viaturas contribuirão com segurança pública em 45 municípios do Estado

Prefeitura de Bonito foi contemplada com um veículo pelo programa MS Forte 2 Segurança

Por: Naiane Mesquita

Nesse período de festas de fim de ano, 166 novas viaturas deverão contribuir com as ações policiais em 45 municípios de Mato Grosso do Sul. As chaves dos veículos foram entregues nesta terça-feira (2), em solenidade promovida pelo governo do Estado, no Comando Geral da Polícia Militar, em Campo Grande. A frota composta por caminhonetes, carros, motos e furgões foi adquirida através do programa MS Forte 2 Segurança, do Enafron (Estratégia Nacional de Fronteira) da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) e de convênios firmados, a exemplo do assinado com o Detran (Departamento Estadual de Trânsito).

Entre as cidades contempladas estão: Água Clara, Alcinópolis, Amambai, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Aral Moreira, Bataguassu, Bonito, Batayporã, Caarapó, Campo Grande, Coxim, Cassilândia, Deodapólis, Dois Irmãos do Buriti, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaquiraí, Jardim, Jateí, Ladário, Laguna Caarapã, Maracaju, Miranda, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paranaíba, Pedro Gomes, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rochedo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sidrolândia, , Sonora, Tacuru, Taquarussu, Terenos e Três Lagoas. Na capital, ficará a maior quantia de veículos, 25 unidades, por concentrar o maior número de contingente policial e em razão de ser o município mais populoso do Estado.

Para o prefeito de Bonito, Leonel Lemos Brito, os veículos favorecem o setor de turismo, principalmente neste mês de dezembro que é aquecido com os festejos natalinos e as férias escolares. “A segurança é primordial para o turismo, pois além das belezas naturais e do conforto, a questão da segurança também é avaliada na hora de escolher um destino para se visitar. Felizmente, Bonito é uma cidade muito tranquila, sem grandes indícios de criminalidade, mas todo investimento é sempre bem vindo”, explica. (com assessoria de imprensa do Governo do Estado)

Prefeito Leonel Lemos de Souza Brito ao lado do Governador do Estado, Andre Puccinelli e do Secretário de Justiça e Segurança Pública do Estado, Wantuir Jacini

ACESSO RÁPIDO