Realizada no último dia 17, a reunião extraordinária do Conselho Municipal de Turismo – COMTUR, com a participação do Superintendente do Secretaria de Patrimônio da União, o Sr. Mário Sérgio Sobral da Costa, onde foi discutido a proposta do Município de Bonito para a Cessão Onerosa do MNGLA, uma vez que todas as cavidades são de propriedade da União.
Segundo o Presidente do COMTUR “a reunião foi muito produtiva e pudemos contribuir com vários aspectos” ressaltou. O Prefeito Leleco também participou da reunião e ressaltou a importância de termos a Cessão de Uso do Monumento. A Secretária de Turismo, Ind. e Comércio, Juliane Salvadori disse que “estamos buscando em parceria com a SPU e o COMTUR uma proposta que será exemplo para o Brasil”, ressaltou. A documentação necessária para a Cessão de Uso já foi encaminhada pela Prefeitura de Bonito para a Secretaria de Patrimônio da União que segundo o Superintendente já será analisada.
No último dia 24, o diretor da Secretaria de Turismo de Bonito, e vice-presidente do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo de Bonito), Clayton Castilho Gomes, proferiu uma palestra durante a realização do festival de Turismo de Itabirito/MG, que teve um público circulante estimado em oito mil pessoas.
Com o enfoque no “Modelo de Gestão do COMTUR de Bonito/MS”, o diretor explanou sobre o envolvimento de toda a sociedade representada no COMTUR, e suas deliberações em prol do turismo em Bonito. Muitas autoridades, entre elas vários prefeitos e secretários de turismo, bem como empresários e estudantes de turismo, assistiram a palestra que foi considerada de suma importância para um novo modelo de gestão do ecoturismo na região.
Serra do Cipó – Já no dia 26, o vice-presidente Clayton Castilho, recebeu a companhia do Presidente da ATRATUR e do COMTUR, Marcos Dias Soares, e também de Vanessa Leite, gerente do SEBRAE em Bonito, na cidade de Serra do Cipó, também no estado de Minas Gerais.
O presidente da ATRATUR (Associação de Atrativos Turísticos de Bonito), Marcos Soares, discorreu sobre a importância da associação para o atrativo, bem como sua participação no COMTUR, e a integração com os membros que fazem parte da associação.
Vanessa Leite apresentou o papel do SEBRAE como prestador de serviços, apoiando as ações de incremento do turismo na região de Bonito, e municípios vizinhos.
O diretor de Turismo, Clayton Castilho, repetiu sua palestra sobre o papel do COMTUR, no evento que contou com a presença de um excelente público estimado em mais de 60 pessoas. Após as palestras, foi aberto o debate entre os palestrantes e o público presente, aonde puderam trocar experiências e divulgar as potencialidades, e a forma como é conduzido às ações de turismo em Bonito.
O Conselho Municipal de Turismo de Bonito (COMTUR), através do conselheiro Cícero Ramos Peralta, e do Assessor de Imprensa da Prefeitura, Paulo de Lima, participaram da 42ª Abav Expo Internacional de Turismo, que aconteceu entre 24 à 28 de setembro, no Anhembi, em São Paulo.
Por: Paulo de Lima
O Conselho Municipal de Turismo de Bonito (COMTUR), através do conselheiro Cícero Ramos Peralta, e do Assessor de Imprensa da Prefeitura, Paulo de Lima, participaram da 42ª Abav Expo Internacional de Turismo, que aconteceu entre 24 à 28 de setembro, no Anhembi, em São Paulo. A feira foi realizada numa área superior a 58 mil metros quadrados, segmentada por regiões: Brasil, América Latina e Caribe, Europa, Estados Unidos, Ásia, África e Oceania. Considerada um das maiores feiras de turismo da América Latina, o encontro reuniu o setor público, agentes, operadores nacionais e internacionais com o intuito de trocar experiência e fazer negócios, visando divulgar os destinos.
Segundo o conselheiro Cícero Peralta, é de suma importância a participação em feiras como ABAV Expo para todo o trade turístico de Bonito, um dos destinos de ecoturismo mais procurados durante a feira internacional. “A participação de todo o trade, capitaneado pela FundTur, mostra a força, e coloca Bonito no cenário competitivo do turismo mundial. Estamos sempre presentes para fomentar as atividades, e chancelarmos as ações desenvolvidas durante a feira, sempre com o objetivo de divulgar e promover alternativas de negócios na área do turismo para o nosso município”, finalizou Peralta.
Nomes importantes, dentre eles, o ministro do Turismo, Vinicius Lages, além de diversas autoridades de órgãos e empresas ligadas ao turismo brasileiro e mundial, bem como prefeitos e secretários de turismo de todo o Brasil, estiveram presentes no evento. O stand do Mato Grosso do Sul na 42ª Abav, foi muito procurado pelo público, que recebeu material institucional sobre todos os destinos do estado, como material dos roteiros e hotéis, e ainda uma degustação de caldo de piranha, chipa e cachaça Taboa.
Números finais – 42ª ABAV – Expo Internacional de Turismo
A 42ª ABAV – Expo Internacional de Turismo registrou os seguintes números:
1) Visitação do público profissional: 41.095
2) Visitação do público consumidor: 16.873
3) Programa Hosted Buyers: 1.245
a) Nacionais: 1.100
b) Internacionais: 145
3) Postos de trabalho gerados pelos expositores: 7.496
4) Empregos diretos: 2.799
5) Imprensa credenciada: 812
6) Participantes nas salas da Vila do Saber: 4.596
Sobre o não comparecimento da arbitragem na data de 27 de setembro de 2014, durante a realização da “Copa Comércio”, que inviabilizou o bom andamento da competição, com a não realização das partidas programadas na tabela, a Prefeitura Municipal de Bonito, através da Secretaria de Esportes vem a público esclarecer que:
1. A Prefeitura Municipal de Bonito realizou uma licitação pública, na modalidade “Pregão Presencial de n°031/2014, que visava a Contratação de empresa especializada na prestação de serviços de arbitragem para diversas modalidades esportivas, saindo vencedora a empresa Andrei Morais Da Silva – ME”;
2. A Secretaria de Esportes enviou para empresa o calendário, bem como a tabela completa dos jogos da “Copa Comércio”, especificando datas, horários e determinações. No último sábado (27), na abertura dos jogos programados, “foi verificado o não comparecimento da arbitragem, ficando assim suspensa a programação para a data”, causando prejuízos ao evento, para organização, bem como as equipes e atletas;
3. O secretário de Esportes, Greyck Goulart, entrou em contato com a empresa – Andrei Morais da Silva M.E, através de seus representantes, que alegaram as condições climáticas (chuva), para o não comparecimento da arbitragem, implicando em prejuízo a todo o evento.
3. A Prefeitura Municipal de Bonito, através de sua Procuradoria Jurídica, espediu uma NOTIFICAÇÃO, para que em 48 (quarenta e oito) horas, apresentem manifestação prévia sobre o não comparecimento dos árbitros no evento. O não atendimento da presente notificação poderá implicar em multa, bem como a rescisão contratual;
Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Bonito/MS
O MUNICIPIO DE BONITO/MS, através da Secretaria Municipal de Administração e Finanças, torna público a abertura da Licitação, na Modalidade PREGAO PRESENCIAL, que será regida pela Lei Federal nº. 10.520, de 17 de julho de 2.002, pelo Decreto Municipal 061/2006 e subsidiariamente pela Lei nº. 8.666 de 21/06/93, e suas alterações e Lei Complementar nº. 123/06, conforme adiante especificada:
OBJETO: Contração de serviços de locação de estrutura (palco, iluminação, sonorização, camarim, etc), para realização das festividades do dia da criança que será realizado nos dias 11 e 12 de outubro de 2014 no Município de Bonito/MS.
ABERTURA DA SESSÃO: 10/10/2014.
HORAS: 08:00 hs.
LOCAL: Prefeitura Municipal de Bonito/MS, sito a Rua Cel. Pilad Rebuá, 1.780, Centro. O edital com os dados completos encontra–se disponível aos interessados no endereço acima especificado, gratuitamente.
Bonito/MS, 26 de setembro de 2014.
Assinado na Autorização
Hallem Rodrigues Jaser
Secretário Municipal de Administração e Finanças.
Prefeitura de Bonito, através da Secretaria de Meio Ambiente/SEMA estimula participação da comunidade nas ações de arborização urbana e rural
Por: Marilizi Duarte de Oliveira/SEMA
O Dia da Árvore é comemorado em todo o mundo, mas em datas diferentes. No Brasil, é comemorado no dia 21 de setembro, devido à véspera da chegada da primavera, estação responsável pelo grande aparecimento de flores e por simbolizar a continuação da vida (Fonte: Site Uol).
A Prefeitura de Bonito, através da Secretaria de Meio Ambiente/SEMA, compreende que datas comemorativas focadas em lembrar simbologias culturais e/ou ambientais, devem ser marcadas por ações de mobilização e participação da comunidade, buscando a troca de informações e partilha nas responsabilidades socioambientais, que são tanto da gestão pública como dos munícipes.
Assim, o município de Bonito (MS) ganhou duas ações socioambeintais, sendo uma com a doação de mudas de ipês-branco e outra com o plantio de árvores com as crianças da Associação Pestalozzi.
Doação de Mudas
Na última sexta-feira (19), a Prefeitura de Bonito, através da Secretaria de Meio Ambiente/SEMA e a ONG Instituto das Águas da Serra da Bodoquena – IASB doaram 500 mudas de ipê-branco (Tabebuia roseoalba) na Praça da Liberdade. Além da doação de mudas, que foram produzidas no Viveiro Municipal de Bonito, o IASB elaborou uma série de atividades lúdicas, voltadas para crianças, incentivando os cuidados com a natureza.
Se você não conseguiu comparecer no evento para pegar sua muda, é possível obter mudas gratuitamente pela Prefeitura de Bonito, é necessário comparecer no escritório da SEMA localizado na Rua Dr. Conrado, s/n, Vila Donária, antigo fórum, munido de documentos pessoais e comprovante de endereço do local onde serão plantadas as mudas, será preenchido um termo de cooperação e responsabilidade, e quando necessário, após vistoria técnica na área, será liberado a autorização para a retirar das espécimes no viveiro municipal.
Vale reforçar que a equipe técnica da SEMA realiza vistorias amostrais para garantir que as mudas foram plantadas em local adequado e estão recebendo tratos culturais.
Plantio com alunos da Associação Pestalozzi
Em continuidade à atividades de educação ambiental da SEMA com os alunos da Associação Pestalozzi de Bonito, que participaram no mês de fevereiro de ação no Viveiro Municipal de Bonito, onde receberam informações sobre sementes, anatomia e fisiologia dos vegetais. Conheceram o viveiro e colocaram a mão na massa, auxiliando na transposição das mudas que estavam em tubetes para saquinhos plásticos, possibilitando que as mudas crescessem e pudessem ser transplantadas na natureza.
E as mudas cresceram e foram plantadas na natureza! Na segunda-feira (22), os alunos puderam se deslocar até o Sítio Ybirá Pê Arvorismo e plantar as mudas em área de Preservação Permanente, pertinho do Rio Formoso.
Agradecemos ao atrativo turístico Sítio Ybirá Pê Arvorismo que cedeu o apoio dos funcionários e o espaço para que a atividade de educação ambiental pudesse ser completada e ter tanto sucesso. A SEMA acredita que ações de educação ambiental com participação ativa da comunidade, possa, em longo prazo, trazer mudanças significantes para a sociedade.
Se a sua escola, empresa ou instituição tiverem interesse em realizar esta atividade, entre em contato com a equipe da SEMA pelos contatos: [email protected] | (67) 3255-3316 | (67) 84699154.
Prefeitura e instituições parceiras apostam em atividades lúdicas para a conservação das aves
Por: Marilizi Duarte de Oliveira/SEMA
Tema de poesia do Manoel de Barros “As coisas não querem mais ser vistas por pessoas razoáveis: Elas desejam ser olhadas de azul – Que nem uma criança que você olha de ave” e de músicas como A ordem das árvores da cantora Tulipa Ruiz “Todo bem-te-vi carrega uma paineira / Tem sempre um colibri que gosta de jatobá / Beija-flor é casa de ipê”, as aves trazem colorido com suas penas, vida com seu canto, mas principalmente são importantes dispersoras de sementes que auxiliam na recuperação de florestas, ajudam no controle populacional de insetos, e ainda possibilitam atividade turística com a prática de observação de aves ou birdwatching.
As aves realmente merecem destaque! Assim, durante os dias 06 a 10 de outubro, com horário das 17h às 20h, a Prefeitura de Bonito, através da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Fundação Neotrópica do Brasil – FNB, ICMBio/PARNA Serra da Bodoquena e Instituto das Águas da Serra da Bodoquena – IASB, e apoio do Vereador Edvaldo Rebeque e Diego Cardoso Fotografia, irá realizar a Semana Municipal das Aves.
O evento visa disponibilizar diversas atividades lúdicas e de conteúdo ambiental para sensibilizar a comunidade, principalmente as crianças, para a conservação das aves e comemorar o “Dia Municipal das Aves”, com data oficial em 03 de setembro, segundo a lei municipal n° 1.161, de 15 de abril de 2009 que dispõe sobre a instituição do dia e declara o Udu-de-coroa-azul como ave símbolo do Município de Bonito.
As atividades serão realizadas em cinco diferentes bairros de Bonito, e podem ser consultados abaixo:
06/10 (2ª feira): Bairro Vila Machado | Rua Projetada 03, na frente da Escola Municipal Vitalina Vargas Machado
07/10 (3ª feira): Bairro BNH | Rua São Paulo Apóstolo, na Praça do CEI Pequeno Príncipe
08/10 (4ª feira): Bairro Bom Viver I e II | Praça do Jardim Bom Viver I e II
09/10 (5ª feira): Bairro Vila América | Rua Santana do Paraíso, na frente do CEI Vera Lúcia G. Figueiredo
10/10 (6ª feira): Bairro Vila Donária | Rua Olívio Jacques com a Rua Clóvis Cintra, Quadrinha da Vila Donária “Luiz Flávio Pinheiro Xavier”
Participem! O evento estará recheado de brincadeiras, jogos, teatro, vídeos, exposição de fotos e oficinas. Venham para a praça, venham para rua para celebrar as aves!
Se possível, divulgue o cartaz com a programação.
Ave símbolo de Bonito: Udu-de-coroa-azul
Cientificamente conhecido como Momotus momota marcgraviana (Linnaeus, 1766), esta espécie foi registrada em altitudes que variam de 4 m à 700 m acima do nível do mar.
É uma ave que habita o sub-bosque médio e alto das florestas, onde forrageia em busca de artrópodes e pequenos vertebrados, além de uma boa quantidade de sementes e frutos, principalmente do murici (Byrsonima sericea). Podendo seguir formigas de correição.
O udu-de-coroa-azul é observado com freqüencia em florestas secundárias ou em regeneração do que em florestas mais maduras. É territorialista, podendo-se observar o mesmo indivíduo, por dias seguidos, no mesmo lugar e na mesma hora (RODA, 2008).
Alunos visitam a Associação Recicla Bonito na Unidade de Tratamento de Resíduos (UTR) e o Aterro Controlado
Por: Chris Vasques/SEMA
Na ultima quarta-feira (17) a equipe da Secretaria de Meio Ambiente/SEMA recebeu os alunos do 3º ano do ensino fundamental da Escola Municipal João Alves da Nóbrega (Bonito – MS) nas dependências da UTR – Unidade de Tratamento de Resíduos. Eles tiveram a oportunidade de conhecer e conversar com as pessoas que trabalham na associação Recicla Bonito e ver de perto a importância que essas pessoas têm para o meio ambiente. Os alunos conheceram também a transformação do resíduo orgânico, sendo transformados em adubo através da compostagem.
Esta atividade pretendeu mostrar para os alunos a destinação dos resíduos gerados em suas casas e desta forma, mostrar que, se cada um fizer a sua parte, separando o seu “lixo” podemos cuidar do meio ambiente e garantir a renda de muitas famílias.
Nos dias 03, 05 e 18 de setembro recebemos alunos do estado de São Paulo.
Bonito MS conta atualmente com um aterro controlado para disposição final de seus resíduos e aguarda com anseio a obra do aterro sanitário ao qual é participante consorciado para a destinação final dos resíduos no município de Jardim MS.
Maiores informações, falar com a Bióloga Chris Vasques pelo telefone (67) 3255-3316 na Secretaria de Meio Ambiente.
SEMA e IASB distribuem gratuitamente mudas de ipê-branco na Praça da Liberdade nesta sexta-feira
Por: Marilizi Duarte de Oliveira/ SEMA
Dia 21 de setembro é comemorado o Dia da Árvore. Logo, para reforçar a importância das árvores e incentivar a arborização urbana e rural, na próxima sexta-feira (19), a Prefeitura de Bonito, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMA e a ONG Instituto das Águas da Serra da Bodoquena – IASB farão a doação de mudas de ipê-branco (Tabebuia roseoalba) na Praça da Liberdade, entre às 08h e 12h.
O ipê-branco é uma espécie ótima para o paisagismo em geral, e é particularmente útil para arborização de ruas e avenidas dado seu porte não muito grande, crescimento relativamente rápido, suas raízes não perfuram canos de água, não quebram calçadas e muros, além de suas copas não danificarem a rede de distribuição de energias elétrica.
Tal ação tem como finalidade, incrementar a arborização urbana e o paisagismo, afinal as árvores contribuem significativamente com a qualidade do ambiente urbano, como:
Auxiliam na infiltração da água no solo, prevenindo enchentes;
Redução da velocidade do vento, reduzindo catástrofes causadas por tempestades;
Purificação do ar pela fixação e reciclagem de gases tóxicos através da fotossíntese;
Amortecimento de ruídos;
Melhoria do microclima, pela retenção de umidade do solo e do ar;
Geração de sombra, protegendo os seres humanos dos raios ultravioletas;
Moradia para aves, predadoras naturais de insetos, realizando o controle populacional de agente vetores de doenças.
Em tempo, vale ressaltar que antes de podar ou retirar árvores, deve ser solicitado autorização na Secretaria de Meio Ambiente de Bonito, localizado na Rua Dr. Conrado, s/n, Vila Donária, antigo Fórum. A equipe técnica da SEMA irá realizar a vistoria e autorizar poda/retirada apenas se a árvore estiver colocando pessoas em risco. Conforme mencionado acima, as árvores trazem muitos benefícios, vamos avaliar a real necessidade de retirar este bem tão valioso.
Doação de Mudas Gratuitamente
A Prefeitura de Bonito, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMA, buscando incentivar a recuperação de matas ciliares e arborização urbana para conservação dos recursos naturais e uma melhor qualidade de vida dos moradores bonitenses, doa mudas de espécies nativas e exóticas.
Vale reforçar, que as espécies disponibilizadas para área urbana, como a exótica Salgueiro-chorão (Salix pendulina), atendem especificações de paisagismo.Ressaltamos que proprietários rurais que tenham interesse em adquirir mudas de espécies nativas para recuperação de mata ciliar, reserva legal e adensamento de fragmentos florestais podem solicitar junto a secretária uma vistoria técnica para identificar quais espécies e quantidade de mudas são necessárias para a área em questão.
As mudas são doadas gratuitamente, porém, é necessário comparecer no escritório da SEMA localizado na Rua Dr. Conrado, s/n, Vila Donária, antigo Fórum, munido de documentos pessoais e comprovante de endereço do local onde serão plantadas as mudas, será preenchido um termo de cooperação e responsabilidade, e quando necessário, após vistoria técnica na área, será liberado a autorização para a retirar das espécimes no viveiro municipal.
Vale reforçar que a equipe técnica da SEMA realiza vistorias amostrais para garantir que as mudas foram plantadas em local adequado e estão recebendo tratos culturais.
Maiores informações: (67) 3255-3316 | (67) 8469-9154 | [email protected]
SEMA e instâncias diversas se mobilizam para retirar lixo de trecho do Córrego Bonito e Rio Formoso.
Por: Marilizi Duarte de Oliveira/ SEMA
No último sábado (15), diversas instituições se uniram pela segunda vez para realizar mutirão de limpeza de trecho do Rio Formoso e Córrego Bonito. Esta ação teve sua primeira edição no mês de março do mesmo ano, e foi fundamental para identificar as problemáticas e demandas da deposição inapropriada de resíduos sólidos em águas superficiais do município de Bonito (MS).
A equipe de trabalho composta por 20 voluntários foi divida em dois grupos. O ponto de partida das ações foi no atrativo turístico Sitio Ybirá Pê Arborismo, pois neste local o Córrego Bonito deságua no Rio Formoso. Enquanto uma equipe subiu aproximadamente 400 metros do Córrego Bonito, a outra percorreu um trecho de aproximadamente três quilômetros (Km) do Rio Formoso, utilizando botes, ducks, caiaques e barco da Polícia Militar Ambiental – PMA, até o atrativo turístico Balneário do Sol, onde os resíduos coletados e acondicionados em sacos de lixo tiveram destinação adequada.
Ao todo foram retirados 08 e 18 sacos de 100 litros, respectivamente do trecho do Córrego Bonito e Rio Formoso. Vale ressaltar que é difícil transformar estes volumes em toneladas, visto que algumas embalagens estavam cheias de água. Do ponto mais crítico, ou seja, o do córrego, também foram retiras partes de tanquinho de lavar roupas, tampa de caixa d’água e pneu.
Apesar do mutirão de limpeza não atender os aproximadamente 10 km do Córrego Bonito e 100 km do Rio Formoso, a ação paliativa, possibilitou uma análise do tipo de resíduos que é descartado e estabelecer quais ações devem ser focadas para mitigar os problemas nestes corpos d’água.
Este mutirão foi possível porque diversas instâncias, públicas e privadas, se mobilizaram e somaram forças. A comunidade deve ser participativa frente as necessidades do município, desde a identificação dos problemas até a construção das soluções, afinal o município não consegue ser gerido apenas pelos órgãos públicos, os munícipes devem cuidar da cidade.
Vale ressaltar, que este mutirão focou em trechos do córrego/rio pela sensibilidade ambiental dos mesmos, visto que do Córrego Bonito, um corpo d’água urbano, que após sua nascente, seu leito passa pela área urbana de Bonito e recebe em seu leito as águas dos Córregos Restinga e Saladeiro, outros dois córregos urbanos, e posteriormente deságua no Rio Formoso. Logo, todo o resíduo sólido, tanto esgoto clandestino, quanto lixo jogado em seu leito chega até o importante Rio Formoso. Em momento algum, buscou-se realizar promoção ou beneficiar qualquer atrativo turístico.
APOIO
Prefeitura de Bonito/ Secretaria de Meio Ambiente
Ministério Público Estadual/ 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Bonito
Academia Físico & Forma
Polícia Militar Ambiental
Agência Ygarapé Tour
Sítio Ybirá Pê Arborismo
Eco Park Porto da Ilha
Balneário do Sol
Magnata Podas
Voluntários moradores de Bonito como empresários, guias de turistas, atletas, adolescentes e crianças.
Usamos cookies em nosso site para oferecer a você a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies.
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
Cookie
Duração
Descrição
cookielawinfo-checkbox-analytics
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional
11 months
The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy
11 months
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
viewed_cookie_policy
11 months
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.