A Farmácia Municipal é um programa da Prefeitura Municipal de Bonito, que tem como objetivo ampliar o acesso e o uso racional dos medicamentos, promovendo um atendimento mais humanizado, com distribuição gratuita de mais de 300 itens/medicamentos, principalmente aos consumidores de medicamentos de uso contínuo.
O programa Farmácia Municipal consiste num modelo pelo qual a farmácia torna-se um estabelecimento de saúde desvinculado do PSF, passando a ser referência na prestação de serviços para a população e influenciando diretamente na vida das pessoas, já que o atendimento à população será num local mais adequado, com mais comodidade, conforto e agilidade.
A Farmácia Municipal esta funcionando em caráter experimental, com a sua inauguração prevista para dia 01 de Agosto, e funcionará ininterruptamente entre as 07hs às 18hs, de segunda a sexta-feira, e está localizada na Avenida Pilad de Rebuá, no antigo prédio do Sicredi.
A rede de Saúde do município de Bonito passa por uma grande reformulação estrutural.
Por: Paulo de Lima – AsseCom Bonito
Através de convênios com o Governo Federal e investimentos com recursos próprios, a Prefeitura de Bonito vem trabalhando para melhorar qualidade no atendimento de saúde tanto na zona urbana como rural do município. A orientação do prefeito Leleco Brito (PT do B) é de que todos os esforços sejam envidados no sentido de agilizar as obras de reforma, ampliação e construção dos postos de saúde no município.
De acordo com dados repassados pela Secretaria Municipal de Saúde, estão sendo investidos mais de R$ 250 mil na reforma e ampliação de três (03) Unidades Básicas de Saúde (UBSs), sendo os da Vila Donária, Vila América e Rincão Bonito.
Além da reforma e ampliação das três UBSs, a Prefeitura de Bonito está sendo construído o novo E.S.F do Bom Viver, que terá uma área construída de 302m², e está orçada em R$ 408 mil. A obra é fruto do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal e contra partida da prefeitura municipal.
Mais Investimentos – Considerando a grande demanda de pacientes que necessitam de tratamento domiciliar, a Prefeitura Municipal de Bonito, adquiriu seis motos, sendo duas motos Honda CG 125, e quatro motos Biz 125. As motos foram adquiridas para melhorar a assistência à população e garantir melhores indicadores, fortalecendo e ampliando os investimentos na atenção básica.
As motos serão utilizadas pelas Unidades de Saúde do Centro, ESF Donária, ESF Rincão Bonito, ESF Vila América, agilizando as visitas domiciliares para acompanhamento das famílias, desde a gestante até o idoso, acamados, portadores de necessidades especiais, curativos e entre outros serviços de saúde. Esse benefício vai dar maior agilidade no atendimento, podendo as visitas ser realizadas com mais frequência e a população serem mais bem assistida.
Farmácia Central – As seis motos foram adquiridas com recursos próprios do município, e **foram investidos mais de R$ 40 mil na sua aquisição. As duas motos Honda CG125 serão disponibilizadas para Farmácia Central do município que será inaugurada em breve, e servirão para entrega de remédios aos pacientes com dificuldades de locomoção ou acamados, bem como realizar a coleta de receitas no ESF Rincão Bonito, e o posterior envio dos medicamentos para o Centro de Atendimento ao Cidadão, no Bairro da Marambaia.
Na tarde da última sexta-feira (25), na sala de reuniões do Hospital Darci João Bigaton, o Prefeito Leleco Brito (PT do B), recebeu os médicos que trabalham junto administração municipal, e teve como tema principal a implantação da Farmácia Municipal, bem como apresentação dos novos médicos, e o médico perito que passará a prestar serviços para prefeitura.
Sobre a Farmácia Municipal, o prefeito descreveu a forma de trabalho, e o alcance social que trará o projeto, bem como, um controle mais eficaz da compra e dispensação dos medicamentos, e que terá como consequência o fortalecimento das ações de saúde. Leleco solicitou aos médicos a prescrição dos medicamentos que fazem parte da Farmácia Básica, e que os itens disponibilizados atualmente superam, e muito, o que preconiza o Ministério da Saúde.
“A Prefeitura de Bonito tem investido muito na saúde do município, sobre os medicamentos aumentamos muito nossa cartela de medicamentos da Farmácia Básica, para que os médicos tenham uma flexibilidade em poder prescrever os medicamentos. Precisamos que o profissional médico receite dentro desta lista, gerando assim um equilíbrio em nossas compras de medicamentos. A Farmácia Municipal terá papel fundamental para equação e resolução de muitos problemas gerados com a não centralização das farmácias que tínhamos nos postos de saúde.”, afirmou Leleco Brito.
Na ocasião foram apresentados os novos médicos que já estão prestando serviços para população de Bonito, bem como o médico-perito, que passa a prestar serviços para o público interno da prefeitura (servidores), na questão da emissão de atestados médicos com data acima de 15 (quinze) dias.
A Prefeitura Municipal de Bonito, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, está trazendo para a cidade a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP-UFMS
Por: AsseCom Bonito com Maestro Jucilei Inácio Martins
A Prefeitura Municipal de Bonito, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, está trazendo para a cidade a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP-UFMS – que é um projeto de extensão da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, prestadora de serviços necessários para o início, desenvolvimento e/ou reciclagem de cooperativas ou grupos de trabalho associativo, denominados de Empreendimentos de Economia Solidária – EES. É uma linha de extensão universitária que disponibiliza um núcleo básico interdisciplinar formado pelo quadro: docente, acadêmico e técnico, buscando assim, socializar o conhecimento da universidade junto aos setores populares. O eixo do projeto da ITCP-UFMS visa estimular a formação de empreendimentos de economia solidária no Estado de Mato Grosso do Sul, como forma de geração de trabalho e renda, promovendo a capacitação de cooperados/empreendedores através de cursos de qualificação profissional continuada além de acompanhamento nas áreas social, produtiva, educacional, saúde, jurídica, administrativa, de mercado, contabilidade, econômica e tecnológica. O projeto deverá atender primeiramente aos anseios da comunidade dos Distrito Águas do Miranda e futuramente poderá ser estendido até outros assentamentos.
A primeira reunião com os moradores foi no último sábado dia 19/07 com uma equipe de técnicos da UFMS coordenados pela Professora Dalva Mirian Coura Aveiro. Foi demonstrado os trabalhos já realizados pela ITCP-MS em outros lugares no estado como no Assentamento Juncal em Naviraí que hoje é exemplo de trabalho bem sucedido organizados em cooperativas no Brasil. Foi também explanado com os presentes sobre a necessidade de se organizar em forma de cooperativas para formar núcleos de produção diversas como criação de peixe, panificadora, frango caipira, artesanato entre outros. Estas cooperativas populares facilitam a comercialização da produção desses grupos de forma legal, promovendo assim o crescimento destes cooperados e da qualidade de vida local. Ainda faltam duas reuniões para cumprir algumas etapas iniciais de acordo com o Governo Federal e que irão servir para definição de que culturas que serão trabalhadas numa primeira fase e ainda oportunizar uma adesão do maior número de moradores daquele local.
A atual administração acredita que com parceiros como estes, estará trabalhando para fortalecer o pequeno produtor, propiciando novas perspectivas inclusive de novos gêneros de produção, buscando reduzir significativamente a carência em núcleos rurais distante do centro da cidade de Bonito e que serão atendidos com o mesmo olhar que é dispensado ao cidadão urbano.
Possibilitar o estudo da comunicação verbal e não verbal através da estruturação da linguagem oral pela oratória, através de técnicas de ajustes fisiológicos que melhorem o formato comunicativo oral para apresentações em público.
Por: SecTur Bonito MS
Edite este campo e insira a matéria AQUI
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Conceitos da oratória: Oratória moderna
Estruturação da apresentação em público
Elementos estruturais do discurso
Identificar barreiras verbais e não verbais
Aprender a analisar o ouvinte através de aspectos vocais
Conhecer os mecanismos de fisiológicos da comunicação oral
Técnicas de voz e fala
Identificação de vícios de linguagem, para-linguagens e vocabulário
Dominar o uso do microfone ou recurso de vídeo
Conceitos da comunicação verbal e comunicação não verbal: gestos e posturas
CARGA HORÁRIA: 20 horas
PERÍODO: 11 a 15/08/2014
HORÁRIO: 08:00 às 12:00hs
LOCAL: a definir
INSTRUTORA: Ana Kelly Martinez
INVESTIMENTO: R$ 80,00 (por participante)
Máximo 02 participantes por empresa.
Máximo de 25 participantes.
Maiores informações na Secretaria de Turismo, através do telefone: (67) 3255-2160
No último dia 22, em visita a propriedade do Srº Paulo, produtor da agricultura familiar, onde estiveram presentes o secretário de Produção e Desenvolvimento Rural, João Ubaldo de Andrade, acompanhando a visita técnica de orientação para Agricultura Familiar, os engenheiros agrônomos, Rodrigo (SEBRAE) e Alexandre
(AGRAER), dando prosseguimento a parceria firmada entre a Prefeitura Municipal de Bonito, SEPRODES, SEBRAE e AGRAER para atender a Agricultura Familiar no município.
Nesta visita técnica foi verificado, e feito o acompanhamento da produção de hortaliças na propriedade, com alto grau de qualidade e variação de produção, como por exemplo, milho, alface, coentro, cenoura, beterraba, cebolas, salsinhas, repolho, entre outras. Durante a visita foi repassado ao produtor algumas orientações com relação ao plantio correto, correção de solos e combate a pragas na horta.
Foi colocado a disposição o espaço de comercialização da Feira do Produtor, bem como orientação para transporte e cuidados para manter a qualidade na hora da comercialização.
O MUNICIPIO DE BONITO/MS, através da Secretaria Municipal de Administração e Finanças, torna público a abertura da Licitação, na Modalidade PREGAO PRESENCIAL, que será regida pela Lei Federal nº. 10.520, de 17 de julho de 2.002, pelo Decreto Municipal 061/2006 e subsidiariamente pela Lei nº. 8.666 de 21/06/93, e suas alterações e Lei Complementar nº. 123/06, conforme adiante especificada:
OBJETO: Aquisição de uma unidade móvel de saúde (ambulância) equipada com itens de UTI para atendimento básico no âmbito do Sistema Único de Saúde no Município de Bonito/MS. Processo nº 27/2021/14.
ABERTURA DA SESSÃO: 04/08/2014.
HORAS: 08:00 hs.
LOCAL: Prefeitura Municipal de Bonito/MS, sito a Rua Cel. Pilad Rebuá, 1.780, Centro. O edital com os dados completos encontra–se disponível aos interessados no endereço acima especificado, gratuitamente.
Bonito/MS, 22 de julho de 2014.
Assinado na Autorização
Hallem Rodrigues Jaser
Secretário Municipal de Administração e Finanças.
Em mais uma importante ação de reestruturação e melhoria dos serviços prestados, bem como um antigo anseio da comunidade, a Prefeitura Municipal de Bonito, fez a integração de profissionais médico e dentista na Unidade Básica De Saúde Águas Do Miranda, que agora passa a contar com equipe completa no atendimento de saúde no local.
A equipe está sendo composta pelo médico Dr. Rodrigo Gandra, dentista Dr. Pedro Rosa, enfermeira Regiane Freire Brabo, e a técnica de enfermagem, Madalena Balta, na recepção, Janaína Quintão e motorista de ambulância, Cleone Francisco da Silva.
Para o prefeito Leleco Brito (PT do B), é mais um compromisso cumprido. “Não é fácil levar profissionais da área de saúde para um local distante mais de 70km de Bonito. Isso exige uma dedicação, e mais ainda um amor pela sua profissão, e pelo próximo. Se você pensar na dificuldade da comunidade do Águas do Miranda em se deslocar até Bonito para uma simples consulta, vai ver que todo o esforço nosso para dotarmos a UBS de médico, dentista, enfermeira, atendentes e uma ambulância com motorista, foi de suma importância. Além da saúde, temos nos preocupado com a geração de renda, construção de habitação, a melhoria das estradas, o projeto de asfalto para a rodovia na área do distrito, que já está licitada, e deve começar em breve, a melhoria da escola do distrito, que agora passa a contar com ar condicionado em todas as salas, e esperamos fazer muito mais. Vamos continuar trabalhando firmemente para viabilizar muito mais, e aqui quero fazer um agradecimento especial a Câmara de Vereadores de Bonito, na pessoa do vereador Pedrinho da Ponte, que tem sido nossos parceiros em todas as ações propostas para melhoria de Bonito.”, finalizou Leleco Brito.
Os atendimentos do médico, Dr. Rodrigo Gandra, acontecerá às terças-feiras, já podendo ser agendadas diretamente na UBS, bem como o atendimento para o dentista, Dr. Pedro Rosa, será as terças, quartas e quintas-feiras, também com agendamento.
O (DEMTRAT) Departamento de Trânsito do Município de Bonito, visando a realização do Festival de Inverno de Bonito, que acontecerá entre os dias 30 julho a 02 de Agosto, iniciou o fechamento das ruas centrais para montagem e depósito das estruturas do Festival de Inverno 2014.
Segundo o DEMTRAT – Departamento Municipal de Trânsito começa a mobilização de toda a montagem do Festival de Inverno, então confira as ruas que irão sofrer a interdição:
a) Rua Pilad Rebuá entre as Ruas XV de Novembro e a Rua Nelson Felício dos Santos – onde será o Espaço Homenageado;
b) Rua XV de Novembro entre as ruas Pilad Rebuá e a Rua Luiz da Costa Leite – onde será a Intervenções Cenográficas;
c) Rua Nelson Felício dos Santos entre as ruas Pilad Rebuá e Rua Luiz da Costa Leite – onde será o Pavilhão das Artes;
d) Rua General Ozório entre as ruas Pilad Rebuá com a Rua das Flores – onde será a Tenda.
Conforme o funcionário Cristalvo Freitas Campos, do DEMTRAT, “Os fechamentos são necessários para montagem antecipada da grande estrutura do Festival, por isso já estamos desviando o trânsito para outras vias. Também estão sendo renovadas as pinturas em todas as vias principais na cidade, para melhor informar e orientar o turista que vem a Bonito, durante as festividades”.
Usamos cookies em nosso site para oferecer a você a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies.
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
Cookie
Duração
Descrição
cookielawinfo-checkbox-analytics
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional
11 months
The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy
11 months
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
viewed_cookie_policy
11 months
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.