Horário de atendimento: Das 7:00h às 13:00h - Rua Coronel Pilád Rebuá, 1780 - Centro - Tel. (67) 3255-1471 (67) 3255-1856 (67) 3255-2155

18.8 C
Bonito
Início Site Página 761

“Maio Amarelo” quer reduzir acidentes no trânsito em Bonito

Ações de educação no trânsito serão reforçadas durante todo o mês.
Campanha visa diminuir o número de mortes no trânsito até 2020.

Por: Paulo de Lima AsseCom – Fotos: MF Studio

A Prefeitura de Bonito em conjunto com Departamento Municipal de Trânsito de Bonito (DEMTRAT). lançou a campanha ‘Maio Amarelo’, a fim de reduzir os índices de acidentes de trânsito e conscientizar os condutores de Bonito. O evento contou com a participação de estudantes de escolas públicas municipais de Bonito, que participaram de uma caminhada pelo centro da cidade na semana passada. A marcha foi organizada pelo DEMTRAT, com apoio da Polícia Militar, Guarda Civil e Secretaria de Educação.

Durante todo o mês de maio, as ações de educação no trânsito serão intensificadas nas ruas e em várias palestras nas escolas e instituições. Em Bonito, a meta é reduzir o número de mortes e feridos no trânsito, bem como aumentar a conscientização sobre o assunto.

De acordo com um levantamento nacional, os principais fatores que contribuem para o alto índice de mortes no trânsito são embriaguez, velocidade e desrespeito à sinalização.

O movimento é internacional e procura promover atividades voltadas à conscientização que cada cidadão deve ter diante do trânsito. Maio foi o mês escolhido para mobilizar entidades, governo, sociedade civil, entre outras para que ação seja freqüente e de responsabilidade de todos. O movimento tem como símbolo um laço amarelo que enfatiza a necessidade de tratar os acidentes como uma epidemia, como ocorre em outras ações a exemplo do Outubro Rosa e ’Novembro Azul.

Praça da Liberdade – A escolha do amarelo aconteceu em alusão à sinalização de advertência, simbolizando a atenção. Para destacar ainda mais a campanha, a Praça da Liberdade teve suas “piraputangas” iluminadas de amarelo, bem como seu entorno, dando assim uma maior ênfase no objetivo principal, que é a consciência e a educação para um transito melhor, sem violência e mortes.

Alunos durante a caminhada do

Empresários e Poder Público do Maranhão, Ceará e Piauí participam de missão técnica do Sebrae em Bonito

19/05/2014 13h47 – Atualizado em 19/05/2014 13h47

Sub-Título

Por: Paulo de Lima com Gil Maranhão Fotos: MF Studio

Uma comitiva de 17 pessoas (entre proprietários de pousadas/hotéis, agências de turismo, e representante do Poder Público dos municípios do Maranhão, Piauí e Ceará – que integram a Rota das Emoções – e mais dirigentes do Sebrae dos três estados) estão participando da Missão Técnica promovida pelo Sebrae à cidade de Bonito, no estado de Mato Grosso do Sul.

A comitiva desembarcou em Campo Grande, no domingo (18), e posteriormente deslocou-se para Bonito.

Nesta segunda-feira, a programação envolveu encontro da comitiva com o prefeito de Bonito, Leonel Lemos de Sousa Brito (Leleco), a secretária municipal de Turismo, Juliane Ferreira Salvadori, o presidente do Conselho Municipal de Turismo, Marcos Dias Soares, o diretor de Turismo, Clayton Castilho.

O encontro aconteceu no auditório da Câmara Municipal de Bonito, onde foi exibido o vídeo institucional da Rota das Emoções, e debate sobre as experiências inovadoras e premiadas de Bonito na área do turismo e da preservação ambiental – objetivo maior da missão técnica. A secretária de Turismo, Juliane Salvadori, fez uma explanação sobre o sistema turístico de Bonito, desde a sua implantação até os dias atuais. Já o presidente do Comtur, Marcos Soares, explicou sobre a importância do conselho no planejamento das metas que envolvem todo o trade turístico da cidade.

A tarde terá a visita técnica – ao Balneário Municipal da cidade, que é administrado pela Prefeitura, e recentemente teve adoção do voucher único para visitação dos turistas.

Empresários e Poder Público do Maranhão, Ceará e Piauí participam de missão técnica do Sebrae em Bonito

Distrito recebe novo sistema de gerenciamento energético

Por: Paulo Sergio de Lima

O Distrito Águas do Miranda esta sendo pioneiro em um novo sistema da Enersul, chamado SGPM (Sistema de Gerenciamento de Perda e Medição). O SGPM já é utilizado em países como México, Venezuela, Equador, Jamaica e em algumas comunidades do Rio de Janeiro.

O sistema tem a finalidade de promover um salto tecnológico na infraestrutura de medição, como melhorias na operação, e no combate a perdas comerciais. O SGPM agrega funções como: corte, religação de clientes, alarmes, leituras e comandos remotos, permitindo maior conectividade com o campo, o que trará velocidade na operação e segurança no gerenciamento da distribuição elétrica.

O sistema foi implantado depois de uma intensa solicitação de melhorias conduzidas pela Prefeitura Municipal, através do prefeito Leleco Brito (PT do B), pelo vereador Pedrinho da Ponte (PMDB), pela presidente da Colônia dos Pescadores, Lucimara Henrique, e pela comunidade local, junto a Enersul, já que as quedas e oscilações de energia eram constantes no distrito.

Para adequação do sistema, a concessionária está substituindo postes e cabeamento elétrico, bem como, o financiamento de padrões para os moradores em condições especiais, e também fazendo o parcelamento de dividas dos consumidores junto a Enersul.

O sistema é todo digital, e vai agilizar os serviços fornecidos pela concessionária, como por exemplo, religações automáticas após a quitação da fatura, sem a necessidade de solicitação do religação, tendo assim um melhor atendimento operacional.

Distrito recebe novo sistema de gerenciamento energético

LEI Nº 1.341 DE, 13 DE MAIO DE 2014.

Altera dispositivos da Lei nº 1.288, de 26 de junho de 2013, alterada pela Lei nº 1.308, de 10 de dezembro de 2013, que implementa o Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), estabelecido pela Lei Federal nº 11.977/2009, alterada pela Lei nº 12.424/2011 e dá outras providências.

O Prefeito Municipal de Bonito, Estado de Mato Grosso do Sul, no uso das atribuições que lhe confere o art. 66, III, da Lei Orgânica, faz saber que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona e promulga a seguinte Lei:

Art. 1º. O artigo 5º, da Lei nº 1.288, de 26 de junho de 2013, alterado pela Lei nº 1.308, de 10 de dezembro de 2013, passará a ter a seguinte redação:

“Art. 5º. O Executivo Municipal fica autorizado a doar os lotes de terrenos de propriedade do Mu-nicípio aos beneficiários contemplados pelo Programa Minha Casa Minha Vida, de acordo com os requisitos estabelecidos no programa e pela política municipal de habitação, com observância do disposto no artigo 1º, da Lei nº 1.202, de 14 de junho de 2010, que proíbe a alienação de habitação popular pelos seus beneficiários por um período mínimo de dez anos, exceto a constituição de ga-rantia de alienação fiduciária de bens imóveis, nos termos da Lei Federal nº 9.514/97, tendo como credor o Fundo de Desenvolvimento Social – FDS, representado pela Caixa Econômica Federal – CEF, ou como credora a Caixa Econômica Federal – CEF.”

Art. 2º. Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.

LEONEL LEMOS DE SOUZA BRITO Prefeito Municipal


AVISO DE LICITAÇÃO PREGAO PRESENCIAL Nº. 41/2014

O MUNICIPIO DE BONITO/MS, através da Secretaria Municipal de Administração e Finanças, torna público a abertura da Licitação, na Modalidade PREGAO PRESENCIAL, que será regida pela Lei Federal nº. 10.520, de 17 de julho de 2.002, pelo Decreto Municipal 061/2006 e subsidiariamente pela Lei nº. 8.666 de 21/06/93, e suas alterações e Lei Complementar nº. 123/06, conforme adiante especificada: OBJETO: Aquisição de materiais de laboratório e de procedimentos para atender a demanda do Município. ABERTURA DA SESSÃO: 29/05/2014. HORAS: 08:00 hs. LOCAL: Prefeitura Municipal de Bonito/MS, sito a Rua Cel. Pilad Rebuá, 1.780, Centro. O edital com os dados completos encontra–se disponível aos interessados no endereço acima especificado, gratuitamente. Bonito/MS, 15 de maio de 2014. Assinado na Autorização Hallem Rodrigues Jaser Secretário Municipal de Administração e Finanças.


AVISO DE LICITAÇÃO PREGAO PRESENCIAL Nº. 42/2014

O MUNICIPIO DE BONITO/MS, através da Secretaria Municipal de Administração e Finanças, torna público a abertura da Licitação, na Modalidade PREGAO PRESENCIAL, que será regida pela Lei Federal nº. 10.520, de 17 de julho de 2.002, pelo Decreto Municipal 061/2006 e subsidiariamente pela Lei nº. 8.666 de 21/06/93, e suas alterações e Lei Complementar nº. 123/06, conforme adiante especificada: OBJETO: Contratação de serviços profissionais na área da saúde para atender a demanda do Município. ABERTURA DA SESSÃO: 28/05/2014. HORAS: 08:00 hs. LOCAL: Prefeitura Municipal de Bonito/MS, sito a Rua Cel. Pilad Rebuá, 1.780, Centro. O edital com os dados completos encontra–se disponível aos interessados no endereço acima especificado, gratuitamente. Bonito/MS, 15 de maio de 2014. Assinado na Autorização Hallem Rodrigues Jaser Secretário Municipal de Administração e Finanças.


Prefeito Leleco Brito se reúne com Ministro do Turismo em Brasília

15/05/2014 14h42 – Atualizado em 15/05/2014 14h42

Sub-Título

Por: Paulo de Lima com Sec. de Turismo Bonito/MS

O Prefeito Leleco Brito (PT do B), acompanhado da Secretária de Turismo, Ind. e Comércio Juliane Salvadori, a Presidente da FUNDTUR de MS, Nilde Brun, o Presidente do Convention Bureau de Bonito, Rodrigo Coinete, Presidente da Fundação de Turismo de Corumbá Hélènemarie Dias Fernandes e ainda representantes do Geopark Bodoquena-Pantanal, Marcelo Turine e Afrânio Soares estivam reunidos em Brasília com o Ministro do Turismo Vinícius Lages.

Na reunião o Prefeito Leleco agradeceu a presença do Ministro na abertura da Conferência Internacional de Ecoturismo e Turismo Sustentável –ESTC 2014, no mês passado e ainda ressaltou a importância do apoio que o Ministério tem dado ao Município de Bonito. Por oportuno o Prefeito Leleco apresentou os projetos cadastrados no SICONV para que seja analisado.

O Prefeito Leleco participou ainda da cerimônia de posso do novo Presidente da EMBRATUR, Vicente Neto, no auditório do Ministério do Turismo, no qual o jogador Cafu, tetracampeão mundial, se fazia presente. Na cerimônia o Prefeito entregou material de divulgação de Bonito e convidou o jogador Cafu para conhecer Bonito.

Prefeito Leleco Brito (PT do B), esteve reunido com Ministro do Turismo em Brasília

Portaria nº 531-2014

12/05/2014 14h12 – Atualizado em 15/05/2014 14h22


Prefeitura ajusta repasse ao Instituto dos Servidores e assume auxílios

15/05/2014 14h00 – Atualizado em 15/05/2014 14h00

Sub-Título

Por: Paulo de Lima – AsseCom

A Prefeitura Municipal de Bonito, através da LEI COMPLEMENTAR Nº 105, datada de 22 de abril de 2014, ajustou o percentual de repasso ao Instituto de Previdência Própria dos Servidores Municipais, passando de 11% para 17,5%.

O incremento no valor do repasse foi de mais de R$ 60 Mil. Além deste reajuste, também fica sob a responsabilidade da Administração Municipal o pagamento de auxílios como: doença, salário-família, maternidade, reclusão entre outros.

Sendo assim, os servidores que recebem o auxílio doença, por exemplo, não mais necessitaram ir até o IPSMB para receber, pois o mesmo será veiculado diretamente em seu holerite, e consequentemente na conta salário do servidor pela Prefeitura.

Prefeitura ajusta repasse ao Instituto dos Servidores e assume auxílios

Distrito Águas do Miranda recebe campanha de vacinação

15/05/2014 13h48 – Atualizado em 15/05/2014 13h48

Sub-Título

Por: Paulo de Lima – AsseCom

Na ultima sexta-feira (09), foi realizado no Distrito Águas do Miranda, a vacinação contra a gripe na Unidade de Saúde. Gestantes em qualquer fase da gestação, puérperas (até 45 dias após o parto), idosos acima de 60 anos, trabalhadores da área da saúde, crianças de seis meses e menores de cinco anos, portadores de doenças crônicas – cardíacas, renais e respiratórias , receberam a dose .

No período matutino as pessoas da comunidade foram atendidas e no período vespertino foram atendidas as crianças e idosos de fazendas e proximidades.
A vacina é conjugada, e age contra os vírus H3N2, H1N1 e Influenza B.

Distrito Águas do Miranda recebe campanha de vacinação

ACESSO RÁPIDO