Com o objetivo de equipar o Aeroporto de Bonito, o município recebeu um caminhão contra incêndio (CCI), tipo AP-2, específico para atender acidentes em aeroportos. Com investimento de aproximadamente R$ 1,6 milhão, realizado através da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), o equipamento será utilizado pela guarnição de Bombeiros do Aeródromo Municipal.
De acordo com o prefeito Leleco Brito (PT do B), o caminhão atende a uma grande demanda do município que agora poderá receber voos comerciais de grandes aviões, fazendo com que o turismo seja ainda mais forte. “Este caminhão é fundamental para a operação integral do nosso aeroporto. Com isso, a categoria de segurança do aeródromo será elevada e poderemos receber jatos de passageiros de qualquer tamanho, sendo este um importante passo para o desenvolvimento turístico da região”, destacou.
Por: Paulo de Lima -Assecom Bonito Fotos: Ricardo MF Studio
Em Bonito, novos empreendimentos no setor da construção civil e imobiliário que estão em andamento, ou aqueles que estão em fase de projetos, requerem mão de obra qualificada para atuarem nestes segmentos produtivos da indústria. Para atender a demanda do mercado, a Prefeitura Municipal, através de seu Departamento de Cursos e Qualificações, em parceria com o SEBRAE, e o Instituto Família Legal, e com o apoio do vereador Edvaldo Rebeque (PTC), lançaram a primeira turma do curso de Mestre de Obra, com inicio na noite de ontem.
Segundo a coordenadora de Cursos, Sônia Maria Teixeira, as 40 vagas da primeira turma, foram todas preenchidas. Com um conteúdo programático de 285 horas, ministradas em quatro meses de aulas teóricas e práticas – de segunda à sexta-feira teórica, e aos sábados as aulas práticas.
“Estamos buscando capacitar o trabalhador da construção com a finalidade de prepará-los com sólido conhecimento e consciência da responsabilidade de desenvolver as atividades atribuídas ao mestre de obras, e temos falta deste profissional em Bonito”, explicou Sônia.
Na aula inaugural no Instituto Família Legal, marcaram presença, o Prefeito Leleco Brito (PT do B), o Presidente da Câmara de Vereadores, Pedrinho da Marambaia (PMDB), os vereadores Edvaldo Rebeque (PTC), Nixon Vieira (PPS) e Pedrinho da Ponte (PMDB), além de representantes do SEBRAE e da empresa que irá ministrar o curso.
“Antes de qualquer coisa, parabéns para todos os alunos do curso, porque sei da dificuldade e do cansaço que se tem ao trabalhar o dia todo, e ainda vir para o curso a noite. Essa qualificação vai refletir na vida de vocês, mais principalmente, na vida da sua família. Não desistam, perseverem, a cidade de Bonito está carente de mão-de-obra qualificada nesta área, temos grande empreendimentos que serão construídos em breve, e tenho a absoluta certeza, que muitos sairão do curso diretamente para o mercado de trabalho.”, afirmou o prefeito Leleco Brito (PT do B).
Para o representante do Sebrae em Bonito, senhor Adelino, tem que ser ressaltada a parceria entre a Prefeitura e o Sebrae, que se refletiu na construção do Sebrae Regional na cidade de Bonito. Outra afirmação do representante é quanto à formalização dos alunos, após a formatura, para que tenham as garantias legais como empreendedor individual, principalmente na questão dos benefícios sociais.
O vereador Edvaldo Rebeque, que apoiou a iniciativa da qualificação, destacou a importância do curso para Bonito. “Se passou quase um ano para conseguirmos darmos inicio ao curso de mestre de obras, foi uma luta, que principalmente o Prefeito Leleco Brito, encampou junto conosco. É uma grande oportunidade para quem faz o curso, assim como para quem necessita de mão-de-obra qualificada no mercado. Em breve, teremos a construção de dois resorts na cidade, e os empreendimentos estarão contratando entre 150 a 200 pedreiros para construir mais atrativos para nossa cidade, e tenho certeza que muitos dos contratados sairão desta sala de aula.”, concluiu o vereador Edvaldo.
Pista de Skate – Os alunos ao final do curso, em uma parceria com a Prefeitura Municipal, vão construir na Vila Marambaia, uma pista de skate para toda comunidade. Será a capacitação final dos alunos, que mostrarão na prática, os ensinamentos recebidos em sala de aula. “Vocês deixaram um legado para nossas crianças, através do conhecimento adquirido ao longo destes quatro meses. Uma pista de skate, moderna e com todos os recursos, e ainda melhor, construída por todos vocês. Com certeza será motivo de muito orgulho dizer: Fui eu quem ajudou a construir este espaço de laser para o povo de Bonito.”, enalteceu Leleco no encerramento.
O espetáculo “Sua Incelença, Ricardo III”, do grupo Clowns de Shakespeare, fez uma grandiosa apresentação na noite de ontem na Praça da Liberdade em Bonito. A peça teatral que teve a parceria entre a Prefeitura Municipal de Bonito, através da Secretaria de Cultura, levou adultos e crianças, a uma imersão no tempo da Inglaterra Elisabetana, mesclada com a realidade do Sertão Nordestino. O espetáculo participou dos principais festivais nacionais e internacionais do Brasil, além de apresentações em países como Chile, Uruguai, Espanha e Portugal, e na noite de ontem foi à vez de Bonito.
O espetáculo – A peça é baseada no drama histórico Ricardo III, de William Shakespeare, e ganha à rua através do universo lúdico do picadeiro do circo, dos palhaços mambembes, das carroças ciganas, criando assim um diálogo entre as tramas da Inglaterra Elisabetana e a realidade do Sertão Nordestino. O figurino e as músicas que compõem a peça evidenciam bem essa miscelânea de cultura e época que marcam o espetáculo. Assinado também pelo diretor, o figurino mescla indumentárias nordestinas de couro, cipó e outros materiais típicos da região com sedas e tecidos nobres de diversos países e peças modernas de grifes internacionais.
Musicalmente, o rock inglês permuta com as incelenças fúnebres das carpideiras nordestinas. A peça traz a música de Queen a Luiz Gonzaga, Supertramp ao cancioneiro popular nordestino, numa mistura muito inusitada e harmônica.
Sinopse – Encenada pela primeira vez entre 1592 e 1593, com enorme sucesso, Ricardo III se passa no final da Guerra das Rosas, conflito sucessório pelo trono da Inglaterra ocorrido entre 1455 e 1485. No início do primeiro ato, Eduardo IV, yorkista, é rei; mas seu irmão Ricardo, Duque de Gloucester, planeja usurpar o trono, nem que para isso tenha que provocar intrigas, matar aliados, amigos e parentes e faltar com a própria palavra.
No quesito vilão shakespeariano mais bem acabado e mais fascinante, Ricardo rivaliza com Iago, o vingativo personagem de Otelo. Nesta encenação que marca o encontro do grupo potiguar Clowns de Shakespeare com o encenador mineiro Gabriel Villela, a fábula britânica (e universal) ganha a rua e entra em fricção com o universo picadeiresco da cultura popular nordestina, além de referências do rock inglês contemporâneo, fechando o elo entre Nordeste do Brasil e Inglaterra Elisabetana.
Comemorações do Dia das Mães, no Distrito Águas do Miranda, foi promovido pela Secretaria de Assistência Social, com a presença da nova secretária de Assistência Social, senhora Lourdes de Lima Schwind, e da 1ª Dama – Neia Prado, acompanhadas da equipe da secretaria.
A equipe da secretaria, em parceria com os coordenadores do distrito, realizaram palestras, e atendimentos voltados principalmente para o esclarecimento de dúvidas quanto aos programas sociais desenvolvidos no âmbito da secretaria, bem como resoluções e encaminhamentos para órgãos competentes.
Após as palestras, foi servido um suculento lanche, em um momento de integração entre a equipe da secretaria, da primeira-dama, com as mães que moram no Distrito Águas do Miranda. Além do lanche, as mães foram presenteadas com lembranças alusivas a data, bem como, as professoras que trabalham na escola do distrito, que receberam das mãos da primeira-dama Néia Prado.
“Momentos como este, oportunizam o acesso às informações sobre direitos e participação cidadã, ocorrendo por meio do trabalho em grupos e organizam-se de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolvendo e fortalecendo vínculos familiares e incentivando a socialização e a convivência comunitária”, finalizou a secretária de Assistência Social.
Começa amanhã a “1ª Semana da Enfermagem do Município de Bonito”, com o objetivo de capacitar todos os profissionais para a prática da Humanização e Classificação de Riscos.
Em homenagem ao Dia do Enfermeiro, comemorado dia 12 de maio, a Secretaria de Saúde e o Hospital Darci João Bigaton, promovem este importante evento para categoria, com o tema principal “Humanização e Acolhimento na Classificação de Risco”.
O evento terá como destaque a humanização e o acolhimento na Classificação de Risco buscando agilidade e organização no atendimento a partir da analise sob ótica de protocolos já pré-estabelecidos do grau de necessidade do usuário” diz Enf Ligia, gerente de enfermagem do Hospital.
O evento ocorrerá no Auditório da UFMS, nos dias 14 e 15 de maio, sendo gratuito e aberto aos profissionais da saúde.
Conta com a participação de um renomado profissional da saúde, o Enf. Esp. Leandro Afonso Rabelo Dias e sua equipe, que abordarão assuntos de interesse dos profissionais. As oficinas estão voltadas para a Classificação de Risco.
“Este é um momento não só de homenagear todos os profissionais da área, mas também de aproximar o profissional da realidade da carreira” Enf Ligia.
Começou hoje pela manhã, no auditório da Câmara Municipal, com a presença do Prefeito Leonel Lemos de Souza Brito (Leleco), o Curso de Motofretista, oferecido pelo DEMTRAT de Bonito, em parceria com o DETRAN/MS.
A qualificação terá duração de 30 horas, e será realizada de hoje até sexta-feira, a qualificação teórica, e no próximo sábado, será a vez da aula prática, que será ministrada pelos instrutores do Detran/MS.
Legislação de trânsito, técnicas de pilotagem profissional, condições para o transporte remunerado e de passageiros estão entre os assuntos que serão abordados. Segundo o órgão de trânsito de Bonito, mais de 50 motociclistas estão participando do curso.
O objetivo é aperfeiçoar e capacitar motociclistas que querem entrar no mercado de trabalho de forma legalizada, bem como os que já trabalham como mototaxistas, que recentemente foram capacitados pelo DEMTRAT.
A qualificação profissional para o exercício da função é uma obrigatoriedade do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que regulamenta o exercício da atividade de acordo com as resoluções 350 e 410.
Após ser adiado por causa do mau tempo, no feriado do Dia do Trabalho, foi realizado no sábado o evento ciclístico “Pedala Bonito”, pelas ruas da cidade.
Segundo os organizadores, mais de 250 ciclistas compareceram para prestigiar o “pedalaço”, reunindo crianças e adultos, que pedalaram por mais de 10 km, começando no fórum da cidade, e com término na Praça da Liberdade.
Alguns ciclistas capricharam nos enfeites da bike e penduraram fitinhas nas cores verdes e amarelas, outros investiram em buzinas. Houve também aqueles que aproveitaram o momento de lazer para reunir a família, além de praticar uma importante atividade física.
O evento teve a organização da Secretaria de Esportes, Bicicletaria Ciclomax, Lobo Guará, Rota Aventura, Hotel Cabanas, da Polícia Militar, do Demtrat e da Guarda Civil de Bonito.
Usamos cookies em nosso site para oferecer a você a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies.
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
Cookie
Duração
Descrição
cookielawinfo-checkbox-analytics
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional
11 months
The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy
11 months
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
viewed_cookie_policy
11 months
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.