Vacinação realizada sábado nos ESF atendeu 179 crianças.

20/08/2018 17h06 – Por: Assessoria de Comunicação

Após o Dia D da campanha de vacinação contra o sarampo e poliomielite, realizada no sábado, dia 18, que atendeu 179 crianças -110 no ESF da região Centro e 69 no ESF Rincão Bonito – a Secretaria Municipal de Saúde de Bonito informa que a vacinação vai prosseguir até o dia 31 de agosto.

Devem ser vacinadas as crianças maiores de 1 ano e menores de 5 anos.

Os pais e/ou responsáveis devem procurar a Sala de Vacina do ESF Centro e do ESF Rincão Bonito, com a certidão de nascimento, cartão de vacina e cartão do SUS.

O horário de funcionamento nos ESF é de 07h00 às 11h00 e de 13h00 às 17h00.

Vacina

Contra a poliomielite é utilizada a VOP (vacina oral – gotinha) em crianças que já tenham recebido uma ou mais doses de VIP (vacina inativada poliomielite – injetável) ou VOP, independente do intervalo entre a dose da rotina e a ser administrada na Campanha. A VIP será administrada em crianças que ainda não foram vacinadas.

Poliomielite

É uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. Acomete em geral os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principais características a flacidez muscular, com sensibilidade preservada, e a arreflexia no segmento atingido. A transmissão ocorre por contato direto pessoa a pessoa, pela via fecal-oral (mais frequentemente), por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores, ou pela via oral-oral, através de gotículas de secreções da orofaringe (ao falar, tossir ou espirrar). A falta de saneamento, as más condições habitacionais e a higiene pessoal precária constituem fatores que favorecem a transmissão do poliovírus.

Sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após.

Devem ser vacinadas as crianças maiores de 1 ano e menores de 5 anos. (Foto divulgação)

Após dia D, crianças podem ser vacinadas até 31 de agosto

Após dia D, crianças podem ser vacinadas até 31 de agosto

Após dia D, crianças podem ser vacinadas até 31 de agosto

Após dia D, crianças podem ser vacinadas até 31 de agosto