Com apoio do Ministério do Turismo, evento se firma como o maior encontro cultural e gastronômico do Estado

Por: Naiane Mesquita

O 13º Festival da Guavira começa no dia 4 de dezembro e segue até o dia 7 com uma programação extensa de shows musicais, exposições, oficinas de arte, além de encontros gastronômicos na cidade turística de Bonito, no Estado de Mato Grosso do Sul.

Em 2014, o festival idealizado e promovido pela Prefeitura Municipal de Bonito com o apoio do Ministério do Turismo se firma como o maior encontro exclusivamente sul-mato-grossense e um dos maiores do centro-oeste, ao esperar um público estimado em mais de mil pessoas.

A programação começa na quinta-feira, já homenageando a fruta que concede o nome ao festival: a guavira. Uma oficina promovida pelo Senac ensina “Pratos regionais à base de Guavira” das 8h às 11 horas, no Centro de Convenções de Bonito.

No mesmo local, a secretaria de meio ambiente ministra duas palestras sobre o cultivo da fruta e de outras iguarias típicas do cerrado. Para, em seguida, chefs de várias cidades brasileiras realizarem palestras no local, com destaque para o francês Julien Mercier, que foi durante um ano, o chef responsável pela franquia do bistrô nova-iorquino Le Bilboquet, em São Paulo.

Música sul-mato-grossense é atração do festival

Uma das prioridades do Festival da Guavira é a promoção dos artistas regionais. A programação abre com os sul-mato-grossenses Leo Goiano e Girsel da Viola, além da apresentação de artistas bonitenses. Entre os destaques dos próximos dias de evento estão Dino Rocha e o Grupo Acaba.

Estrutura do evento terá dois palcos e um telão na Praça da Liberdade

As novidades do Festival da Guavira em 2014 não se restringem apenas a programação cultural. Na estrutura do evento, haverá dois palcos, um na Praça da Liberdade e outro na rua Coronel Nelson Felício dos Santos, rua lateral da praça, em frente a igreja.

Outra novidade especial é a instalação de um telão, oportunizado pelo Ministério do Turismo, que irá exibir vídeos culturais e de uma promoção organizada pela Prefeitura Municipal de Bonito, em que fotos de guaviras e de momentos do festival serão exibidas durante todos os dias do evento.

Dino Rocha faz show na sexta-feira (5) em Bonito

13º Festival da Guavira começa na quinta-feira programação extensa e shows na praça central

13º Festival da Guavira começa na quinta-feira programação extensa e shows na praça central

Confira a programação