14/03/2019 16h50 - Por: Boni Miranda/Assessoria de Comunicação

Simpósio na Câmara Municipal avaliará também uma experiência exitosa de Política Pública Animal implementada na cidade de Campinas, no Estado de São Paulo

A cidade de Bonito vai sediar no próximo dia 22 de março de 2019, no plenário da Câmara Municipal, o “Simpósio Itinerante para atualização em bem estar animal e políticas públicas”.

O evento tem como objetivo mobilizar as autoridades, as entidades protetoras dos animais e a sociedade em relação ao grave problema aumento crescente da população de cães e gatos nas ruas de Campo Grande e demais municípios do estado. Abordará também A prevenção em Saúde Única; o enfrentamento dos casos de maus tratos animais que carecem da aplicação de medidas administrativas corretivas/educativas e avaliará uma experiência exitosa de Política Pública Animal implementada na cidade de Campinas, no Estado de São Paulo.

19h00

Silvia Schmidt, presidente da ONG (Associação Mascote Bonito) formará a mesa com as autoridades da área da saúde, educação, meio ambiente, Ministério Público Estadual, etc.

19h45

Professor Paulo Anselmo Nunes Felippe, fará uma Palestra sobre a Política Pública Animal implantada na cidade de Campinas/SP.

20h30

Apresentação de Ângela Caruso – tema: “Assertividade: Solidificando relacionamentos com o Poder Público”

21h00

Apresentação de Lilian Rokenbach – tema: “O importante papel do militante na Proteção e Defesa dos Direitos Animais”

21h30

Coffee Break.

22h00

Plenária para perguntas e dirimir as dúvidas do público presente sobre os Temas apresentados e roda de conversa com Paulo Anselmo Nunes Felippe, Ângela Caruso e Lilian Rokenbach.

PALESTRANTES

• Ângela Caruso, Militante da Causa Animal, desde 1989, diretora presidente da ONG Quintal de São Francisco, assessora parlamentar do Deputado Estadual Roberto Tripoli.

• Professor Paulo Anselmo Nunes Felippe, graduação em medicina veterinária pela Universidade Federal de Uberlândia (1987), mestrado em Genética e Biologia Molecular, com concentração em imunologia, pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e doutorado em Curso de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular, com concentração em virologia, pela Universidade Estadual de Campinas (2011), Atualmente é professor titular da Universidade Paulista, Diretor do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal ligado a Secretaria do Verde do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura Municipal de Campinas e Diretor do Departamento de Epidemiologia da Associação Mata Ciliar. Tem experiência na área de medicina veterinária de animais selvagens, epidemiologia, virologia, aves selvagens, cardiologia de animais selvagens, biossegurança e medicina da conservação.

• Lilian Rokenbach, coordenadora nacional do Movimento Crueldade Nunca Mais, que congrega ONGs para ações pontuais que envolvam mudanças na legislação federal e defensora dos direitos dos animais e ativista da causa animal. Foi por sete anos assessora parlamentar e militante da causa; trabalhou em importantes projetos de lei que foram aprovados, como a Lei que proíbe a criação de animais para extração de peles, a lei dos fins dos testes em animais para cosméticos e a lei da nota animal fiscal animal. Ajudou a realizar importantes eventos que abordaram os assuntos relacionados à causa animal e que possibilitara, o debate claro e objetivo sobre temas problemáticos inerentes. Membro eleita, em Assembleia de Protetores (2009), da Comissão de Protetores da Cidade de São Paulo, formada para tratar com representantes da prefeitura as mudanças necessárias a serem implementadas nos órgãos que cuidam de animais. Coordenadora do Movimento Nacional que congrega ONGs para ações pontuais que envolvam mudanças na legislação federal.

O simpósio vai debater também casos de maus tratos e medidas protetivas. Foto ilustrativa