As aulas presenciais permanecem suspensas, porém os alunos devem retomar rotina de estudos

21/05/2020 10h44 – Por: Assessoria de Comunicação

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura informa aos pais ou responsáveis pelos alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino, que no dia 19 de maio, ultima terça-feira, iniciou-se o 2º bimestre do ano letivo de 2020.

As aulas presenciais permanecem suspensas, conforme decreto nº 177/2020, porém os alunos poderão ter acessos aos conteúdos por meio dos canais já utilizados pelas escolas, como grupos de WhatsApp e materiais impressos e também por intermédio do Gênesis Tecnologia, uma plataforma onde serão postadas as atividades pedagógicas complementares disponíveis aos alunos e familiares.

“Essa plataforma ainda está em construção e irá abrangir, do Berçário ao 9° ano do Ensino Fundamental”, detalha a titular da Pasta, Roseli Gambim.

As atividades serão disponibilizadas conforme o horário de aula dos professores e os alunos receberão o retorno dos trabalhos desenvolvidos, garantindo um processo avaliativo contínuo.

Os professores também vão receber todo o suporte necessário, com vários recursos digitais que lhes proporcionarão facilidades ao desenvolverem suas aulas online, visando um melhor aproveitamento no aprendizado do aluno.

As orientações quanto ao acesso ao Portal e o desenvolvimento das atividades postadas diariamente serão feitas através dos grupos de WhatsApp onde os professores estarão disponíveis para explicações do conteúdo, esclarecimentos, dúvidas e informações.

As Escolas Municipais continuam suas atividades em regime de escala, ou seja, os diretores e coordenadores estão realizando seus trabalhos internamente, alguns em home office, e outros divididos por período, mantendo assim as escolas abertas para distribuição de material de estudo aos alunos

As atividades desenvolvidas deverão ser avaliadas conforme previsto no Plano Educacional Individualizado e arquivadas no portfólio do estudante. Ao retorno das atividades presenciais o professor deverá elaborar um relatório descrevendo o desenvolvimento das atividades.

Durante todo o processo será desenvolvida uma pesquisa junto às famílias, com a finalidade de analisar o grau de satisfação, com espaço aberto a sugestões.

As Atividades Pedagógicas Complementares (APC’s) foram elaboradas de acordo com o planejamento do professor apoiando-se nos documentos curriculares (BNCC, Currículo MS e PPP) considerando também as RESOLUÇÕES: 318/2020 de 08/04/2020 (SEMEC) e 3.745 de 19/03/2020 (SED), a INSTRUÇÃO NORMATIVA SED/MS nº05/2020 de 19 de março de 2020 e os DECRETOS: 15.391 de 16/03/2020 (Estadual) e 117/2020 de 19/05

Resultados Primeiro Bimestre

No início do período (19/03 a 30/04), foram disponibilizadas as atividades para aulas programadas (atividades impressas), exercícios referentes às áreas de conhecimentos com utilização do livro didático, leituras. Os professores formaram grupos de WhatsApp com pais de alunos de suas turmas através dos quais disponibilizaram Vídeo aulas, bem como, sugestões de dinâmicas para serem desenvolvidas em família, e também atividades de entretenimento, aprendizagem em família, dicas de perfis de redes sociais com viés educativo, jogos, filmes e séries Infantis. Encerrou-se no dia 30 de abril o 1º bimestre do ano letivo e a partir de 04 de maio a Rede Municipal antecipou o recesso escolar.

No encerramento do primeiro bimestre foi elaborado um relatório pelos coordenadores juntamente com os professores para avaliar o quantitativo de alunos atendidos através das aulas remotas.

O resultado aferido através da ferramenta do Google Forms, nos indica que no Ensino Fundamental foram atendidos:

(1º ao 5º ano) – alunos atendidos entre 60 a 100%; (6º ao 9º ano) – alunos atendidos entre 66 a 85%. Na Educação Infantil – foram atendidos 90% dos alunos. Nesse período, foram entregues pela SEMEC 780 kits Merenda Escolar às famílias beneficiárias do Bolsa Família e outras famílias que se apresentaram em situação de vulnerabilidade, como também, às famílias de alunos especiais atendidos pela Escola Caminho da Esperança (Pestallozzi).

Semec divulga orientação aos pais sobre retorno escolar e nova plataforma