Hospital Darci João Bigaton implanta Árvore da Vida, projeto a partir da reprodução da placenta

O nascimento é um momento de transformação. O bebê passa a respirar o ar e se separa da mãe, pronto para explorar um novo mundo. A mãe passa pela preparação do parto e a sensação única de dar vida a uma outra vida. Nessa hora, é necessário ter confiança em um bom profissional, que priorize e respeite a saúde da criança e da mulher.

Pensando nisso, o Projeto Árvore da Vida, implantado no Hospital Darci João Bigaton, tem por objetivo eternizar o momento do nascimento das crianças, a partir da reprodução da placenta, que, na medicina, é considerada um símbolo de vida, das raízes da criança no terreno da mãe, com a intenção de humanizar o parto e fortalecer o elo entre mãe e filho.

O Projeto tem como nome “Árvore da Vida”, por fazer alusão ao formato de um vegetal com ramificações. O caule é alusivo ao cordão umbilical, e os galhos são as extensões dos vasos sanguíneos, seguido pelo tecido placentário, o qual faz referência às folhas.

“Queremos marcar esse momento tão especial, garantindo um tratamento humanizado e mais próximo dos pacientes. As artes são feitas pelos próprios colaboradores da unidade, que se engajam nas causas, para proporcionar uma experiência diferenciada para os nossos pacientes. Esse projeto só é possível com o envolvimento de toda a equipe”, destacou Wilson Braga, Diretor-presidente Hospital Darci João Bigaton. 

CONFECÇÃO

A placenta passa por um processo de higienização pela equipe de enfermagem, para que possa receber o trabalho artístico, é carimbado em uma folha de papel cartão, para ser entregue à família, antes da alta hospitalar.

Por: Filipi Brites – Assessoria de Comunicação – (Ascom)