O número de atendimentos diários no Hospital Darci João Bigaton e na Farmácia Municipal de Bonito voltaram a normalizar na última semana de janeiro e início de fevereiro. No começo do ano, um aumento no número de casos de Covid-19 no município duplicou a média diária de atendimentos nas unidades.

Dados da Secretaria Municipal de Saúde mostram que no dia 5 de janeiro de 2022 a Farmácia Municipal atendeu 336 pessoas, enquanto o Hospital registrou o pico no dia 06/01, com 346 atendimentos. “Os números representam mais do que o dobro da demanda normal nas unidades, que varia de 150 a 170 pessoas/dia. A notícia boa é que as ações da Secretaria, principalmente incentivando a vacinação, trouxeram resultados rápidos e com menos de mês, não apenas voltamos a demanda normal, como diminuímos o número de atendimentos por dia”, explica o titular da Pasta, Nivaldo Inácio.

Atendimentos no Hospital e Farmácia Municipal voltam a normalizar após pico de Covid
Gráfico de Atendimentos do Hospital Darci João Bigaton
Gráfico de atendimentos da Farmácia Municipal

Conforme o gráfico, nos últimos sete dias, a maior procura por atendimento no Hospital foi na segunda-feira (31), com 176 pessoas. Na terça-feira (1) o número caiu para 117 e na quarta (2), 121 pessoas passaram pela unidade.

“Isso é resultado da vacinação, dos cuidados da nossa população, que vem respeitando o distanciamento, as medidas de segurança e reforça que cada um tem feito a sua parte. Claro que ainda temos casos ativos, assim como novas pessoas contaminadas diariamente, mas graças a Deus, até os sintomas tem sido mais leves, na maioria das vezes, não sendo necessário nem o uso de medicamentos”, disse Nivaldo.

Ainda segundo o secretário, apenas uma pessoa está internada em decorrência do Covid-19 em Bonito e os dois últimos óbitos registrados são de pacientes idosos, um não vacinado e outro com comorbidades severas.

Mesmo com a situação mais tranqüila, a Prefeitura de Bonito reforça o pedido a comunidade para que continuem respeitando as medidas de segurança – uso e álcool e máscaras – bem como o distanciamento e mantenham a vacinação em dia.