O município de Bonito vai seguir a orientação estadual e tirar a obrigatoriedade do uso de máscaras no município. Decreto nº53, que será publicado ainda nesta segunda-feira (14), torna o uso facultativo, porém ainda recomendando em casos específicos, como para pessoas com comorbidades de alto risco, idosos, não vacinados ou com o ciclo incompleto e em ambientes como transporte coletivo, salas de aula, unidades de saúde e demais ambientes fechados onde haja grande concentração de pessoas.

“É importante ressaltar que são recomendações, ou seja, cada indivíduo vai decidir se quer ou não manter o uso da máscara. O município está tirando a obrigatoriedade, porém a decisão final é de cada cidadão”, explica o prefeito Josmail Rodrigues.

O decreto também revoga o anterior no sentido da proibição de festas e eventos, ficando autorizado as atividades, desde que, seguindo as recomendações de biossegurança como distanciamento, limpeza e desinfecção das superfícies, cartazes com orientações sobras as práticas de higiene, disposição de álcool 70% e locais para higiene das mãos.

Cada setor comercial deverá seguir as medidas de segurança contidas nos protocolos elaborados pelas entidades representativas, como exemplo, ABRASEL, ABETTUL, ATRATUR, ACEB, ABH, ABAETUR, e CREF.

O decreto entra em vigor a partir da data de sua publicação em diário oficial. Confira o documento na íntegra: