O prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues participou, nesta quarta-feira (9) da 2ª Reunião Ordinária de 2022, do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA), realizada na sala de reuniões da Sectur. A pauta tratou sobre os investimentos públicos em infraestrutura de drenagem, saneamento e asfaltamento, que estão programados para área urbana no ano de 2022, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos moradores bem como a conservação dos córregos urbanos.
Na oportunidade o Prefeito também informou sobre as obras de conservação de estradas e instalação de pontes de concreto que, além de melhorar a vida dos usuários destas vias, deve também diminuir o impacto ambiental das águas pluviais nas micro bacias dos Rios Formoso e Anhumas.
O Prefeito destacou a importância da obra de ampliação da capacidade de atendimento da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) que deve ser licitada nos próximos meses e é fundamental para a proteção dos córregos urbanos e do próprio Rio Formoso.
“Uma das grandes preocupações do COMDEMA é sobre a necessidade urgente da melhora e ampliação dos serviços de coleta e tratamento de esgoto na nossa cidade, por isso ficamos contentes com o andamento dos projetos” afirmou a Presidente, Marla Diniz Brandão Dias, que também solicitou em nome do Conselho, que seja realizado um trabalho de identificação de ligações clandestinas de esgoto na rede de drenagem.
A reunião teve ainda a participação do Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (IASB) que apresentou o momento atual do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) em parceria com a SEMAGRO. E também a participação do empresário Tiago Perez que veio manifestar sua preocupação com a proteção dos córregos urbanos e se colocar a disposição para apoiar ações de educação ambiental junto a comunidade e as escolas locais. O que foi muito bem recebido e deverá se concretizar em mutirões de limpeza, dentro do Projeto Guardiões.
O Conselho terminou a reunião com deliberações importantes para ampliar as ações da Prefeitura, através da SEMA, sobre questões de melhora no sistema de saneamento e educação ambiental.











