Bonito recebeu nesta sexta-feira (8) o coordenador estadual da Defesa Civil, tenente coronel Catarinelli e o sargento Osnei, para debater a estruturação do sistema em Bonito. A reunião foi organizada pela coordenadora de Proteção e Defesa Civil do município e secretária de Meio Ambiente, Ana Trevelin e contou com a participação de representantes da Educação, Saúde, Assistência Social, Turismo, Guarda Municipal e Polícia Militar.

“Foi uma reunião muito importante porque nos ajudou a entender a importância da Defesa Civil como um sistema de articulação e integração de apoio a comunidade, para se antecipar e enfrentar problemas classificados como desastres, como  alagamentos, desabamentos incêndios florestais ou até mesmo frios extremos”, explica Ana Trevelin.

“O trabalho da Defesa Civil se baseia em cinco frentes: prevenção, mitigação,  preparação, respostas e reparação, ou seja, nós atuamos desde a identificação de locais ou situações que possam vir a ser problemáticos, bem como em ações para prevenir que isso ocorra ou já na resposta ao desastre, atendendo a comunidade no que for necessário e ajudando as autoridades nas ações de reparação do dano”, detalha Catarinelli.

Ainda segundo o tenente coronel,  todas as secretarias fazem parte do sistema da Defesa Civil, mesmo que sem consciência disso. “Os desastres podem ocorrer em todas as áreas, como foi com a pandemia do Coronavírus agora, onde a saúde foi a primeira a colapsar, afetando todas as outras áreas, inclusive agora, a Educação precisa enfrentar uma série de desafios para retomar as aulas, adotando medidas de segurança, por exemplo, por isso é extremamente importante a presença de todos aqui”.

Ana, por sua vez, explicou que o próximo passo para o município será a formação do grupo de trabalho para identificar os principais riscos que o município pode enfrentar, e consequentemente criar planos de contingência para cada diferente tipo de risco.

“Será uma longa caminhada, mas será feita em parceria com todas as secretarias municipais, aliando diferentes profissionais e responsabilidades”, finalizou.